Como cobrar um amigo? 4 dicas para não perder a amizade

Não sabe como cobrar um amigo e tem medo de perder a amizade? Veja dicas para fazer a cobrança e use uma das frases sugeridas.
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
Mulher sorrindo fazendo símbolo de dinheiro com as mãos

Quer saber como cobrar um amigo e superar uma situação constrangedora? Afinal, sempre pode ficar complicado o cenário em que as relações pessoais e financeiras se misturam.

No entanto, saiba que é possível realizar a cobrança gentilmente! Com educação e empatia, você pode lembrar seu amigo da dívida e manter a amizade intacta.

Siga as nossas dicas abaixo de como realizar a cobrança e o que não fazer, e saiba também como proceder se as implicações tomarem proporções jurídicas.

Leia até o final e garanta a comunicação adequada para esta situação embaraçosa!

4 dicas sobre como cobrar um amigo educadamente

O grande segredo para resolver conflitos interpessoais é utilizar a comunicação adequada para o contexto.

Saber expressar-se de forma clara e educada é um grande desafio para a maioria das pessoas, principalmente em situações constrangedoras.

No entanto, por mais complexo e difícil que possa parecer, é possível desenvolver uma comunicação empática e educada que irá facilitar muito o nosso convívio com outras pessoas.

Saiba que cobrar um amigo nunca deixará de ser chato — porém há formas de abordar o assunto com leveza.

Siga nossas dicas para saber como cobrar seu amigo de forma educada!

1. Pense na mensagem com cautela

Para fazer uma mensagem de cobrança educada, você deve pensar nas palavras com cuidado e encontrar o melhor caminho para não causar nenhuma mágoa.

Afinal, mensagens de texto podem transmitir à pessoa que está lendo um sentimento que não necessariamente é o mesmo que você tinha ao escrever.

Se for uma dívida pequena, uma ideia é abordar a pessoa com uma piada, sem humilhá-la e sempre com muito respeito. Porém, se o montante for mais expressivo, então é necessário tratar do assunto com a devida seriedade.

Chame seu amigo para tomar um suco na praça, façam uma caminhada e toque no assunto, mas de forma leve e descontraída.

Tente manter a conversa não tão séria, sem levar para o lado da grosseria ou da cobrança forçada. O essencial é dizer que você precisa deste valor em breve, sem dar voltas no assunto.

2. Estabeleça um prazo antes de cobrar o seu amigo

Tenha em mente que bons acertos prévios evitam dores de cabeça, ou, como dizem, “o combinado não sai caro”.

Seja para cobrar um amigo ou um parente, estabeleça um prazo para receber o dinheiro de volta e deixe essa informação clara.

Caso você já tenha feito isso, então será mais fácil realizar a cobrança. Agora, se você não combinou o prazo de pagamento, então terá que entrar em contato e tentar negociar uma data para seu amigo ou parente se organizar e devolver o dinheiro.

Se ele estiver apertado, ofereça a opção de pagamento em parcelas. Melhor receber em várias vezes do que não receber nada, não é mesmo?

O fato é: mesmo que você tenha combinado um prazo com antecedência, não se esqueça de que o devedor é seu amigo ou familiar, então determine uma data de forma amigável, seja para o pagamento em parcelas ou de qualquer outra forma.

Veja 5 tipos de amigos e como eles influenciam nossa vida financeira.

3. Como cobrar um amigo pelo WhatsApp?

Cobrar pelo WhatsApp depende de quem é a pessoa que você está cobrando. Por exemplo, se for seu amigo, mande um áudio questionando algo e toque no assunto.

Contudo, se a pessoa que você precisa cobrar não for alguém tão próximo, o ideal é que as mensagens sejam em texto e mais diretas, já que os áudios podem trazer problemas dependendo do tom utilizado nas gravações.

Caso a pessoa comece a não te responder e passe a te ignorar, tente ligar para ela.

Essa pode ser a forma mais fácil de encontrá-la, e então você poderá conversar, marcar um bate-papo e explicar que está precisando do dinheiro emprestado.

É claro que a história pode piorar, quando a pessoa te bloqueia e você não consegue entrar em contato com ela. Nesse caso, você deverá acionar um contato em comum e pedir para a pessoa te procurar.

Não é necessário explicar o motivo da conversa, apenas peça essa ajuda. De qualquer forma, lembre-se de que é possível utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp para cobrar os devedores de plantão.

Dá para receber o dinheiro na sua conta Neon. O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário configurar um cartão de débito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.

Veja aqui o passo a passo para usar os pagamentos no WhatsApp.

4. Tente entender o lado do devedor

Não se esqueça de que vocês são amigos (talvez até parentes), então seja paciente com o devedor e entenda a situação que ele pode estar passando.

Comece a conversa com clareza e leveza, trate a pessoa com respeito e mostre que é possível debater o assunto sem medo.

É claro que você precisa do dinheiro devido, mas faça o possível para compreender o motivo da demora do pagamento dos valores. Assim, vocês poderão entrar em um consenso e encontrar uma solução benéfica para as duas partes.

Cobrar um amigo ou amiga é uma tarefa que ninguém gosta de fazer, mas não dá para simplesmente arcar com o prejuízo, né?

Para facilitar a conversa e evitar qualquer atrito, reflita com calma sobre como você abordará a pessoa e tenha empatia, por mais difícil que possa parecer.

Quais frases usar para cobrar um amigo?

Cobrar um amigo é uma saia justa, mas temos algumas frases que podem te ajudar nessa missão. Pode ser que a pessoa tenha esquecido do dinheiro ou realmente não possa pagar agora, mas é preciso abordá-la corretamente para não deixar o assunto ficar para trás.

Se o seu amigo não for muito desatento, possivelmente essas frases o farão perceber o que está acontecendo.

E, se possível, mantenha a conversa em um tom amigável, quase na brincadeira, para não perder a amizade.

Veja alguns exemplos:

  • “Nossa, gastei muito nesse final de semana, não sei como vou pagar a minha fatura”;
  • “Fulano, você conseguiu resolver o seu problema? Deu certo o pagamento daquela conta?”;
  • “Consegue pagar meu almoço hoje? Esqueci a carteira em casa, mas podemos aproveitar para abater daquele valor que te emprestei”;
  • “Uma vez te emprestei dinheiro, lembra? Só empresto dinheiro para quem eu confio”;
  • “Fulano, preciso de um dinheiro emprestado, consegue me ajudar?”;
  • “Fulano, eu estou te devendo algo? Estamos com as contas em dia? Estou sentindo que estou devendo para alguém”;
  • “Nossa, estou passando por um momento difícil. Será que você consegue me ajudar pagando aquele valor que te emprestei?”.

Leia também: Falar de dinheiro é um tabu para você? Está na hora de rever isso

Como cobrar um cliente amigo?

Nossas dicas também se aplicam caso o seu amigo não tenha pagado por algum serviço ou produto.

Explique de forma descontraída como a falta de pagamento impactará financeiramente o seu empreendimento. 

Traga exemplos e mostre educadamente o nível de prejuízo que você levaria, já que é muito comum que as pessoas não tenham a exata dimensão do que podem causar ao não pagar pelo produto/serviço.

Leve a conversa de forma gentil e siga nossas dicas de frases a evitar, que veremos mais adiante.

Se eu emprestei dinheiro a um amigo, posso cobrar na Justiça?

Até aqui mostramos caminhos possíveis para cobrar um amigo ou parente de forma amigável, mas é claro que, caso as conversas não tenham tido sucesso, você ainda pode fazer uma cobrança judicial.

Caso a pessoa esteja te ignorando e você não consiga abordá-la de nenhuma forma para reaver o dinheiro, então esta realmente é uma opção.

Para entrar com a ação judicial, você terá que juntar todos os documentos, mensagens e e-mails que comprovem o empréstimo

No caso de cobrança de dívida de até 40 salários mínimos, você deve então dar entrada na ação em um dos Juizados Especiais Cíveis da sua cidade.

Para valores maiores, a ação será via Justiça Estadual.

Atenção: a partir de 20 salários mínimos, será obrigatória a contratação de um advogado para o caso.

O que não pode ser feito na hora de cobrar um amigo?

Existem alguns comportamentos que podem colocar em risco a amizade ou criar um problema familiar realmente grave. 

Por isso, tome cuidado para não cometer alguns erros no processo.

Veja o que você não deve fazer:

  • Fazer ameaças ou ofender a pessoa;
  • Falar mal do amigo em questão para os demais;
  • Usar as redes sociais para sujar a imagem da pessoa;
  • Colocar outras pessoas contra este amigo, expondo que ele te deve.

Resumindo, agir com agressividade será péssimo para todos os envolvidos na situação.

Alimentar a raiva irá somente prejudicar a sua qualidade de vida.

Como dizer não ao amigo que pede dinheiro emprestado?

Por fim, mas não menos importante: é necessário aprender a dizer não a situações que não nos deixam confortáveis. Não se sinta mal em declinar o pedido de empréstimo!

Por mais próximo que seja o seu amigo, respeite o seu sentimento em relação ao assunto. Expresse que você compreende a situação e valide o momento difícil que seu amigo está passando.

Não há necessidade de rebuscar muito o discurso: seja objetivo, de forma educada. Acima de tudo, tenha em mente que o seu amigo pode estar passando por dificuldades.

Quem tem um amigo tem tudo, então entenda o motivo pelo qual ele ainda não te pagou e encontre a melhor alternativa para todos.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos