Descobrir como ganhar dinheiro com o Facebook é o sonho de todos que passam horas na rede social e querem unir o útil ao agradável. A boa notícia é que existem várias maneiras de gerar renda extra na maior rede social do mundo.

Mas cuidado: a internet também está repleta de ofertas enganosas prometendo “ganhos rápidos” e propostas indecentes como “vender curtidas e perfis”. Para fugir dessas roubadas, você precisa saber como ganhar dinheiro com o Facebook do jeito certo: promovendo seu negócio, produzindo conteúdo, vendendo produtos e fazendo parcerias com marcas, por exemplo.

A seguir, vamos ajudar você com dicas e ideias lucrativas para aproveitar melhor seu tempo nas redes sociais.

Leia até o fim e descubra a mina de ouro do Facebook.

Como ganhar dinheiro com o Facebook?

Se você quer saber como ganhar dinheiro com o Facebook, é porque já pensou nas oportunidades de renda que essa rede social pode trazer. De fato, as possibilidades são muitas: impulsionar seu negócio, vender produtos e serviços, monetizar conteúdo, fazer parcerias, entre outras formas de lucrar com uma página, grupo ou perfil.

Hoje, todas as marcas estão no Facebook, assim como os mais diversos nichos de mercado e públicos-alvo. A rede social extrapolou muito seu propósito inicial de aproximar pessoas e se tornou uma grande plataforma de negócios, para além dos relacionamentos.

Para você ter uma ideia, dados mostram que o Facebook faturou US$ 28,27 bilhões apenas com publicidade no terceiro trimestre de 2021, 33% a mais do que o mesmo período do ano anterior.

Quem pode ganhar dinheiro com o Facebook?

Qualquer pessoa pode aprender como ganhar dinheiro com o Facebook. O empreendedor, por exemplo, tem várias possibilidades para divulgar seu negócio, atrair novos clientes, aumentar o engajamento e vender muito mais com a presença digital.

Para o produtor de conteúdo, o Facebook é um portal repleto de oportunidades para monetizar seu trabalho e alcançar cada vez mais pessoas.

Já os profissionais de marketing digital têm inúmeros caminhos para ganhar a vida com a rede social e progredir na carreira.

Para além dessas categorias, qualquer usuário de internet pode vender produtos e serviços, ganhar comissão por divulgar infoprodutos e encontrar outras formas criativas de ganhar dinheiro pelo Facebook. Só não vale vender curtidas e compartilhamentos.

6 formas de ganhar dinheiro com o Facebook

Você pode aprender como ganhar dinheiro com o Facebook sendo empreendedor, produtor de conteúdo, profissional de marketing digital ou simplesmente um usuário disposto a explorar as oportunidades da rede.

Confira algumas dicas para garantir uma renda extra.

1. Crie uma loja no Facebook

Se você tem uma empresa, criar uma página de vendas ou loja no Facebook é uma ótima maneira de aumentar o faturamento.

Hoje já é possível incluir um catálogo de produtos e conectar uma loja à sua página comercial facilmente para os clientes comprarem o que querem sem sair da rede social.

Para isso, basta configurar sua loja no Gerenciador de Comércio e escolher se os seus clientes devem finalizar a compra pelo site da empresa, pelo próprio Facebook/Instagram ou por mensagem direta no Facebook Messenger.

Depois, é só aproveitar as inúmeras ferramentas de anúncios e impulsionamento para atrair mais clientes e disparar suas vendas.

2. Atraia mais clientes para o seu negócio

Outra forma de aumentar as vendas e ganhar mais dinheiro com o Facebook é usar a rede social para atrair mais clientes para o seu negócio.

Para isso, você pode criar uma fanpage da marca e usar o Facebook Ads para veicular anúncios — uma das estratégias de marketing digital mais poderosas.

O sistema permite que você segmente o público com precisão e escolha um objetivo de marketing, que pode ser gerar tráfego para o seu site, por exemplo. Assim, você atrai os clientes certos e aumenta suas conversões com o melhor custo-benefício e um alcance incomparável.

3. Monetize seu conteúdo

Para quem produz conteúdo, é fácil entender como ganhar dinheiro com o Facebook: monetizando.

