Como ser um bom empreendedor: 7 características essenciais

Quer ser um bom empreendedor e não sabe por onde começar? Então é hora de se inspirar nessas dicas que separamos para você!
7 minutos de leitura
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Como ser um bom empreendedor e aumentar as chances de sucesso do negócio?  Se você já se fez essa pergunta, temos boas notícias: é possível desenvolver as competências necessárias para ser um grande líder e gestor. 

Afinal, os empreendedores bem-sucedidos não nasceram com os genes da Fortune 500 – o ranking anual da revista Fortune que reúne as maiores corporações do mundo. 

Na verdade, eles apenas souberam guiar sua empresa na direção certa 

Então, será que você tem as características necessárias para ser um bom empreendedor?  Descubra nos próximos tópicos e saiba onde focar seus esforços.  

Como ser um bom empreendedor: 7 características de empreendedores bem-sucedidos 

Você pode descobrir como ser um bom empreendedor durante a jornada ou se preparar antes de se aventurar no mercado. 

Na dúvida, é melhor conferir o que os grandes líderes de negócios têm em comum. 

Veja as 7 principais características que levam ao sucesso.  

1. Paixão e propósito

Fazer o que se ama com um propósito é indispensável para o sucesso do negócio

Paixão e propósito inauguram nossa lista como a dupla inseparável que move os grandes empreendedores. 

De um lado, a paixão é a energia que emana do coração e motiva você a acreditar na sua ideia com todas as forças, criando um elo emocional com seu negócio. 

Do outro, o propósito é a base sólida sobre a qual se erguem os empreendimentos, que representa os princípios e valores mais profundos da sua mente. 

Quando um empresário combina essas duas características, ele tem a força motriz necessária para levar suas ideias adiante e transformá-las em negócios lucrativos. 

Para ilustrar esses conceitos, nada melhor do que emprestar as palavras do gênio Steve Jobs, fundador da Apple: 

“Você precisa estar fervendo por dentro com uma ideia, um problema ou um erro que deseja consertar. Se não estiver suficientemente apaixonado desde o início, nunca vai chegar até o fim”.    

Essa citação revela algo além da famosa “Pessoas com paixão podem mudar o mundo”, também de autoria de Jobs, pois mostra como as ideias entram em ebulição na mente do empreendedor. 

Mas, como a paixão pode ser um sentimento imprevisível, é preciso organizá-la — daí a importância do propósito. 

Ao fundar a Apple, Steve Jobs deixou claro que seu propósito era remover as barreiras entre usuários e computadores, aproximando os humanos das máquinas com simplicidade e eficiência.  

Assim, combinando paixão e propósito, ele deixou seu legado histórico como um dos empreendedores mais brilhantes do mundo.   

2. Coragem

Ter coragem é uma das principais características de um bom empreendedor

A coragem é outro elemento-chave para o sucesso nos negócios, especialmente em um cenário de incertezas e mudanças em alta velocidade. 

Houve um tempo em que os gestores eram treinados para evitar o risco a todo custo, mas hoje é justamente o contrário: grandes riscos são grandes oportunidades. 

Quem fala com propriedade sobre o assunto é Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e o rosto mais famoso entre os empreendedores das Big Techs e dono da maior rede social do mundo: 

“O maior risco é não correr nenhum risco… Em um mundo que muda rapidamente, a única estratégia que só pode acabar em fracasso é não assumir riscos.” 

Essa frase resume o ambiente de negócios hiperconectado do século 21, que nos leva diretamente à representação do Vale do Silício e suas startups visionárias.  

Em entrevista ao site americano Business Insider, Zuckerberg explica que todas as decisões de negócios possuem seus prós e contras, e que o único caminho possível é a mudança.  

Ele cita a aquisição da empresa Oculus (criadora dos óculos drealidade virtual Rift) pelo Facebook em 2015 como um exemplo de “aposta arriscada”, mas que não podia ter sido feita de outra maneira na época. 

Essa é a essência da coragem empreendedora: assumir que toda decisão tem um lado negativo e um positivo — e chegar ao equilíbrio sem acabar na zona de conforto.  

3. Resiliência

Resiliência é uma característica indispensável para um bom empreeendedor

A resiliência é essencial para ser um bom empreendedor. 

Trata-se da capacidade de se adaptar às adversidades, ameaças e situações de crise, superando qualquer desafio e transformando problemas em oportunidades. 

Nos negócios, significa se antecipar e reagir rapidamente às mudanças, além de lidar com períodos difíceis e ser capaz de se recuperar de qualquer impacto. 

De acordo com o relatório Global CEO Outlook 2019, da KPMG (uma das quatro maiores consultorias de negócios do mundo), “os CEOs de hoje estão escrevendo um novo capítulo da resiliência organizacional — uma resiliência focada em agilidade e crescimento.” 

Se antes bastava se defender dos movimentos do mercado e da concorrência, hoje ser resiliente significa ser capaz de revolucionar seu próprio modelo de negócio a qualquer momento. 

Essa nova atitude dos empreendedores é mais disruptiva do que nunca, pois significa mudar radicalmente seu mercado antes que os concorrentes mudem. 

Para 63% dos CEOs globais entrevistados, não vale a pena esperar que a concorrência comece a disrupção — é melhor que você mesmo transforme seu negócio e lidere a mudança em todo o setor. 

Ou seja: se você quer aprender como ser um bom empreendedor, é melhor se acostumar com a falta de controle e construir sua resiliência na adaptabilidade. 

4. Visão estratégica

Ter uma visão estratégica é muito importante para o sucesso da sua empresa

A visão estratégica é um dos superpoderes dos empreendedores de sucesso, pois permite enxergar muito além e guiar o negócio na direção certa. 

Basicamente, ter uma visão estratégica significa ter uma imagem clara do futuro da empresa e saber como alcançá-lo, traçando as melhores rotas para chegar ao estado desejado. 

Um grande exemplo de visão nos negócios é o ex-CEO da General Electric (GE) e atual consultor de liderança da Fortune 500, Jack Frances Welch Jr., conhecido como um dos maiores gestores da história. 

Em uma de suas frases famosas, disponível no GoodreadsWelch afirma que “os grandes líderes de negócios criam uma visão, articulam essa visão, tomam-na para si apaixonadamente e não descansam até realizá-la.” 

Foi exatamente o que ele fez durante sua gestão revolucionária da GE, na década de 1980, que levou a empresa à liderança em mais de 14 mercados de atuação. 

Em entrevista histórica à Harvard Business Review, em 1989Welch conta como reestruturou a GE ao eliminar as camadas da liderança e focar no engajamento, aumentando a produtividade em todos os níveis.  

Seu segredo foi compartilhar a visão estratégica com os colaboradores e incorporá-la à cultura, direcionando todos os esforços para criar uma empresa simples, ágil e com uma comunicação livre de ruídos.  

Seja qual for a sua visão para o negócio, é importante ter um plano de ação para alcançá-la e torná-la uma inspiração para as pessoas.  

5. Conexão com pessoas

Conexão entre as pessoas é indispensável para o sucesso da empresa

Conectar-se com pessoas e criar relacionamentos saudáveis e duradouros é uma especialidade dos líderes de negócios. 

Afinal, para ser um bom empreendedor, você terá que interagir continuamente com clientes, colaboradores, parceiros e outros públicos dentro e fora da empresa.  

Quanto maior for a rede de apoio construída a partir do networking, maiores serão as chances de sucesso do negócio.  

Para entender a importância das relações no mundo dos negócios, vamos recorrer à frase do empresário Lee Iacocca, famoso por ter criado o Mustang: 

“Os negócios, no fim das contas, não passam de um punhado de relacionamentos humanos”. 

De fato, as pessoas são a unidade essencial das empresas — daí a importância de desenvolver habilidades de comunicação e construir confiança. 

