Cinco dicas para aproveitar a Black Friday da melhor maneira

3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Ícones de compras online em blocos azuis em frente a fundo amarelo

Quer garantir as melhores compras no período promocional mais aguardado do ano? Então leia este texto até o fim para conferir as dicas para aproveitar a Black Friday e arrasar nos descontos!

Dicas para a Black Friday: sete ideias para aproveitar melhor

Segundo a Conversion, 96% dos brasileiros pretendiam fazer compras na Black Friday na última edição em 2022. 

Confira na sequência como garantir o seu lugar ao sol nessa data em meio aos milhões de consumidores que estão de olho nas promoções.

Faça uma lista de compras

Antes de ir às compras, faça uma lista com os itens que você precisa e os que deseja comprar. 

Com uma lista, você se concentra nas compras que realmente importam, além de evitar compras por impulso. 

Essa é uma medida especialmente indicada para quem já tem dívidas ou está negativado.

Pesquise preços com antecedência

Faça uma pesquisa online dos produtos que deseja comprar e verifique os preços em diferentes lojas. 

Dessa forma, você certamente vai encontrar as melhores ofertas e economizar dinheiro, até porque cada loja trabalha com seus próprios preços. O segredo é pechinchar!

Conheça a procedência dos produtos

O preço não é o único fator a ser considerado ao fazer compras na Black Friday. Antes de comprar, verifique as características do produto, sua procedência e se é de fato aquilo que o vendedor anuncia. 

Lembre-se de que a Black Friday é um período de grande efervescência comercial, no qual lojistas não tão bem intencionados tentam se aproveitar do impulso no consumo.

Confira as políticas de devolução

Verifique as políticas de devolução das lojas antes de fazer uma compra para evitar problemas caso precise devolver um produto. 

Procure também chegar cedo, já que as melhores ofertas esgotam-se rapidamente, algumas em questão de minutos.

Esteja atento aos golpes e fraudes

Uma pesquisa publicada no site Mercado e Consumo aponta para um aumento de 36% nas tentativas de fraude na Black Friday, que às vezes é chamada jocosamente de “Black Fraude”, dada a grande quantidade de golpes. Entre os mais comuns, estão:

  • Aumento de preços na véspera da Black Friday: alguns lojistas desonestos aumentam os preços dos produtos na véspera da Black Friday para anunciar descontos mais atraentes. Na verdade, o desconto é aplicado sobre o preço aumentado, o que significa que o consumidor está pagando mais do que pagaria normalmente
  • Produtos falsos ou de qualidade inferior: há ainda os que vendem produtos falsos ou de qualidade inferior durante a Black Friday. Esses produtos podem ser anunciados como originais ou de alta qualidade, mas são cópias baratas ou produtos com defeitos
  • Lojas falsas: existem também os golpistas que criam lojas falsas online para vender produtos durante a Black Friday. Essas lojas podem ter nomes semelhantes a lojas conhecidas ou podem ter sites bem feitos, porém são golpes.

Quando vai ser a Black Friday 2023?

Anote aí na sua agenda e prepare-se para o evento mais esperado pelo comércio no ano: a Black Friday 2023 será realizada no dia 24 de novembro.

Como evitar golpes na Black Friday?

Você não precisa embarcar na “Black Fraude”, já que é possível observar algumas medidas e garantir compras seguras e os melhores descontos. 

Veja abaixo algumas dicas Black Friday nesse sentido:

  • Pesquise os preços dos produtos com antecedência
  • Só compre em lojas conhecidas e confiáveis
  • Preste atenção aos detalhes do anúncio, lendo atentamente as letras miúdas
  • Prefira cartões de crédito ou PayPal para fazer pagamentos
  • Fique atento aos e-mails de phishing e jamais clique em links de endereços desconhecidos.

Por falar em cartão, temos uma indicação para você: cartão de crédito 100% grátis, com direito a Viracrédito, cashback e limite elástico!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 9

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO