8 cursos de educação financeira gratuitos para organizar o orçamento

Montamos uma lista com cursos de educação financeira gratuitos online para você aprender hoje mesmo a cuidar bem do seu dinheiro. Confira!
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Homem segurando bandeira com livros ao fundo

Os cursos de educação financeira estão se multiplicando pela internet e ajudando milhares de pessoas a melhorarem sua relação com o dinheiro. Hoje você já pode fazer cursos oficiais da B3 (a Bolsa de Valores brasileira) ou do Banco Central do Brasil de graça e sem sair de casa.

Os instrutores ensinam a organizar seu orçamento, entrar no mercado financeiro, usar o crédito com consciência, poupar, escolher investimentos, calcular juros e muito mais.

Citação do artigo sobre cursos de educação financeira gratuitos

Ficou empolgado para começar a aprender?

Então continue lendo e confira como você pode fazer um curso hoje mesmo!

Por que fazer cursos de educação financeira?

Os cursos de educação financeira são uma via rápida para você cuidar bem do seu dinheiro e organizar suas finanças. Infelizmente, o acesso a esse tipo de conteúdo é escasso no ensino brasileiro e pouco se fala sobre a necessidade de controlar o orçamento pessoal, poupar, investir, entre outros conceitos financeiros básicos.

De acordo com uma pesquisa global realizada pela consultoria Gallup em parceria com o centro GFLEC, o Brasil ocupa a 67ª posição entre os 143 países do ranking global de educação financeira.

Nas entrevistas realizadas, apenas 35% da população brasileira acertou questões básicas sobre finanças e foi considerada “financeiramente alfabetizada” — nos países desenvolvidos, o índice é de 55%.

O resultado dessa falta de informação sobre finanças é o alto índice de endividamento, desconhecimento sobre o mercado financeiro, dificuldade para manter as contas em dia e atingir metas financeiras, entre outros problemas.

Por isso, é fundamental procurar cursos de educação financeira para aprender a organizar o orçamento e, assim, investir no seu futuro também.

Aqui mostramos algumas dicas sobre como organizar o orçamento familiar e definir prioridades.

Onde fazer cursos de educação financeira?

Existem cursos de educação financeira para todos os bolsos e realidades, desde minicursos online gratuitos até pós-graduações presenciais.

Para quem só quer aprender a cuidar melhor do dinheiro, usar o crédito com responsabilidade e começar a investir, por exemplo, as opções gratuitas já oferecem todo o conteúdo necessário para organizar o orçamento e dar os primeiros passos no mercado financeiro.

E o melhor é que dá para fazer os cursos sem sair de casa, acessando apostilas, videoaulas e lições 100% online. Além disso, várias entidades, empresas e instituições referência no mercado financeiro oferecem seus próprios cursos com conteúdos completos e acessíveis.

Logo, você não tem desculpa para não começar a estudar agora mesmo e aprender a gerenciar seu dinheiro de forma inteligente.

8 cursos de educação financeira online e gratuitos

A internet está repleta de cursos de educação financeira rápidos, gratuitos e interativos.

Confira a nossa seleção.

1. Fundamentos de Economia e Finanças (ANBIMA)

O curso “Fundamentos de Economia e Finanças” da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é 100% gratuito e traz uma base importante para quem está começando a entender o mercado financeiro e o cenário econômico.

Entre os conteúdos abordados, destaque para os principais cálculos financeiros, interpretação de gráficos e resolução de problemas, além de conceitos como juros, indicadores e inflação.

Ao se inscrever, você tem acesso a uma apostila em PDF e tem 30 dias para finalizar o curso, que possui carga horária de 8 horas. O único requisito é ter conhecimento prévio em matemática financeira e você ganha um certificado após a avaliação final.

2. Mercado Financeiro de A a Z (ANBIMA)

Outro curso online fundamental da ANBIMA é o “Mercado Financeiro de A a Z”, indicado para quem está começando nos investimentos.

Nele você vai entender a estrutura do sistema financeiro nacional, principais políticas econômicas do país, características dos mercados financeiros e riscos de diferentes ativos. Além disso, terá uma visão mais ampla da economia brasileira e conhecerá os principais produtos de investimento.

O curso é gratuito, possui carga horária de 5 horas e pode ser feito em até 30 dias na plataforma, com direito a certificado digital de participação.

