Como conseguir clientes: do zero até a fidelização de cada um

Conheça dicas eficientes para conseguir mais clientes, aprenda como otimizar a prospecção, como se destacar da concorrência e muito mais.
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Qualidade de vida no trabalho

Precisa descobrir como conseguir clientes do zero? Já tem clientes, mas precisa alcançar um número muito maior? Então vem com a gente!

Sabemos que conquistar clientes não é uma tarefa fácil, pois a competitividade é grande, a verba é curta e os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Mas, se você mirar no público certo e tiver uma boa proposta de valor, o resto pode ser resolvido com boas táticas de marketing e prospecção.

É isso que você vai aprender no nosso guia de como conseguir clientes, com 11 estratégias certeiras e muitas dicas valiosas.

Continue lendo e saiba como conquistar clientes o mais rápido possível!

Como conseguir clientes: a questão-chave

“Como conseguir clientes” é a questão-chave para quem quer empreender do zero – e até mesmo quem já está nessa jornada há algum tempo.

Afinal, vivemos em plena era do foco no cliente, em que as empresas disputam a atenção dos consumidores em um mercado ultracompetitivo.

Estudos mostraram que mais de 60% das empresas estão preocupadas com a experiência do cliente.

Segundo um estudo da Deloitte empresas “customer centric” (cliente no centro) são 60% mais lucrativas do que empresas “product centric” (produto no centro).

Outro fator importante é que o novo consumidor é muito mais exigente e confia mais nas informações de seu círculo social ou de formadores de opinião, além de estar muito bem-informado e hiper conectado.

Para quem está começando, principalmente, saber como chamar clientes e garantir a atenção deles nesse mar de informação não é uma tarefa tão simples.

Mas, com as estratégias certas, é possível aproveitar as tendências da era digital para prospectar e conquistar clientes – e é disso que vamos falar nos próximos tópicos.

Prepare-se para conseguir novos clientes – ou primeiros

Antes de entender como conseguir clientes, é importante revisar seu plano de negócio para ter certeza de que está no melhor caminho.

Afinal, de nada adianta usar as estratégias mais avançadas de aquisição de clientes se você não mirar no público-alvo certo, com a solução certa.

Para dar seus primeiros passos, você precisa, no mínimo, conhecer a fundo seus potenciais clientes e o nicho de mercado.

Aproveite e confira no vídeo abaixo como escolher o nicho de mercado ideal para sua MEI:

O ideal é ter um plano de marketing completo com uma área dedicada aos clientes, na qual você deverá listar suas personas (personagens semi-fictícias que representam seu cliente ideal) e compatibilizar seu produto ou serviço com esse público.

Uma ferramenta útil para isso é o Business Model Canvas ou Quadro de modelo de negócios, que permite esboçar seu modelo de negócio em um mapa visual.

Nele, você terá que descrever o público-alvo, seus segmentos e canais de comunicação, além de definir qual será a proposta de valor para esses consumidores.

Assim, você poderá responder às perguntas-chave da aquisição de clientes:

  • Qual valor será entregue aos clientes, ou seja, como a solução vai resolver os problemas dos consumidores?
  • Quais benefícios serão entregues por meio da oferta e quais necessidades serão atendidas?
  • Quais os diferenciais da oferta em relação à concorrência?

Se quiser se aprofundar ainda mais, você pode usar o Value Proposition Canvas ou Canvas de Proposta de Valor: um modelo gráfico que permite compreender a fundo a realidade do cliente e entregar uma solução sob medida.

Você deverá preencher o modelo com as tarefas funcionais, sociais e emocionais que o cliente executa no dia a dia, suas dores mais frequentes e ganhos exigidos e esperados.

A partir desse panorama das necessidades do consumidor, você poderá determinar como seu produto pode aliviar as dores, agregar valor e gerar ganhos para os seus clientes nos mínimos detalhes.

