Que tal começar a ganhar dinheiro em casa com artesanato de resina? Essa pode ser mais uma fonte de recursos financeiros para complementar o seu orçamento doméstico e, quem sabe, até virar a sua renda principal.
Para isso, você deve ter as estratégias certas para confeccionar e vender os seus produtos.
Ficou curioso e quer saber como fazer e vender o artesanato de resina?
Então continue a leitura!
O que é artesanato de resina?
Artesanato de resina é um trabalho manual cuja matéria-prima para confecção dos objetos é um tipo de polímero semilíquido (plástico líquido). Esse material se torna rígido quando se mistura com um agente endurecedor, que funciona como um catalisador.
Existem vários tipos de resina, sendo que as naturais são extraídas das árvores. Apesar de ser encontrada na natureza, também existem resinas sintéticas, provenientes do petróleo, por exemplo, além de outras fontes não renováveis.
O artesanato de resina é feito, em grande parte, com resina sintética. Isso porque ela se adapta bem a determinadas superfícies, por possuir um aspecto viscoso, insolúvel na água e não cristalino.
Assim, esse material é usado para a fabricação de acessórios de resina, como brincos e colares, além de ser utilizado na confecção de itens de papelaria, como canetas, marcadores de páginas, porta-treco e apoio de mesa.
No entanto, o artesanato de resina se destaca mesmo é nos objetos de decoração, como luminárias, quadros, porta-retratos, vasos e diversos outros artigos.
Como fazer artesanato de resina? Passo a passo
Fazer artesanato de resina, como qualquer outra forma de trabalho artesanal, exige habilidade manual.
Se você gosta desse tipo de atividade e julga ter talento, é só começar.
Mas, para isso, considere primeiro algumas dicas relacionadas à sua saúde.
Preparação
A resina é tóxica e pode causar lesões na pele. Logo, requer atenção especial com as mãos do artesão, então é indicado usar luvas de vinil para se proteger.
Além disso, a matéria-prima pode causar intoxicação por inalação, sendo recomendado usar máscara e realizar as atividades em local arejado.
Com os cuidados de saúde adotados, é hora de começar.
Fabricação
Para começar você vai precisar de um molde. Ele garante a forma que você precisa para as suas peças e assegura que o objeto fique nivelado.
Os moldes podem ser de plástico ou silicone e, a depender da peça fabricada, talvez você também precise de um desmoldante.
A dica aqui é encher o molde de água antes de aplicar a resina no molde para você ter uma boa noção de quantidade. Com isso você economiza, já que evita desperdícios.
Dependendo da quantidade de catalisador e da marca, a resina demora entre 8 e 24 horas para secar.
Acabamento
A limpeza da resina para dar acabamento às peças deve ser feita com solvente.
Outra forma de garantir o acabamento é usar a resina sobre superfícies descartáveis, mas o custo da sua operação pode ficar mais alto nesse caso.
Para dar um toque especial de brilho nas suas peças você pode usar fibras de vidro. Com isso, o material cria mais resistência, mas aumente a proteção para não se cortar.
Quer se inspirar? Confira ideias de artesanato em resina no vídeo abaixo!
Onde comprar material de resina para artesanato?
Você encontra material de resina para artesanato em e-commerces e em lojas especializadas para matérias-primas de artesanato e papelaria, tanto físicas quanto virtuais.
Separamos, a seguir, alguns materiais que você vai precisar para trabalhar com artesanato de resina.
Confira a lista:
- Parafusadeira;
- Haste circular para furadeira;
- Lixa d’água 110, 220 e 320;
- Lixadeira;
- Espátula;
- Secador térmico (para retirar as bolhas após o derrame da resina no molde);
- Moldes;
- Pincel;
- Plastilina (similar a uma massinha de modelar; servirá para vedar o molde);
- Máscara com filtro;
- Balança;
- Nível;
- Parafusos de madeira;
- Luva de vinil;
- Serra tico-tico, serrinha ou serrote.
Curso de resina para artesanato
É possível fazer o curso de artesanato de resina pela internet.
Você pode assistir a tutoriais gratuitos no YouTube ou mesmo comprar um curso de artesanato de resina para iniciantes em plataformas de cursos livres online, como Hotmart e Udemy.
Para tanto, basta fazer uma pesquisa na web digitando “curso de artesanato de resina”.
5 dicas para vender artesanato de resina
Para vender artesanato de resina, você precisa de dedicação e criatividade, mas não apenas isso. É muito importante seu trabalho ser organizado e contar com um bom planejamento para dar lucro.
Comece pelas dicas abaixo e, depois, não deixe de ler também nosso guia sobre como vender artesanato pela internet!
1. Faça a precificação correta dos seus produtos
Um ponto fundamental para ter sucesso na precificação dos seus produtos é calcular os custos envolvidos.
Para isso, é necessário considerar os gastos com a compra de matéria-prima, além de despesas diversas (aluguel de espaço, água e luz, por exemplo) e a margem de lucro desejada.
Considere também o preço da concorrência para fazer uma precificação adequada, garantindo assim a sua competitividade no mercado.
2. Use a internet para vender seus produtos
A transformação digital possibilitou a quebra das fronteiras geográficas, e isso é ótimo para quem vende qualquer tipo de produto. Você pode começar vendendo os seus artesanatos de resina pelas suas redes sociais e em marketplaces.
Com o avanço das atividades, também pode apostar em uma plataforma de vendas própria.
Confira 10 dicas para sua marca ter sucesso nas redes sociais para negócios.
3. Diversifique as formas de pagamento
Oferecer várias formas de pagamento para o seu cliente vai ajudá-lo na decisão de compra.
Algumas alternativas são:
- Pagar à vista por boleto;
- Pagar com cartão de crédito;
- Pagar à vista por depósito ou transferência;
- Dividir ou não o valor da compra no cartão;
- Pagar via Pix.
4. Envie seus produtos em embalagens personalizadas
A experiência do cliente é muito importante para diferenciar o seu negócio. Uma forma simples de cativá-lo é enviar os produtos em embalagens personalizadas que podem ser feitas à mão, compondo assim as peças do seu artesanato de resina.
Lembre-se de que peças únicas sempre são mais valorizadas.
5. Formalize o seu negócio
Para expandir as vendas e crescer, é fundamental formalizar o seu negócio. Para tanto, é possível abrir um CNPJ de artesão como microempreendedor individual, o MEI. É só escolher o código CNAE 3299-0/99.
Faça isso de forma simples e rápida pelo app MEI Fácil por Neon! Assim, você consegue emitir nota fiscal e ainda confere mais profissionalismo para o seu negócio.
Sem contar que fica mais fácil conseguir crédito para expandir as suas atividades, possibilita prestar serviços para outras empresas, e você ainda melhora a relação com fornecedores.
Confira no vídeo abaixo tudo sobre o assunto:
Seguindo as dicas deste texto sobre artesanato de resina, seu negócio tem tudo para dar certo!