Artigos nessa seção

  • Ajuda
  • Portabilidade e reivindicação das chaves do Pix
  • Pix e transferências

O que é e como solicitar a portabilidade do Pix?

A portabilidade das chaves do Pix é o processo de transferência do vínculo de uma chave em seu nome para uma instituição diferente. 

De acordo com o Banco Central, as chaves cadastradas para fazer um Pix não podem ser iguais entre as instituições. Ou seja, o mesmo número de telefone e e-mail não podem ser iguais entre as instituições X e Y. Porém, nada te impede de deixar o e-mail cadastrado na instituição X e o número de telefone cadastrado na instituição Y. 

Exemplo: na Neon você cadastra o seu CPF/CNPJ, na instituição X cadastra o seu telefone e na instituição Y pode cadastrar o seu e-mail.

Como solicito a portabilidade do Pix?

Para solicitar a portabilidade, você deve entrar em contato com a instituição em que quer sua chave cadastrada. Ela notificará a instituição de origem da chave, solicitando a portabilidade.  
 
Se quiser que suas chaves cadastradas em outra instituição venham para a Neon, é necessário que faça uma confirmação no aplicativo da instituição de origem, como forma de autorização da migração. Esse processo ficará disponível durante 7 dias corridos, e caso você não confirme durante este período, a portabilidade será automaticamente cancelada. 

Você consegue solicitar a portabilidade direto pelo app, tocando na aba Pix. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Escolha a chave que deseja realizar a portabilidade ;

  2. Registre o código que será enviado para o número de telefone cadastrado; 

  3. Toque em Prosseguir > Fazer portabilidade.

    Lembramos que esse processo pode levar até 7 dias corridos você será informado pelo app assim que for concluído! 

Através da aba Pix > Minhas Chaves você consegue visualizar o status do processo de portabilidade.

Veja mais detalhes sobre como fazer a portabilidade das chaves Pix.

Ainda com dúvidas? 🤔

No nosso app você pode conversar com um de nossos Geeks.