3. Como funciona uma Bolsa de Valores (B3)

A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) possui o “Hub de Educação Financeira”, que tem uma série de cursos, vídeos e artigos gratuitos sobre finanças pessoais e investimentos.

Um dos cursos mais acessados da plataforma é o “Como funciona uma Bolsa de Valores”, que traz diversos vídeos com conteúdos exclusivos sobre o funcionamento da B3, regras do mercado de ações e análise do Ibovespa.

Se você quer começar a investir na bolsa e operar ações, esse é um excelente ponto de partida. Os vídeos são bem curtos (entre um e cinco minutos) e o curso pode ser finalizado em apenas meia hora.

Para ter acesso livre a esse e outros cursos da B3, basta fazer um cadastro rápido.

4. Gestão de Finanças Pessoais (Banco Central do Brasil)

O curso “Gestão de Finanças Pessoais” é oferecido gratuitamente pelo Banco Central do Brasil na plataforma Escola Virtual Gov do Governo Federal.

Ele foi desenvolvido em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e traz os conceitos básicos de gestão financeira pessoal em uma série de vídeos animados.

A proposta é ensinar sobre finanças de forma lúdica, utilizando a história de uma família comum para ajudar as pessoas a terem uma relação mais saudável com o dinheiro.

Entre os temas abordados estão a elaboração de orçamento pessoal e familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimentos, serviços financeiros e muito mais.

O curso tem carga horária de 20 horas e pode ser feito em até 30 dias — basta fazer sua inscrição no portal.

5. Como Gastar Conscientemente (FGV)

O curso “Como Gastar Conscientemente” da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é aberto a todos que querem consumir com mais consciência, evitar as compras por impulso e cuidar melhor do bolso.

Entre os tópicos abordados, estão:

  • Por que devo administrar meu dinheiro?
  • Eu “preciso” ou “quero” isso?
  • Devo comprar à vista ou a crédito?
  • O consumo me faz feliz?

Se você já se fez algumas dessas perguntas, vale a pena se inscrever e completar as 8 horas de curso online.

Falando em compras por impulso, aqui explicamos como evitar o consumismo e parar de comprar por ansiedade.

6. Na Real (LIT)

A plataforma de e-learning LIT oferece uma série de cursos sobre finanças, do nível fundamental ao avançado, como o combo de cursos de finanças para não financeiros e o combo de cursos sobre o mercado financeiro.

A plataforma é paga e possui várias opções de planos, mas você pode fazer o curso utilizando os 7 dias grátis que a LIT oferece.

7. Trilha Financeira (Serasa Ensina)

O curso “Trilha Financeira” é uma jornada de educação financeira oferecida gratuitamente pelo Serasa Ensina.

Ele é dividido em cinco módulos essenciais:

  1. Orçamento (80 minutos): como organizar e classificar gastos, controlar ganhos e gerar renda extra;
  2. Produtos (80 minutos): como utilizar os vários tipos de crédito, conta corrente e serviços bancários em geral;
  3. Dívidas (100 minutos): como gerenciar e negociar dívidas, calcular juros e evitar o superendividamento;
  4. Renda (100 minutos): como conseguir emprego, investir na qualificação profissional e empreender;
  5. Crédito (100 minutos): como usar o cartão de crédito, empréstimos e financiamentos com responsabilidade;
  6. Fraudes (100 minutos): como se proteger de fraudes físicas e digitais.

Entre os instrutores estão coaches, planejadores e educadores financeiros renomados do mercado.

8. Matemática Financeira Básica (CVM Educacional)

Se matemática nunca foi seu forte, o curso de “Matemática Financeira Básica” da CVM Educacional (portal de educação da Comissão de Valores Mobiliários) pode ajudar nos cálculos.

O conteúdo é voltado para qualquer pessoa que possui conhecimentos básicos em matemática e quer se aprofundar nas fórmulas relacionadas a consumo, empréstimos, financiamentos e investimentos para tomar decisões financeiras.

Entre as informações apresentadas no curso estão juros simples e compostos, taxas proporcionais e taxas nominais/efetivas, além de problemas práticos do dia a dia.

O curso tem duração de 5 horas e para conseguir o certificado digital é preciso acertar no mínimo 70% na avaliação final.

E então, já escolheu qual curso vai fazer? Aproveite e confira 11 cursos gratuitos de investimentos para o dinheiro render mais.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos