Como ganhar dinheiro com lives e aproveitar seu tempo online?

Quer saber como ganhar dinheiro com lives e aproveitar melhor seu tempo online? Confira 8 dicas para lucrar enquanto se diverte.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
pessoa dentro de celular e moeda ao fundo

Saber como ganhar dinheiro com lives é a nova aposta para fazer uma renda extra na internet. Desde que a pandemia impôs o distanciamento social, as transmissões ao vivo se multiplicaram pela web como forma segura de entretenimento à distância.

Junto com essa tendência, surgiram as oportunidades para monetizar o conteúdo dos vídeos e tornar o live streaming lucrativo.

Ficou interessado em saber como ganhar dinheiro com lives? Leia até o fim e descubra como aproveitar melhor seu tempo online.

Dá para ganhar dinheiro com lives?

Ganhar dinheiro com lives é uma ótima ideia para quem busca renda extra. Afinal, desde o início da quarentena, as live streamings, ou transmissões ao vivo, explodiram na internet e se tornaram a melhor solução para se divertir sem sair de casa — permanecendo até hoje como alternativa de entretenimento.

Para você ter uma ideia, só no Instagram as lives aumentaram 70% em março de 2020 e sua audiência cresceu 50%, segundo dados da própria rede social.

Outro levantamento do Google revela que 85 milhões de brasileiros assistiram a lives musicais no YouTube em junho de 2020 — o recorde de audiência pertence à cantora Marília Mendonça, que reuniu 3,3 milhões de pessoas em uma única transmissão ao vivo.

Com tanta popularidade, é claro que as lives também se mostraram uma ótima oportunidade para monetizar conteúdo online.

Para viabilizar os ganhos com lives, surgiram aplicativos e plataformas de streaming com diferentes mecanismos de monetização, além dos sites e redes sociais que já ofereciam o serviço pago de transmissão ao vivo.

Assim, transmitir vídeos em tempo real está se tornando uma atividade lucrativa e cada vez mais profissional.

Motivos para fazer uma live

Como ganhar dinheiro com lives?

Não é difícil entender como ganhar dinheiro com lives se tornou uma tendência. Afinal, se as pessoas estão acompanhando, interagindo e aguardando ansiosamente pela próxima live, por que não monetizar essa transmissão?

Hoje, os produtores de conteúdo têm três opções para lucrar com as transmissões ao vivo:

  1. Veicular anúncios durante a live e ganhar por cliques e visualizações;
  2. Vender ingressos e acesso exclusivo às lives;
  3. Incentivar os usuários a fazer doações e comprar itens virtuais como forma de apoio.

Outro fator importante é que as lives têm o poder de engajar mais o público do que os vídeos gravados, pois geram um senso de urgência e convidam à interação imediata.

Quem pode ganhar dinheiro com lives?

Pessoas dos mais variados perfis têm buscado como ganhar dinheiro com lives e não só aquelas que já trabalhavam com produção de conteúdo e marketing digital.

É claro que uma experiência prévia com redes sociais e um bom número de seguidores ajuda a aumentar os lucros, mas qualquer pessoa pode criar transmissões ao vivo e monetizar seus vídeos.

Basta ter uma boa ideia, mirar no público certo e garantir o mínimo necessário para oferecer uma boa qualidade de transmissão — e as plataformas disponíveis ajudam bastante nessa parte. Com um pouco de dedicação e o apelo certo ao público, é possível transformar um hobby em fonte de renda ou aproveitar seus talentos para ganhar dinheiro online.

E a grande vantagem é que você pode começar a faturar sem gastar nada: em algumas plataformas, você consegue fazer uma live utilizando apenas um smartphone ou tablet.

Para uma live mais profissional, é indicado ter um computador com os requisitos mínimos, uma webcam com alta definição, um bom microfone e uma internet com velocidade adequada — e, ainda assim, você pode recuperar o investimento rapidamente.

8 formas de ganhar dinheiro com lives

Chegou a hora de saber como ganhar dinheiro com lives e usar seu tempo online para aumentar sua renda.

Confira algumas dicas para começar.

Infográfico mostrando quais tipos de live para ganhar dinheiro

Mostraremos os detalhes de cada uma delas a seguir.

