Extrato bancário: o que é e como usá-lo para organizar contas

Entender o que é e o que consta no extrato bancário é fundamental para conseguir manter sua organização financeira pessoal em dia. Saiba mais.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura

Atualizado em 19 de agosto de 2021

O extrato bancário é uma ferramenta valiosa para manter sua organização financeira pessoal em dia, ter mais clareza sobre quais são os seus hábitos de consumo e entender se suas despesas são compatíveis com sua renda.

Além disso, o acompanhamento frequente do extrato também é importante para se precaver de algum golpe. Isso porque, se você identificar alguma movimentação que não foi feita por você, é preciso acionar imediatamente o banco com o extrato em mãos.

Continue lendo e veja como aprender sobre educação financeira por meio do seu extrato bancário!

O que é extrato bancário

Extrato bancário é o documento em que constam todas as movimentações ocorridas na sua conta corrente em um determinado período (dias, meses e até anos).

Nele, você pode observar a data inicial e final de tal período e todas as informações referentes aos depósitos e retiradas elencados em ordem cronológica.

Dependendo do banco, é possível obter seu extrato no caixa eletrônico, no internet banking, por telefone e até por correspondência.

Na Neon, basta entrar no app e solicitar o seu extrato por lá; enviaremos um PDF para o seu e-mail em instantes.

A seguir mostraremos todos os detalhes sobre o que aparece no extrato.

O que consta no extrato bancário

Para começar, além das datas do período analisado, no extrato bancário você também confere o saldo inicial e final desse mesmo intervalo.

O extrato bancário tem como finalidade facilitar o seu controle financeiro, mas, algumas vezes, as siglas podem gerar algumas dúvidas, por isso aqui explicaremos algumas das principais que costumam aparecer.

  • C: crédito, são todos os depósitos feitos na conta ao longo do período;
  • C/C: significa conta corrente;
  • D: débito, são todas as movimentações em que o dinheiro saiu da sua conta, como saques, compras no cartão e pagamento de boletos. Os valores podem vir com um sinal negativo (-) na frente;
  • DA: débito automático;
  • ENC: tarifas lançadas como encargos;
  • IOF: sigla para Imposto sobre Operações Financeiras;
  • PGTO: pagamentos de boletos bancários;
  • TB: é a sigla para transferências bancárias;
  • TBI: usado para transferências bancárias feitas pela internet;
  • TED e DOC: transferências eletrônicas que são feitas para outros bancos. Veja aqui as diferenças entre Pix, TED e DOC;
  • TRF/TAR: tarifa mensal de serviços.

Essas são as siglas mais frequentes que aparecem no extrato bancário, por isso é importante conhecê-las bem para saber exatamente do que se trata cada uma.

Por que é importante acompanhar o extrato bancário

O extrato bancário oferece lições valiosas sobre o seu comportamento financeiro e é um grande aliado para você ter mais controle sobre seus gastos.

Quer saber mais? Fizemos um vídeo para você aprender a organizar sua vida financeira do zero de uma vez por todas. Confira!

Além disso, acompanhar o extrato da sua conta é fundamental para você se prevenir de golpes.

Você pode acompanhar diariamente todas as movimentações para checar se todas elas foram realmente feitas por você ou se há algum problema.

Neste caso, a instituição financeira deve ser acionada imediatamente e você poderá contestar a transação para que a situação seja resolvida.

E mais: é o extrato bancário que te fornecerá as informações necessárias para você conseguir montar o seu planejamento financeiro e organizar suas contas. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Como planejar sua organização financeira pessoal usando o extrato bancário

Você já se deparou com uma pessoa que diz que não acompanha o extrato bancário para não “tomar um susto”?

Essa situação, além de absurda, é muito perigosa para as finanças. Afinal, o primeiro passo para organizar as contas é faz uma análise minuciosa do seu extrato bancário.

Então, se você está buscando alternativas sobre como se organizar financeiramente, é preciso dedicar um tempo para entender o extrato bancário, identificar padrões de consumo e buscar alternativas para reduzir suas despesas, principalmente os gastos supérfluos.

Quando essa análise é evitada, as chances de você acabar caindo em um cheque especial, por exemplo, e perder o controle sobre sua situação financeira são muito altas.

Por isso, faça da organização financeira pessoal um hábito e, com o tempo, você verá como é importante se planejar para que suas despesas sejam coerentes e compatíveis com sua renda.

Após usar o extrato bancário para fazer uma análise criteriosa de todas as movimentações da sua conta, use uma planilha de planejamento financeiro pessoal para anotar cada uma delas e ter mais controle sobre o fluxo das suas finanças.

Para facilitar esse processo, você pode usar a planilha de gastos mensais gratuita da Neon. E mais: você não precisa se preocupar com contas, pois todos os cálculos são feitos automaticamente.

Além disso, na planilha você pode ir ainda mais fundo na sua organização financeira pessoal. Vale anotar tanto as movimentações mostradas no extrato bancário quanto seus investimentos, por exemplo.

E mais: com a planilha você pode até mesmo fazer projeções de gastos e dinheiro a ser guardado ao longo dos meses seguintes.

Lembre-se de que, quanto mais suas finanças forem devidamente organizadas e planejadas, mais rápido você conseguirá alcançar seus objetivos financeiros.

Se você não se preocupar agora em olhar com atenção o seu extrato bancário e suas finanças, suas metas ficarão cada vez mais distantes e você ainda correrá o risco de se endividar por falta de clareza sobre seus lucros e dividendos.

Então, não subestime as informações valiosas que o extrato bancário pode apresentar para você.

Ele é um reflexo dos seus padrões de consumo e será a partir dele que você conseguirá identificar oportunidades para melhorar seus hábitos financeiros.

Como acessar o extrato bancário na conta Neon

A qualquer momento que você precisar, você pode emitir um extrato da sua conta Neon para ver um compilado de todas as suas transações em um determinado período: últimos 30 dias, últimos três, seis e nove meses e também anos anteriores.

Para solicitar, basta clicar em “Meu Neon”, depois “Solicitar documentos” e então “Extrato do período”. É só aguardar alguns instantes e enviaremos o extrato bancário no formato PDF para o seu e-mail cadastrado na conta!

Viu como é simples ter acesso a esse documento tão importante para sua organização financeira? Basta pedir o seu e começar a acompanhar de perto todas as movimentações da sua conta!

Agora que você sabe o que é e o que consta no extrato bancário, conta para a gente nos comentários se você já tem o hábito de acompanhar suas finanças analisando o extrato da sua conta. 

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Ana Gabriela Graças
Ana Gabriela Graças
Formada em Jornalismo, acredita no potencial de conteúdos para transformar a relação do brasileiro trabalhador com suas finanças.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos