Você quer fazer uma transferência bancária e se depara com duas opções: TED e DOC. Qual escolher? Siga para o lado e entenda as diferenças entre as duas modalidades.
TED quer dizer Transferência Eletrônica Disponível. É um meio de transferir dinheiro de uma conta a outra. Pode ser feita na boca do caixa do banco, no caixa eletrônico ou pela internet, usando computador ou celular.
DOC significa Documento de Ordem de Crédito, outra modalidade de transferência de dinheiro entre contas bancárias. Como a TED, pode ser feito diretamente no banco (caixa ou terminal eletrônico) ou pela internet (aplicativo ou computador).
Dito assim, parece que TED e DOC são a mesma coisa. Mas há duas diferenças: uma em relação ao prazo para o pagamento cair e outra quanto ao valor máximo de transferência. Vamos entender melhor?
As transferências são realizadas apenas em dias úteis. Na TED, se a operação ocorrer até às 17h, o dinheiro cai no mesmo dia. Já no DOC o dinheiro cai na conta recebedora no dia seguinte. Pode demorar ainda mais caso o pagamento tenha sido feito depois das 22h.
Quem faz um DOC pode transferir no máximo R$ 4.999,99. Já a transferência via TED pode ser feita com valores superiores a R$ 5 mil. Não há um máximo, mas o banco pode criar medidas de segurança a partir de determinado valor. Em nenhuma modalidade há valor mínimo.
Tanto o TED quanto o DOC são gratuitos para transferências entre contas do mesmo banco. Para contas externas, as tarifas variam conforme o banco, mas costumam ser iguais entre TED e DOC.