1. Faça lives pagas

O jeito mais prático de ganhar dinheiro com lives é cobrando um valor pelo acesso, mas claro que essa estratégia não é para todo mundo.

As lives pagas são mais utilizadas por bandas, músicos, artistas, influenciadores e celebridades que já possuem um público amplo e vendem ingressos para suas transmissões ao vivo.

Há também os eventos online como webinars, eventos esportivos e conferências, que têm o acesso comercializado no modelo “pay-per-view”. Nesse caso, as transmissões precisam ser feitas em alta qualidade para justificar o valor cobrado pelo acesso.

Algumas plataformas utilizadas para as lives pagas são a Nugs.net, Sempre ao Vivo e Netshow.me.

2. Entre no LiveMe

O aplicativo LiveMe é outra opção interessante para ganhar dinheiro com lives, pois permite que qualquer pessoa faça transmissões ao vivo e conquiste sua audiência. Ao se cadastrar no app, você se torna um “transmissor” e começa a ganhar itens virtuais que podem ser trocados por dinheiro.

Quanto mais pessoas, visualizações e interações você conseguir atrair com seus vídeos, melhor será recompensado pela plataforma. A vantagem é que você não precisa ser um influenciador digital, artista ou figura pública: basta criar conteúdo relevante e se dedicar às transmissões.

A dica é focar em um nicho que você domina e apostar no carisma para atrair um público segmentado.

Vale mostrar seus talentos artísticos, falar sobre a experiência da maternidade, fazer análises políticas, ensinar sobre investimentos, promover debates e o que mais sua criatividade permitir.

3. Faça shows pelo Sound Club Live

Se você é músico, o Sound Club Live é o aplicativo certo para aprender como ganhar dinheiro com lives.

Com ele, os artistas podem fazer lives com acesso gratuito, nas quais o próprio público decide quanto quer pagar (a partir de R$ 10), e lives pagas, nas quais o valor do ingresso é definido pelo músico.

O que diferencia o app de outras plataformas é a possibilidade de buscar artistas semelhantes e encontrar novos músicos a partir de um gênero preferido — o que amplia as possibilidades de alcance.

4. Use o YouTube Live

O YouTube, maior site de streaming do mundo, também permite a monetização de lives. São basicamente duas opções para isso: exibir anúncios durante as transmissões ao vivo ou utilizar o recurso de Super Chat, que permite aos usuários comprarem mensagens de chat diferenciadas para se destacar durante a live.

Além disso, alguns criadores de conteúdo do YouTube podem usar o botão “Doar” em suas transmissões ao vivo para receber doações de seus seguidores.

5. Use o Facebook Live

Em abril de 2020, o Facebook anunciou um novo recurso para permitir que criadores de conteúdo cobrem por lives na rede social.

A ideia é que os autores de lives possam organizar eventos online e vender ingressos pela plataforma, adicionando mais uma forma de ganhar dinheiro com conteúdo.

6. Use o Instagram Live

Na mesma onda do Facebook, o Instagram também anunciou sua ferramenta de monetização de lives e do IGTV em maio de 2020.

De acordo com a empresa, os seguidores podem comprar “badges” (distintivos) durante as lives para apoiar os produtores de conteúdo e desbloquear recursos especiais de interação.

7. Faça lives de games

Os gamers já ganham dinheiro com lives há mais tempo do que você imagina. Em plataformas como Twitch, Facebook Gaming e Nimo TV, os jogadores transmitem suas partidas ao vivo e são remunerados conforme o desempenho.

Os ganhos dependem de fatores como média de usuários em cada transmissão, horas mensais de lives, novos seguidores e duração das visualizações, por exemplo.

E não faltam usuários interessados em acompanhar os jogos e assinar os canais dos melhores jogadores.

8. Venda seus produtos com live shoppings

Se você tem uma empresa, pode aumentar suas vendas promovendo seus produtos ou serviços nas chamadas “live shoppings”.

Você pode fazer uma live com uma oferta especial, válida apenas durante a transmissão, ou usar o espaço para mostrar os detalhes do seu produto e oferecer um brinde aos usuários que estão acompanhando, por exemplo.

Outra possibilidade é fechar parcerias com influenciadores para que promovam seus produtos em suas próprias lives, quando o público-alvo for interessante para o seu negócio.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos