Olá! Como podemos te ajudar?

Ícone de flecha para esquerda: ação de voltar Voltar para Ajuda

Artigos nessa seção

  • Ajuda
  • Chaves
  • Pix e transferências

O que é e como pedir uma reivindicação do Pix?

A reinvindicação é necessária quando alguém tenta cadastrar uma chave que já está sendo usada por outra pessoa. Exemplo: você compra um novo chip de celular e o número era de outra pessoa que o usou como chave Pix. Com a reivindicação, após uma análise, a chave passa a ser sua.

As únicas chaves que podem ser reivindicadas são as chaves de e-mail e telefone, já que CPF e CNPJ são dados pessoais que não podem ser transferidos.

Leva cerca de 14 dias corridos para analisar o pedido. O processo ocorre assim:

  1. Você pede a reinvindicação aqui na Neon;

  2. A Neon faz o pedido do processo para o banco onde a chave está no momento;

  3. Quem tiver posse da chave recebe uma notificação e tem 7 dias corridos para analisar;

  4. Por motivos de segurança, a chave não fica vinculada à nenhuma das contas por mais 7 dias (totalizando 14);

  5. Nesse mesmo prazo, quem tiver posse atual da chave poderá recadastrá-la para recuperação;

  6. Se durante os 14 dias quem tiver em posse da chave não fizer nenhuma ação, ela fica automaticamente disponível para você.

Para pedir a reinvindicação:

  1. Acesse a “área Pix” do aplicativo Neon;

  2. Clique em ”Minhas Chaves” e escolha a chave que quer reivindicar;

  3. Registre o código que será enviado no telefone cadastrado (se a chave for seu celular) ou no e-mail (se a chave for seu e-mail);

  4. Clique em “prosseguir” e depois em “reivindicar chave”.

Entrando em ”minhas chaves” na “área Pix”, você consegue acompanhar o status do processo. Vamos te avisar pelo aplicativo quando o processo terminar.