Todo esse planejamento tem um único objetivo: garantir que o seu produto ou serviço tenha o “fit” ideal com o público-alvo escolhido, que é a premissa básica para adquirir novos clientes.

Como conseguir clientes: 6 estratégias certeiras

Agora sim, você está pronto para aprender como conseguir mais clientes e alavancar seu negócio.

Confira 6 dicas de como conquistar clientes:

1. Comece pela sua própria rede de contatos

Antes de pensar em como atrair clientes pela internet ou como conseguir clientes no Instagram, aposte na sua rede de contatos!

Exatamente: comece usando o bom e velho networking para promover seu negócio entre amigos, familiares, parceiros e contatos profissionais.

Se você já tiver outro negócio, pode aproveitar para promover sua nova iniciativa entre seus clientes fidelizados. Se tiver recebido apoio de investidores, peça que divulguem o negócio em suas redes para ampliar o alcance inicial.

Afinal, o marketing de referência (o tradicional “boca a boca”) continua sendo uma das dicas do que fazer para atrair clientes mais poderosas, e as indicações têm que partir de algum lugar no início do negócio.

2. Tenha uma conversa de elevador engatilhada

A famosa conversa de elevador (do inglês elevator pitch) é uma mini-apresentação que vende uma ideia, produto ou serviço em menos de um minuto – o tempo de uma conversa de elevador.

A técnica surgiu entre os empreendedores de startups, que precisam aproveitar cada oportunidade de conseguir investidores onde quer que estejam.

Logo, você pode usar essa estratégia na prospecção de clientes, criando seu próprio discurso para falar rapidamente sobre os benefícios, diferenciais e valor do seu negócio a qualquer hora e lugar.

3. Esteja no Google Meu Negócio

Essa até poderia ser uma dica de como captar clientes pela internet – que veremos a seguir – mas trouxemos para cá!

Quer saber como chamar clientes para seu estabelecimento? Então, esteja no Google Meu Negócio.

Isso porque, segundo dados, 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos.

Outra pesquisa mostra que 1 em cada 2 pessoas confiam nos comentários on-line tanto quanto recebidos pessoalmente. E 77% lê comentários para decidir entre dois ou mais negócios.

Estar no Google aumentar as chances da sua empresa ser escolhida em 13 vezes.

Já sabe como chamar clientes para seu estabelecimento, certo? 😉

4. Capriche na vitrine (se sua loja for física)

Uma boa dica de como conseguir clientes para sua loja física é caprichar na decoração e na vitrine.

Mas cuidado com excesso, já que muita informação pode confundir o seu futuro consumidor. Menos pode ser mais.

Aproveite também as datas comemorativas para postar em decorações diferentes que chama mais atenção das pessoas. Além disso, destaque promoções e liquidações – inclusive para essas datas.

Tenha um calendário promocional para te apoiar nessas horas!

5. Treine sua abordagem de venda

Ninguém quer perder novos clientes na abordagem de vendas, não é mesmo?

Por isso, também capriche na forma de abordar o cliente, seja na sua loja, na internet ou na rua. Seja receptivo, ajude-o a encontrar o produto que ele busca, e assim por diante.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, então capriche nessa etapa de como conseguir clientes.

6. Faça parceiras

Essa dica é ótima, seja para quem está começando ou para quem está buscando como conquistar novos clientes.

As parcerias entre empresas geram oportunidades para ambas as marcas em aumento de base de clientes, criação de novas promoções de vendas, visibilidade, e muito mais.

Você conhece alguma marca que possa te ajudar a conquistar novos clientes?

5 dicas de como captar clientes pela internet

Você sabe quais são as melhores estratégias de como captar clientes pela internet?

74% dos brasileiros usam redes sociais para realizar suas compras, segundo pesquisa, e seus novos clientes provavelmente estão nessa estatística. 53% usam o Google Shopping, 50% o Instagram e 43% o Facebook.

