Em um mercado tão competitivo como o atual, entender o que as empresas estão fazendo, principalmente aquelas que podem competir com você, torna-se essencial. Por isso, viemos aqui hoje para falar sobre análise de concorrência.
Neste conteúdo, iremos te mostrar como a análise de concorrência vem se tornando cada vez mais necessária no mundo dos negócios, além de ensinar o passo a passo de como realizar uma na sua MEI.
Não fique de fora dessa, entenda mais sobre o seu mercado e aumente as chances de faturar mais! Vem com a gente.
O que é uma análise de concorrência?
A análise de concorrência ou análise de mercado, atividade bastante comum nas empresas, possui o objetivo de entender quem são e como atuam os concorrentes diretos e indiretos de um negócio.
Dentro do processo de análise de concorrência é possível entender como essas empresas se comportam com o público, quais são os preços de seus produtos ou serviços, como é realizada a gestão de marca e negócios, além de enxergar a visão que os clientes possuem delas.
Para que a sua MEI ofereça os melhores serviços para o público desejado, conquiste mais clientes e fidelize os já existentes, realizar uma análise de concorrência é essencial!
Qual a importância da análise de concorrência para a sua MEI?
Se você possui planos com o seu negócio – deseja crescer e conquistar o sucesso, seja como MEI ou qualquer outro tipo de CNPJ, o desenvolvimento de uma boa análise de concorrência é um dever de casa que precisa estar presente no seu plano de negócios.
O que é um plano de negócios e qual sua importância para o MEI?
Com a análise de concorrência, você terá mais clareza nas ações comerciais que precisam ser tomadas, identificará os riscos e oportunidades presentes no mercado e, como consequência, conseguirá concentrar suas energias no que realmente importa para o negócio.
Resumindo a importância de uma análise de concorrência em três tópicos, podemos citar:
- O aumento nas suas vendas e no faturamento da empresa;
- A capacidade de oferecer seus produtos ou serviços para as pessoas certas;
- Investir tempo e dinheiro na direção certa para o sucesso.
Como fazer uma análise de concorrência em 4 passos
Chegou a hora de colocar a mão na massa e tirar do papel a análise de concorrência da sua MEI.
Para isso, é necessário seguir quatro passos principais com bastante atenção e dedicação. Afinal, uma análise de mercado bem executava pode transformar o seu negócio.
1 – Defina o objetivo da análise
De nada adianta sair executando um análise de concorrência sem saber, com clareza, qual é o objetivo específico disso tudo.
Mas o que é esse tal de objetivo específico?
Pois bem, antes de realizar uma análise de mercado, você precisa definir o que deseja descobrir ao final da atividade. Podemos citar como exemplo:
- Entender até que preço posso colocar nos meus produtos ou serviços, de acordo com o público do negócio;
- Melhorar o posicionamento da marca, seja no sentido de torna-la mais conhecida pelo atendimento prestado, qualidade dos produtos ou rapidez na entrega;
- Conquistar novos clientes ou aumentar a fidelização de quem já comprou com você.
E por aí vai! São apenas algumas sugestões, mas cabe a cada negócio definir o objetivo central da análise de concorrência a ser realizada.
2 – Identifique os seus concorrentes
Todos os tipos de negócios possuem concorrência, sem exceção. E, possivelmente, você deve conhecer ao menos uma meia dúzia de empresas similares à sua ou que competem de alguma forma no mesmo mercado.
Para abrir a sua mente e aumentar a visão de concorrência, é importante explicar que existem dois tipos principais: os concorrentes diretos e indiretos.
Concorrentes diretos – São os concorrentes que vendem produtos ou serviços semelhantes aos seus, com uma faixa de preço e público parecidos.
Exemplo: Uber e Taxi. É um exemplo tradicional de concorrência direta, pois ofertam os mesmos serviços para públicos parecidos e preços relativamente semelhantes.
Concorrentes indiretos – Os concorrentes indiretos podem não ser tão fáceis de se identificar. São empresas que oferecem produtos ou serviços diferentes, mas dependendo do momento, da faixa de preços e do público-alvo, acabam disputando a preferência das pessoas ou empresas entre si.
Exemplo: uma lanchonete que vende hambúrguer e uma MEI que vende marmitex. Elas oferecem produtos diferentes, mas podem se tornar concorrentes, já que ambos vendem comida e, se possuírem preços semelhantes para públicos parecidos, podem influenciar a decisão do cliente.
Seja criterioso na identificação dos seus concorrentes, mas permita-se considerar a concorrência indireta. Muitas vezes, ela morde uma grande fatia do mercado sem ao menos você saber disso.
3 – Levante as informações sobre seus concorrentes
Após definir o objetivo central do estudo e mapear os principais concorrentes para seus produtos ou serviços, chegou a hora de levantar as informações para montar a análise de concorrência.
Nesta etapa, procure coletar todos os tipos de dados que sejam relevantes para a sua pesquisa. Uma boa opção é realizar o mapeamento dos pontos fortes e fracos dos concorrentes. Ou seja, anotar todos os aspectos positivos e negativos encontrados em cada empresa analisada.
Você pode fazer isso a partir de diversas formas:
- Pesquisando o nome das empresas no Google e olhando seus sites;
- Visitar as redes sociais das empresas (Instagram, Facebook etc.);
- Entrando em contato com elas para orçar pedidos. Você conseguirá avaliar a qualidade no atendimento pelo telefone, chat ou e-mail;
- Visitar os estabelecimentos para avaliar a aparência, organização, hospitalidade, atendimento presencial (agilidade e simpatia) etc.;
- Pesquisar por avaliações de clientes contando sobre a experiência da compra (isso pode acontecer pelo Google ou em aplicativos, caso a concorrência ofereça serviços por lá);
- Perguntar à elas em quais regiões o serviço é oferecido e o tempo de entrega;
- Entre outras opções.
Existe um ponto em especial que você deve se atentar na hora de coletar as informações sobre seus concorrentes: Trabalhe apenas com dados reais, sem qualquer tipo de suposição ou “achismos”.
As vezes, pensamos que os concorrentes estão faturando mais, conquistando mais ou menos clientes e vendendo em altas quantidades. Pode não ser assim. Se você visitou algum estabelecimento e ele estava vazio ou lotado, vá mais de uma vez.
Busque sempre registrar informações com o maior nível de imparcialidade que conseguir. E seja honesto, se você acha que não consegue ter essa visão imparcial, peça para um amigo ou funcionário para essa coleta de informações no seu lugar.
4 – Faça uma análise do estudo realizado
A etapa três provavelmente te trouxe algumas ideias ou observações ainda durante o processo de coleta dos dados. Contudo, é aqui na fase quatro da análise de concorrência que você irá organizar todas as informações e então entender quais ações tomar para alcançar o objetivo esperado.
Existe uma ferramenta de análise bastante conhecida no mundo dos negócios e simples de ser executada, capaz de organizar todos os dados extraídos. O nome dela é análise SWOT ou análise FOFA.
Esta Análise é um diagnóstico para você entender como estão os concorrentes analisados. Ela possui 4 etapas a serem preenchidas:
- Strengths = Forças – O que há de melhor na empresa;
- Weaknesses = Fraquezas – O que ela precisa melhorar;
- Opportunities = Oportunidades – Quais fatores externos podem ajudar o negócio;
- Threats = Ameaças – Quais fatores externos podem prejudicar o negócio.
Análise SWOT – Faça um mapa de oportunidades para o seu negócio
Faça uma análise SWOT para todos os concorrentes analisados e utilize todos os dados coletados neste processo.
Por fim, quando tiver uma SWOT para cada empresa, olhe uma a uma e entenda como a sua MEI pode se adaptar ou melhorar para aproveitar as oportunidades eu surgiram.
Uma maneira de enxergar isso é realizando (também), uma análise SWOT do seu negócio!
Aprenda a fazer a análise SWOT da sua empresa assistindo o vídeo abaixo:
E ai, entendeu a importância e como fazer uma análise de concorrência para a sua MEI?
Caso tenha alguma dúvida, envie pra a gente nos comentários e conte com a MEI Fácil em todos os momentos da sua jornada como MEI!
Já conhece a MEI Fácil?
Se você ainda não tem sua conta MEI Fácil, que tal abrir uma e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer?
Com a nossa conta você tem acesso a todos os serviços dos bancos tradicionais, mas de forma digital e sem qualquer custo nas transações diárias.
Você pode pedir a sua Maquininha de cartão, o cartão de crédito MEI Fácil e gerar boletos de cobrança, essenciais para o sucesso de uma MEI.
E mais: com a conta MEI Fácil é possível pagar fornecedores, receber de clientes e realizar transferências, tudo em um só lugar.
Para facilitar ainda mais a organização financeira da sua empresa, com a conta MEI Fácil você também tem maior controle sobre os seus gastos por meio da emissão de extratos e do registro do dinheiro que sai diretamente no aplicativo, o que evita surpresas no fim do mês.
Não perca tempo, abra a sua conta MEI Fácil agora mesmo! É só clicar aqui.