Você tem vergonha de pedir descontos na hora de comprar um produto ou contratar um serviço? Saber pechinchar é bem importante para o seu bolso e para te ajudar a organizar sua vida financeira.
Tem quem consiga pedir descontos com mais facilidade e dominam a arte de negociar, agindo como se fosse um movimento natural. Mas se não é assim para você, não se preocupe! Existem algumas técnicas que vão te ajudar a cuidar bem do seu dinheiro.
Vamos ver quais são as dicas?
Como pedir desconto? 4 dicas para te ajudar
1. Não tenha vergonha
A primeira e mais importante delas é não se envergonhar por estar pedindo desconto. Comerciantes estão preparados para isso e muitas lojas – principalmente as grandes – já embutem uma margem a mais no preço esperando que você faça isso.
Entenda que são épocas difíceis e que qualquer economia para o seu bolso pode te ajudar a realizar um sonho ou até mesmo a pagar as contas no fim do mês.
Por isso, não se sinta mal por querer fazer o seu dinheiro render.
2. Conheça bastante o produto
Antes de comprar, lembre-se de se questionar se você precisa mesmo daquele produto. Nós já falamos aqui que muitas vezes compramos por impulso e acabamos tendo um gasto desnecessário.
Procure pensar uns dias se deve ou não fazer essa compra e aproveite esse momento para conhecer mais sobre o produto.
Caso tenha certeza de que é hora de fazer a compra, as informações coletadas vão te dar mais elementos para debater com o vendedor na hora de pedir desconto.
Com conhecimento, dificilmente alguém conseguirá te passar a perna. E você pode investir o tempo que o lojista teria que te explicar sobre o produto, negociando um bom desconto.
3. Pesquise bem para saber o valor
Para você ter algum sucesso na hora pechinchar, é preciso saber quanto custa realmente aquilo que você quer comprar ou contratar.
Por isso, é muito importante que você invista alguns minutos em pesquisa. Veja quanto custa em outras lojas e se há mudança de preço em lojas físicas e online – sem esquecer de somar com o valor do frete, viu?
Depois que você tiver essa informação, mostre para o vendedor quanto custa no concorrente e o quanto está disposto a pagar por aquilo.
Algumas lojas já têm a política de cobrir o preço de concorrentes, o que deve facilitar essa tarefa pra você.
Cashback Neon: dinheiro de volta nas suas compras
Contrate o Cashback Neon e receba dinheiro de volta nas compras feitas com os cartões de crédito e débito Neon. O dinheiro volta direto para a sua conta e você pode usar como quiser!
4. Seja paciente e educado
Essa é uma dica universal para qualquer situação, mas imprescindível se você está buscando fechar um negócio mais vantajoso para o seu bolso.
Lembre-se de que o lojista está a trabalho e que você está pedindo que ele abra mão de parte de sua margem de lucro para fechar um negócio. Por isso, seja simpático, educado e gentil.
O vendedor também não tem obrigação de te dar o desconto – e você não precisa comprar, se não concordar com o preço. Então, se perceber que ele está irredutível, não perca o seu tempo.
Agradeça o atendimento e procure outra loja.
Não consegui o desconto, e agora?
Não será todas as vezes que você terá sucesso na hora de pechinchar, então, não desanime!
Se durante a sua pesquisa você viu que há elementos que comprovam que você consegue um preço melhor em outra loja, compre no concorrente e comece todo o processo de pechincha de novo.
Mas se você identificou que este é um preço de mercado e puder esperar para comprar o produto, aguarde chegar a época das grandes promoções do comércio, como a Black Friday.
Aproveite o tempo para monitorar o preço dos produtos. Dependendo da época do ano, eles podem naturalmente ficar mais baratos.
Se você é uma pessoa que busca economizar sempre, está na hora de conhecer a conta digital Neon.
Aqui você encontra cartão de crédito sem anuidade, pode começar a guardar dinheiro com apenas R$ 1 no CDB Neon, tem cashback em todas as suas compras (mediante adesão ao programa), pode aumentar o limite do cartão com o Viracrédito e muito mais!
Abra sua conta agora mesmo e aproveite.