Confira 5 dicas de como conquistar clientes:

1. Invista no marketing de conteúdo

O digital é um universo repleto de oportunidades para empreendedores iniciantes, pois oferece estratégia de marketing para atrair clientes de maneiras mais acessíveis e eficientes de divulgação online.

Uma das mais comuns é o marketing de conteúdo, que consiste em atrair um público segmentado com a produção de conteúdo de alto valor.

Então, você já pode começar criando seu blog e produzindo conteúdos ricos como artigos, e-books, podcasts, infográficos e qualquer material que seja relevante para o público e mostre sua autoridade na área.

A vantagem é que você pode atingir um grande público com pouco dinheiro, se conseguir se destacar na qualidade e relevância.

2. Otimize seu site para SEO

Caso você siga a estratégia de marketing para atrair clientes que comentamos acima, também faça uso do SEO – dica bônus de como conseguir clientes.

O SEM (Search Engine Marketing) é outro caminho fundamental para conseguir seus primeiros clientes, pois lista sua empresa nos resultados dos principais buscadores (notadamente, o Google).

Para alavancar seu tráfego orgânico (não pago), você terá que produzir conteúdo com as palavras-chave que traduzem as intenções de busca de seus clientes, além de usar as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Uma boa dica é usar as palavras-chave de cauda longa, que são frases acima de três palavras que atraem visitantes mais segmentados e aumentam suas chances de conversão.

3. Construa sua lista de contatos

Para que a estratégia de marketing de conteúdo funcione, você precisa captar os leads (potenciais clientes), obtendo cadastros dos visitantes em troca de conteúdos interessantes.

E agora? Como conseguir contatos de pessoas?

Você pode fazer isso com uma landing page (página de captura), por exemplo, em que os usuários precisam preencher seus dados para baixar um e-book.

Assim, você terá sua primeira lista de leads e poderá nutri-los com conteúdos exclusivos e promoções via e-mail, até fechar as vendas e convertê-los em clientes.

4. Esteja nas principais mídias sociais

É claro que as mídias sociais são excelentes fontes para conseguir novos clientes, se você souber usá-las.

Por isso, escolha as redes sociais que seu público mais usa e produza conteúdos sob medida para gerar interações e engajamento, seguindo as melhores práticas de cada plataforma.

As principais são: Facebook, Instagram, Tiktok e Pinterest.

Quer saber como conseguir clientes no Instagram? Confira nosso conteúdo voltado para Instagram para Empresas!

Você também pode usar as ferramentas de impulsionamento e criação de anúncios patrocinados, como o Facebook Ads, Instagram Ads e Twitter Ads – uma ótima forma de alcançar um público segmentado com baixo orçamento.

Veja como fazer publicidade nas redes sociais!

5. Invista no marketing de influenciadores

A estratégia de fechar parcerias com formadores de opinião para promover um produto ou serviço é antiga, mas ganhou uma nova dimensão com os influenciadores digitais.

Os números já mostram que nano influenciadores (a partir de mil seguidores)  estão ganhando espaço em pequenas empresas.

Para você, que está começando, pode ser extremamente vantajoso contar com um influenciador nas mídias sociais para promover seu negócio de forma autêntica.

Mas lembre-se: ele deve ter uma identificação com seu público-alvo e representar os valores da sua marca, para que a estratégia funcione!

Faça de seus novos clientes promotores da sua marca

Agora que você sabe como conseguir clientes, também precisa estar pronto para transformá-los em promotores da sua marca – para isso é fundamental que você saiba fidelizar clientes.

Para isso, você terá que oferecer uma experiência incrível e diferenciais exclusivos, além de prestar o melhor atendimento ao cliente antes, durante e no pós-venda.

Se tiver sucesso na retenção e fidelização, seus primeiros clientes poderão atrair muitos outros com indicações, além de garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Você descobriu qual a melhor estratégia de marketing para atrair clientes para sua empresa?

Enfim, já escolheu sua tática preferida de como conseguir clientes? Boa sorte 💙

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