6. Criatividade

Criatividade é indispensável para o sucesso da empresa

Uma das lições fundamentais de como ser um bom empreendedor é exercitar a criatividade em direção à inovação.  

Mais uma vez, vale a pena revisitar o legado de Steve Jobs: 

“A inovação é o que distingue um líder de um seguidor”. 

Logo, a capacidade de criar novas soluções e processos para resolver problemas e gerar valor inédito é obrigatória para um grande empreendedor. 

Uma boa referência atual é a CEO Mary Barra, da General Motors (GM), que levou a empresa à lista das mais inovadoras de 2018 da Fast Company 

Para superar a concorrência, a líder mudou o foco da GM para tecnologias emergentes como os carros autônomos/autossuficientes e apps de mobilidade.  

A estratégia inovadora rendeu a Mary o título de mulher mais poderosa da Fortune nos últimos três anos, e já mostra seus resultados na competitividade da empresa. 

Em entrevista à Chief Executive, ela compartilha um pouco da sua visão empreendedora: 

“Estamos reestruturando a empresa e entregando resultados consistentes aos acionistas, por meio da alocação de capital em investimentos de alto retorno no ramo automotivo e novas tecnologias que nos permitem liderar o futuro da mobilidade pessoal.” 

7. Liderança

A liderança é indispensável para o sucesso do negócio

Por fim, a liderança é o segredo dos empreendedores lendários, capazes de influenciar e inspirar pessoas por onde passam. 

A antiga noção do “chefe” autoritário que distribui ordens foi completamente substituída pelo líder transformador, que empodera sua equipe e conquista o respeito pelo exemplo. 

Para ser um empreendedor de sucesso nessa era, você precisa encarar a liderança como a grande responsabilidade de despertar o potencial das pessoas ao redor e investir em seu crescimento. 

Um bom exemplo a ser seguido é o do CEO da Microsoft, Satya Nadella, eleito o 5º maior líder global de 2019 pela Fortune. 

Sob sua direção, a Microsoft está em plena ascensão com as novas soluções digitais como Dynamics 365, Office 365, Power BI e Azure.  

Esta é sua visão sobre liderança: 

“Um líder deve enxergar as oportunidades externas e as competências e cultura internas – e todas as suas conexões — e reagir a elas antes que se tornem mais uma obviedade do senso comum.” 

E sobre o papel do CEO: 

“Há algo que somente o CEO pode fazer: dar aquele tom capaz de capturar a alma coletiva da organização.” 

Não à toa, Nadella é famoso pelo estilo de liderança empática, que prioriza as pessoas para desenvolver grandes talentos.  

Assim, ele conseguiu transformar a cultura da Microsoft e mudar completamente a direção da empresa em apenas 5 anos.  

Como ser um bom empreendedor começando do zero 

Se você está começando do zero, há um longo aprendizado de como ser um bom empreendedor pela frente. 

Confira algumas dicas para encurtar o caminho até o sucesso. 

Inspire-se nos melhores exemplos 

Se inspirar em bons nomes é algo importante para o empreendedor

Como vimos, não faltam exemplos de líderes inspiradores para motivar você a transformar suas ideias em negócios. 

É importante lembrar que não existem empreendedores natos, pois as competências gerenciais não estão no DNA. 

Ou seja: é possível construir seu estilo e habilidades de liderança, e para isso você precisa de boas referências. 

Para começar, que tal revisar os rankings da Fortune e descobrir quem são os grandes líderes e empreendedores do ano?   

Parta de um propósito 

O propósito é o ponto de partida de qualquer negócio, que dá forma à missão, visão e valores da empresa. 

Por isso, você precisa se perguntar qual a razão de existir do seu futuro negócio e definir qual será a proposta de valor antes de tudo. 

Você quer facilitar o trabalho de alguém? Mudar a forma com que as pessoas consomem algo? Melhorar a qualidade de vida em um nicho específico? 

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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