Entenda tudo sobre o Crédito do Trabalhador, como funciona, quem pode solicitar, e como obter essa nova modalidade de empréstimo que já é uma realidade para muitos trabalhadores.

O Crédito do Trabalhador, ou Novo Consignado Privado, é uma espécie de empréstimo com prazo flexível, juros mais baixos e desconto direto no contra-cheque. Por esses motivos, esse tipo de crédito costuma ser uma solução financeira mais acessível.
Como funciona o Crédito do Trabalhador?
De forma totalmente digital, o Crédito do Trabalhador pode ser solicitado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Para isso, basta você autorizar, conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho acessem suas informações pessoais essenciais (nome, CPF, margem salarial disponível para consignação e tempo de empresa, etc).
Após esse processo, as instituições financeiras têm até 24h para enviar suas ofertas personalizadas. Com isso em mãos, você pode comparar as propostas e analisar qual delas é mais vantajosa para o seu momento financeiro.
Quem tem direito ao Crédito do Trabalhador?
O Crédito do Trabalhador está disponível para todos os trabalhadores do setor privado com Carteira Assinada, inclusive pessoas que estejam negativadas (sujeito à análise).
Passo a passo para solicitar o Crédito do Trabalhador
Se você tem direito ao Crédito do Trabalhador e deseja solicitá-lo, o processo é o seguinte:
- Caso ainda não tenha em seu celular, baixe o app CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
- Simule o valor do crédito que você está buscando
- Autorize o compartilhamento das suas informações para as instituições financeiras
- Aguarde até 24h para o retorno das propostas das instituições financeiras.
- Escolha qual oferta é mais vantajosa para você.
- Siga o fluxo para contratação da proposta
Qual o valor do Crédito do Trabalhador?
O limite do Crédito do Trabalhador é calculado com base na margem consignável, que para a CLT é de 35%.
Isso significa que o valor máximo que pode ser descontado do seu salário não pode ultrapassar 35% da sua renda.
Por isso, o valor disponibilizado para você irá depender da sua renda, da análise de crédito realizada e das políticas da instituição financeira escolhida.
Quem tem nome sujo pode pedir empréstimo para trabalhadores?
Sim, a solicitação do Crédito do Trabalhador está disponível para todos os trabalhadores com Carteira Assinada, independente de estar negativado ou não.
O Crédito do Trabalhador pode ser um ótimo negócio para quem quer organizar sua vida financeira, realizar um sonho ou até financiar um novo projeto.
Aproveite essa nova modalidade de empréstimo pensada para o trabalhador brasileiro.