Como usar o WhatsApp para empresas e melhorar o seu negócio

O WhatsApp para empresas é ideal para agilizar a comunicação com seus clientes. Veja 7 dicas para usá-lo a favor do seu negócio.
6 minutos de leitura
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O WhatsApp para empresas pode agilizar a comunicação com os clientes e ser um grande aliado do seu negócio. Além dos recursos do aplicativo padrão, ele traz funções úteis para organizar seus contatos e conversas, promover seus produtos ou serviços e melhorar a relação com os clientes.

Tudo isso na mesma interface que você já está acostumado e com a vantagem de ser gratuito e fácil de usar.

Então, se você quer se comunicar melhor com os clientes e aumentar suas vendas, é melhor continuar a leitura e conferir nossas dicas para usar o WhatsApp para empresas.

O que é WhatsApp para empresas

O WhatsApp para empresas, ou WhatsApp Business, é a versão profissional do aplicativo de mensagens mais famoso do Brasil, feita especialmente para os pequenos negócios. O app foi lançado no país em janeiro de 2018 e está disponível para download gratuito no Google Play e Apple Store.

Seu objetivo é servir como uma plataforma de comunicação e interação com os clientes, que permite automatizar, classificar e responder rapidamente mensagens.

Claro que, bem antes da versão para negócios, as empresas já usavam o mensageiro para falar com seu público. Prova disso é que 76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, publicada em abril de 2020.

Mas a diferença é que o WhatsApp Business é pensado para ajudar a conectar as empresas aos consumidores, com recursos para captar e atender clientes, divulgar produtos e serviços e aumentar as vendas.

Como funciona o WhatsApp para empresas

Basicamente, o WhatsApp para empresas permite que você crie uma conta comercial e fale com seus clientes em nome do negócio. Nessa conta, você poderá exibir informações úteis como endereço, descrição, dados de contato, localização, horário de funcionamento e site da empresa, por exemplo.

Além disso, há recursos exclusivos para ajudar você a gerenciar várias conversas de uma vez e enviar respostas rápidas aos clientes, com muito mais praticidade do que na versão padrão do app.

Para abrir sua conta comercial no WhatsApp, é só baixar o aplicativo gratuitamente, criar sua conta e iniciar as conversas.

Nessa hora, é bom lembrar que você pode usar o WhatsApp padrão e o WhatsApp Business no mesmo celular, mas com números diferentes, desde que tenha dois chips no aparelho.

Para quem é o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp para empresas é voltado exclusivamente aos pequenos negócios que querem melhorar sua comunicação com os clientes em uma única conta. No contexto brasileiro, estamos falando de micro e pequenas empresas, que não precisam de recursos muito complexos para gerenciar o relacionamento com seu público.

Para as médias e grandes empresas, o WhatsApp lançou outro serviço chamado WhatsApp Business API, que consiste em uma API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) integrada ao sistema da organização.

Nessa versão, o programa permite a atuação de vários atendentes na mesma conta e integração total às aplicações da empresa, além de recursos avançados de CRM e automação com chatbots (robôs de conversação). 

Para atender a essas funções mais robustas, a API do WhatsApp Business é um serviço pago que só pode ser adquirido por meio dos provedores parceiros do Facebook. Hoje é usado por empresas como Booking, Uber, Wish iFood e Sale Stock.

Vantagens de usar o WhatsApp para empresas

Você já deve imaginar quais são as vantagens de usar o WhatsApp para empresas, já que estamos falando do mensageiro mais popular do país.

Veja o que você tem a ganhar com o aplicativo!

Grande potencial de alcance

Hoje, o WhatsApp tem 120 milhões de usuários no Brasil e está instalado em nada menos que 99% dos smartphones, segundo a pesquisa da Mobile Time/Opinion Box. Outro dado importante é que 93% dos usuários do mensageiro afirmam usá-lo todos os dias.

Ou seja: dificilmente sua empresa terá o mesmo alcance em outra plataforma, tampouco poderá manter contato direto com clientes de todo o país.

Maior agilidade no atendimento

Ainda segundo a pesquisa sobre mensageria no Brasil, 77% dos consumidores que se comunicam com empresas buscam tirar dúvidas e pedir informações, enquanto 65% querem receber suporte técnico.

Logo, o WhatsApp para empresas pode se transformar em um poderoso SAC e permitir um atendimento ao cliente mais ágil e personalizado. E quanto mais rápido você responder aos seus clientes, maior será o grau de satisfação, engajamento e fidelização.

Possibilidade de enviar ofertas e promoções

A pesquisa também mostrou que 61% dos usuários do WhatsApp querem receber promoções e 54% pretendem comprar produtos e serviços pelo app.

