Como fazer um perfil no LinkedIn para conquistar um emprego?

Um perfil campeão no LinkedIn é um verdadeiro ímã de oportunidades. Confira 10 dicas sobre como fazer um perfil no LinkedIn.
6 minutos de leitura
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Celular com logo do LinkedIn e maleta ao lado

Ter um bom perfil no LinkedIn serve como um poderoso ímã de oportunidades profissionais. Todos os dias, milhões de líderes, recrutadores e profissionais interagem nessa rede social, que já se tornou obrigatória para fazer networking.

Por isso é tão importante saber como fazer um perfil no LinkedIn: se você conseguir se destacar e promover sua imagem profissional, estará à frente dos possíveis concorrentes e terá muito mais chances de conquistar o emprego ideal.

Atualmente, o LinkedIn tem mais de 690 milhões de usuários, segundo relatório da Microsoft, e aqui vamos ensinar como fazer um bom perfil no LinkedIn com dicas, sugestões de especialistas e tendências que vão revolucionar o seu marketing pessoal.

Continue lendo e fortaleça sua presença online!

Por que criar um perfil no LinkedIn?

Fazer um perfil no LinkedIn que se destaque é uma forma de fortalecer sua marca pessoal e garantir a presença digital que tanto se valoriza hoje em dia. Afinal, estar na maior rede social de negócios do mundo é obrigatório para profissionais que valorizam o networking.

Por meio da plataforma, é possível trocar experiências com outros profissionais da sua área, acompanhar as últimas novidades e tendências do mercado, e ainda encontrar as melhores oportunidades de emprego.

Além disso, a rede facilita a promoção dos seus projetos, experiências, formações e outras conquistas profissionais. Tudo isso com a vantagem de ser visto por líderes, recrutadores e contatos valiosos para impulsionar sua carreira.

Qual a importância do LinkedIn para a vida profissional?

Muito além de servir como currículo e portfólio online, um bom perfil no LinkedIn abre portas para oportunidades únicas no mercado.

Para você ter uma ideia, 72% dos recrutadores usam o LinkedIn como principal canal para buscar e avaliar candidatos, segundo a pesquisa global Recruiter Nation Survey 2020 da Jobvite.

Com o recrutamento social em alta, as empresas usam a ferramenta para encontrar talentos com pesquisas avançadas na rede social. Além de anunciar vagas, constroem uma rede de talentos e criam sua marca empregadora no LinkedIn.

Mesmo as empresas que usam outros canais para divulgar suas vagas costumam usar o LinkedIn para checar o perfil dos candidatos.

Muitas vezes o endereço do perfil na rede social costuma ser pedido antes mesmo de uma entrevista, ainda na fase de candidatura à vaga.

Por isso, se você está em busca de um emprego melhor e tem metas ambiciosas para a sua carreira, precisa de um perfil que se destaque na multidão online!

Erros que você deve evitar ao fazer um perfil no LinkedIn

Antes de mostrarmos dicas sobre como criar um perfil no LinkedIn, é importante estar atento aos erros mais comuns para evitar cometer algum deles:

  • Usar foto de perfil de baixa qualidade, desatualizada ou casual demais;
  • Cometer erros de português no texto;
  • Não preencher campos essenciais como “Título”, “Sobre” e “Competências”;
  • Não criar uma URL personalizada;
  • Não incluir destaques no perfil;
  • Não detalhar atividades, projetos e experiências;
  • Exagerar no uso de clichês e jargões corporativos;
  • Não ter objetivos e coerência na carreira;
  • Ter um conteúdo desatualizado e não interagir na rede;
  • Ter recomendações que não parecem genuínas (claramente feitas por amigos, por exemplo);
  • Incluir qualquer informação falsa ou imprecisa.

Fugir desses erros é o primeiro passo para criar um perfil interessante e se destacar na rede social — mas ainda há muito trabalho pela frente, como veremos a seguir.

10 dicas sobre como fazer um perfil no LinkedIn de sucesso

O perfil campeão do LinkedIn é o mais completo, atrativo e repleto de engajamento possível, além de representar fielmente a sua vida profissional.

Confira dicas para montar um perfil profissional no LinkedIn!

Infográfico com dicas para ter um perfil de sucesso no LinkedIn

Explicamos todos os detalhes de cada uma das dicas a seguir.

1. Use sua melhor foto profissional

Você já ouviu que a primeira impressão é a que fica? Em um bom perfil do LinkedIn, o ideal é que sua imagem profissional esteja muito bem representada.

Mais do que tirar uma foto com câmera profissional, é importante pensar na expressão, composição, figurino e todos os aspectos que influenciam sua identidade na rede social de negócios.

Por isso, planeje sua foto, busque referências na própria rede social e tente ser o mais natural possível.

2. Não subestime a imagem de fundo

Adicionar uma imagem de fundo (background) também faz diferença no impacto visual do seu perfil no LinkedIn.

O ideal é escolher uma imagem que represente seu contexto profissional, como uma paisagem que tem a ver com seu trabalho, seu escritório (no caso de freelancers) ou uma foto sua dando uma palestra em um evento, por exemplo.