Se você já possui um número considerável de seguidores, cria conteúdo original e está no caminho para se tornar um influenciador digital ou figura pública (ou já está nessa categoria), está na hora de ser pago por isso.

Existem basicamente quatro formas de lucrar com sua página ou grupo:

Anúncios in-stream

Os anúncios in-stream são anúncios curtos transmitidos antes, durante e depois dos vídeos que geram renda por visualizações.

Para veicular esses anúncios, você precisa ter pelo menos 30 mil visualizações por no mínimo um minuto de vídeos de pelo menos três minutos de duração. Além disso, é preciso ter 10 mil seguidores na página e cumprir as “Políticas de Monetização para Parceiros do Facebook”.

Para saber mais sobre esses anúncios, faça o curso rápido do Facebook for Business.

Assinaturas de fãs

O Facebook está liberando aos poucos o recurso de assinatura de fãs para as páginas brasileiras. Ele permite que os fãs mais dedicados apoiem sua página financeiramente, pagando um preço fixo mensal para receber benefícios especiais como conteúdos exclusivos, descontos e interações pessoais.

Conteúdo de marca

Outra forma de ganhar dinheiro no Facebook é trabalhar em parceria com empresas criando “conteúdo de marca”.

Influenciadores, figuras públicas, agências de mídia, profissionais de marketing e qualquer produtor qualificado pode gerar conteúdo favorecendo marcas e produtos de terceiros e receber uma grana por isso.

Isso já existia fora da plataforma, mas agora é oficial dentro dos recursos do Facebook for Business.

Grupos de assinatura

Outro recurso que ainda está sendo liberado pelo Facebook são os grupos de assinatura. Se você administra um grupo do Facebook, poderá fornecer conteúdo premium para membros assinantes por preços fixos mensais.

Assim, será possível investir ainda mais nas comunidades e ganhar uma renda extra administrando grupos.

4. Venda pelo Facebook Marketplace

O jeito mais simples de ganhar dinheiro na maior rede social do mundo é vender pelo Facebook Marketplace.

Por enquanto, o serviço é focado em negociações locais entre pessoas físicas, mas em breve estará disponível também para empresas (que já usam o recurso para anunciar seus catálogos).

Graças aos seus algoritmos inteligentes, o Facebook Marketplace é o lugar certo para desapegar de itens usados ou vender aquele produto novo que você mal tirou da embalagem, ou mesmo começar um pequeno negócio com vendas locais.

Você pode anunciar veículos, artigos esportivos, imóveis para locação, artigos para escritório, instrumentos musicais, roupas e muito mais com uma ferramenta simples e prática.

5. Seja um Social Media ou Community Manager

Também é possível ganhar dinheiro com o Facebook investindo em uma carreira de Social Media ou Community Manager.

O Social Media ou analista de mídias sociais é responsável por planejar, criar e gerenciar todo o conteúdo de uma marca nas redes sociais, além de monitorar a concorrência, acompanhar métricas e se antecipar às últimas tendências do mercado.

Já o Community Manager (CM) ou gerente de comunidade é responsável por administrar toda a comunidade da empresa no Facebook e outras redes sociais, cuidando das relações com o público e imagem da empresa nesses canais.

Ambas as profissões estão em alta e devem crescer ainda mais nos próximos anos, com várias oportunidades de empregos e freelas no mercado.

6. Trabalhe com marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma das formas de ganhar dinheiro online mais populares nos últimos tempos. Basicamente, você divulga links de produtos e serviços online em troca de uma comissão, que pode ser paga por cliques, vendas e outras ações específicas.

Logo, a ideia é usar o Facebook para impulsionar sua divulgação e aumentar seus ganhos, criando uma fanpage e fazendo anúncios pelo Facebook Ads.

Mas atenção: a plataforma bloqueia contas que tentam anunciar links diretos de afiliados.

Para não ser banido, a dica é criar uma página de captura (landing page) ou site com seus links e direcionar o anúncio para lá.

O que achou das dicas sobre como ganhar dinheiro no Facebook? Aproveite e veja mais 30 dicas sobre como ganhar dinheiro na internet.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.