Então, o WhatsApp para empresas é o lugar certo para divulgar suas novidades, tendências, promoções e ofertas imperdíveis.

Além disso, você pode conduzir todo o processo de venda e negociação pelo app, dependendo do modelo de negócio.

Oportunidade de estreitar relacionamentos

O WhatsApp para empresas também é perfeito para estreitar seu relacionamento com o cliente, graças ao seu apelo de proximidade e confiança.

Isso porque o consumidor fica muito mais tranquilo quando sabe que pode se comunicar com a marca a qualquer momento, receber atendimento via WhatsApp e solucionar suas dúvidas em instantes.

Então, essa é sua oportunidade de construir relações mais sólidas com seu público e caprichar na experiência do cliente.

7 dicas para usar o WhatsApp Business como aliado

Para aproveitar todo o potencial do WhatsApp Business, você precisa saber como usar os recursos do app a favor do seu negócio.

Confira dicas valiosas para acertar na gestão.

1. Defina o objetivo do canal

Antes de começar a usar seu WhatsApp para empresas, é fundamental definir qual será o objetivo desse novo canal.

Por exemplo, há empresas que usam o mensageiro exclusivamente para SAC e atendimento ao cliente, enquanto outras centralizam seu marketing direto na ferramenta e até conduzem seu processo de venda (com exceção do pagamento).

Cabe a você decidir qual uso se encaixa melhor no seu negócio e deixar claro para os clientes quais são os limites do contato por WhatsApp.

2. Use as etiquetas para se organizar

O WhatsApp Business oferece um recurso interessante para categorizar seus contatos e conversas: as chamadas “etiquetas”.

Você pode usar as etiquetas padronizadas (novo cliente, novo pedido, pagamento pendente etc.) ou criar suas próprias, e então adicioná-las a cada conversa ou contato para controlar melhor o atendimento.

3. Crie listas de transmissão

As listas de transmissão do WhatsApp Business permitem que você organize seus clientes em grupos e envie mensagens padronizadas para vários contatos de uma vez. Assim, você pode segmentar seus clientes e enviar comunicações certeiras, como ofertas especiais para o grupo dos clientes que mais compram de você, por exemplo.

Mas, vale lembrar que o limite de cada lista é de 256 contatos e que você só consegue enviar mensagens em massa para quem adicionou sua conta comercial nos contatos.

4. Crie respostas rápidas

A função “Respostas Rápidas” do WhatsApp para empresas permite que você salve mensagens que usa com frequência para responder às perguntas mais comuns dos clientes.

Na parte de configurações, você poderá editar três tipos de mensagens:

  • Mensagem de ausência – é a mensagem padrão que será enviada quando você não puder atender aos clientes (ex: fora do horário comercial), para que eles saibam quando serão respondidos;
  • Mensagem de saudação – é a mensagem de boas-vindas para novos clientes no primeiro contato com a empresa;
  • Respostas rápidas – são respostas que você mesmo cria a partir das perguntas mais comuns feitas pelos clientes, como prazo de entrega, preços de produtos e serviços, forma de pagamento etc.

O WhatsApp Business também permite que você crie um catálogo com produtos e serviços e inclua preços e descrições, com direito a até 10 imagens.

Antes, os catálogos só podiam ser compartilhados nas conversas, mas o WhatsApp passou a permitir o compartilhamento em sites e redes sociais desde julho de 2020.

6. Use as estatísticas

Outro recurso estratégico do WhatsApp para empresas é a seção de Estatísticas, disponível em Configurações da Empresa.

Nela, você tem acesso a métricas importantes que mostram o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Dessa forma, você consegue avaliar como anda o desempenho da comunicação pelo app e se os clientes estão interagindo com a empresa.

7. Divulgue seu WhatsApp

Por fim, é importante que você divulgue e promova sua conta do WhatsApp Business para alcançar o maior número de clientes possível.

Desde julho de 2020, o WhatsApp facilitou essa tarefa incluindo o QR Code nas opções de divulgação.

Assim, os clientes já podem iniciar conversas com a sua empresa apontando a câmera do smartphone para o código — ou seja, hora de espalhar seu QR Code por embalagens, flyers, banners, vitrines e onde mais couber.

Outra dica é criar anúncios no Facebook que direcionam o cliente para a conversa no WhatsApp, para que seu público-alvo te encontre diretamente no app após clicar no anúncio.

Entendeu como usar o WhatsApp para agilizar a comunicação com seus clientes? Comente qual dica foi mais útil e se você já está usando o app!

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