Vale também procurar por imagens neutras, mas que estejam relacionadas ao que você faz, como uma calculadora se você for da área de finanças, ou um teclado caso trabalhe com escrita.

Dica: ao navegar pelo LinkedIn, dê uma olhada em perfis de pessoas que trabalham na mesma área que você, assim você terá mais inspirações.

3. Faça do título sua apresentação (discurso de elevador)

O título é um dos campos que mais gera dúvidas entre usuários e a maioria opta por colocar apenas seu cargo nessa área.

No entanto, o espaço pode ser aproveitado melhor com uma frase mais vendedora, como se fosse seu discurso de elevador — aquela apresentação rápida que vende sua ideia em menos de um minuto, capaz de convencer alguém em um encontro de elevador.

A dica é usar os 120 caracteres para informar seu cargo, empresa atual e resumir em poucas palavras o que você faz, por que você faz e o que te move.

Por exemplo, em vez de escrever apenas “Analista de SEO na empresa X”, você pode ser mais criativo e usar algo como “Analista de SEO na empresa X e especialista em transformar sites em ímãs de leads”.

Outra opção é usar o título para inserir palavras-chave sobre suas especialidades, por exemplo: “Conteúdo | SEO | Marketing Digital”.

4. Conte sua história no “Sobre”

Pode ser que você já tenha se perguntando antes “O que colocar no ‘Sobre’ do LinkedIn?” e agora estamos aqui para responder essa dúvida!

O “Sobre” é o resumo da sua vida profissional e deve fazer jus a um bom perfil no LinkedIn. Por isso, use esse espaço para contar sua história profissional de forma que engaje e inspire.

Descreva qual o seu propósito, o que te move na sua carreira, quais são as responsabilidades do seu cargo e explique brevemente a sua trajetória. Também é importante destacar suas evoluções, conquistas ao longo dos anos e até mesmo algum case de sucesso.

Caso queira, você pode acrescentar uma linha sobre suas atividades fora do trabalho, como projetos pessoais e voluntariado.

Lembre-se: se você quer se destacar, o importante é ser autêntico e fugir dos textos padrões.

5. Enriqueça suas experiências e formação

Nas áreas de experiência e formação acadêmica do perfil, você pode ir além da descrição dos cargos e enriquecer o conteúdo com mídias.

O LinkedIn permite que você adicione imagens, apresentações, documentos e vídeos — uma grande oportunidade de mostrar o que você fez de melhor nas instituições e empresas pelas quais passou. Ou seja, é praticamente um portfólio da sua carreira.

Aqui vale ilustrar com projetos, trabalhos acadêmicos, certificados e o que mais for digno de um perfil campeão no LinkedIn.

6. Inclua todas as suas competências

Incluir competências pode gerar mais visualizações para o seu perfil e, por consequência, mais mensagens também.

Além disso, essas habilidades são usadas como filtros pelos recrutadores para localizar candidatos compatíveis com suas vagas no LinkedIn. Para ter ainda mais credibilidade, você pode fazer os testes da rede social e ganhar um selo de aprovação exclusivo. 

Então, quando for preencher essa parte, não economize nas competências do LinkedIn.

7. Troque recomendações

As recomendações elevam seu perfil do LinkedIn a um novo patamar, pois mostram como você é valorizado e reconhecido pelas pessoas com quem trabalhou.

Por isso, adote a prática de trocar recomendações com colegas de trabalho, gestores, clientes e demais pessoas do seu círculo profissional.

8. Explore todas as oportunidades de se promover

Além das seções padrões do perfil, o LinkedIn oferece várias oportunidades para você se promover com outros conteúdos.

Ao selecionar a opção “Adicionar seção do perfil”, por exemplo, você terá acesso a itens como:

  • Trabalhos voluntários;
  • Licenças e certificados;
  • Competências;
  • Publicações;
  • Patentes;
  • Cursos realizados;
  • Projetos relevantes;
  • Reconhecimentos e prêmios;
  • Notas de provas;
  • Idiomas que você realmente domina;
  • Organizações e comunidades com as quais você se envolveu.

Por isso, explore essas opções e vá adicionando tudo o que for relevante para agregar mais ao seu perfil profissional.

9. Produza conteúdo original

Produzir conteúdo original é uma das formas mais eficazes de garantir um perfil campeão no LinkedIn. Para isso, você pode usar a opção “Escreva um artigo” para criar seu próprio blog profissional e se tornar referência na sua área.

É assim que muitos profissionais se tornam influenciadores do LinkedIn (chamados “LinkedIn Top Voices“) e acabam disputados pelos recrutadores.

10. Interaja e mantenha o perfil atualizado

Por fim, não adianta fazer um bom perfil no LinkedIn se você não interagir frequentemente com suas conexões e manter a rede sempre atualizada.

O próprio site já notifica sobre os aniversários, mudanças de cargo, novos empregos e outros acontecimentos dos seus contatos. Então, aproveite essas informações para marcar presença e deixar sua curtida e comentário.

Além disso, é importante atualizar as informações a cada novo projeto ou mudança na sua carreira, assim como compartilhar artigos e conteúdos interessantes no seu feed.

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