Os brindes para clientes são uma das estratégias mais utilizadas para garantir o fortalecimento da imagem da marca.
Afinal, ao demonstrar que se importa com seu público, a marca aumenta as chances de garantir a conexão afetiva necessária para promover a fidelização dos clientes.
Vale ressaltar que, para causar uma boa impressão, os presentes devem estar alinhados ao estilo da sua loja e perfil dos consumidores.
Para facilitar a sua vida, listamos 21 sugestões de possíveis brindes para você aumentar as vendas do seu empreendimento!
15 ideias de brindes para clientes
Pensar em possíveis presentes para os consumidores é uma tarefa que requer cuidado e atenção. Afinal, você não quer passar uma imagem equivocada ao escolher um brinde errado, não é mesmo?
Escolha sempre os presentes com base no perfil do seu público-alvo e na proposta da sua loja.
Para você se inspirar, confira nossa lista com 15 dicas imperdíveis de brindes!
1. Itens de papelaria
Cadernos, blocos de anotações, agendas e canetas: os itens de papelaria são a opção mais tradicional de presentes para consumidores.
Além de serem materiais fáceis de personalizar, são objetos muito úteis na vida da maioria das pessoas.
2. Necessaires e bolsas de viagens
Pequenas bolsas e necessaires são muito práticas, tanto para o dia-a-dia quanto para viagens, sendo comumente utilizadas para armazenar itens de higiene pessoal ou cosméticos.
3. Kit de costura
Se o seu empreendimento for do setor têxtil ou de artesanato, enviar pequenos kits de costura pode fazer muito sucesso entre os clientes.
É possível encontrar kits das mais diversas cores, caso seja necessário.
4. Kit de ferramentas
Para lojas do setor de construção, por exemplo, trabalhar com kits de ferramentas como brindes pode gerar uma impressão muito positiva em seus clientes.
Faça pesquisas de mercado e escolha os fornecedores de kits de maior custo-benefício.
5. Canecas
Diversas lojas trabalham com o envio de canecas para compras acima de determinado valor.
Trata-se de um presente de alto impacto, principalmente se a arte gráfica for caprichada.
6. Almofadas de pescoço
Assim como as necessaires, as almofadas de pescoço estão sempre presentes na rotina dos viajantes.
Graças ao conforto que proporcionam, as almofadas fazem uma boa propaganda das marcas.
7. Pingentes e outros acessórios
Empresas do ramo de acessórios sabem bem que um presente sempre faz a diferença, principalmente nas vendas online.
Para isto, basta separar um pequeno pingente ou colar, junto de uma mensagem bem acolhedora.
8. Chaveiros
Chaveiros são versáteis, agradando diversos estilos de consumidores.
Capriche na escolha do material e aposte na personalização com o logo da sua marca.
9. Carregador portátil
Caso você tenha um orçamento para brindes alto o suficiente, vale a pena investir em presentes diferenciados e de maior impacto.
Por exemplo, na era dos smartphones, os carregadores portáteis são presentes muito apreciados.
10. Caixinha de som
Assim como os carregadores, as caixas de som portáteis são presentes de destaque.
Procure bons fornecedores e negocie valores acessíveis, para não ultrapassar seu orçamento disponível.
11. Aromatizador de ambiente
Este é um clássico: pequenas embalagens de aromatizadores de ambientes.
Esta opção gera memórias sensoriais ligadas à marca, aumentando as possibilidades de vínculo afetivo com sua empresa.
Preste atenção para não escolher aromas muito fortes!
12. Garrafinha plástica
Sejam garrafinhas de vidro ou squeeze, o impacto desta categoria de brindes é imenso.
Afinal, trata-se de um objeto muito útil, principalmente para quem trabalha em escritório.
13. Suporte para celular
Parece simples, mas é extremamente útil: os suportes de celular facilitam a vida de quem faz videochamadas ou assiste a aulas, filmes ou séries pelos smartphones.
Também é possível optar pelos suportes de celular para fixar em automóveis.
14. Bolsa térmica
Quem tem dores no corpo sabe como uma bolsa térmica pode ser um alívio.
Escolha modelos de tamanhos variados, personalizando as bolsas com as cores e o logo da sua empresa.
15. Kit spa para pés
Fazer escalda-pés após uma intensa jornada de trabalho é extremamente relaxante, aliviando as preocupações do dia.
Se o perfil dos seus consumidores permitir, vale a pena investir neste brinde.
Por que oferecer brindes para clientes?
Brindes para clientes são produtos oferecidos gratuitamente pela empresa para fortalecer o relacionamento com o consumidor e aumentar as chances de fidelização.
O objetivo dessa tática é presentear o cliente com itens que sejam úteis para o seu dia a dia.
Por isso, os brindes são personalizados com o logotipo e cores do empreendimento, para que o cliente lembre da empresa toda vez que utilizar o produto. Isso gera uma memória positiva da marca e ajuda a fidelizar clientes.
Além disso, os brindes têm um baixo custo para a empresa, e são excelentes investimentos para aumentar as vendas, muitas vezes funcionando melhor do que estratégias de publicidade tradicionais.
Como os brindes ajudam nas vendas?
Distribuir brindes para clientes é uma estratégia de marketing consagrada, que funciona muito bem.
De acordo com uma pesquisa da SAP Hybris publicada na Consumidor Moderno, 57% dos brasileiros se sentem valorizados com benefícios como brindes, descontos e amostras grátis.
Quando você dá brindes personalizados aos clientes, está mostrando que sua empresa se preocupa em agradá-los, principalmente quando são úteis no dia-a-dia.
Esta abordagem funciona ainda melhor para pequenas empresas, uma vez que se trata de uma maneira econômica de criar proximidade com os consumidores.
Um brinde não precisa ser um item caro, basta que seja verdadeiramente útil e criativo.
Hoje, inclusive, existem várias formas de fazer seus próprios brindes à mão e encantar seus clientes gastando muito pouco.
Quando oferecer brindes para clientes?
Os brindes para clientes podem ser oferecidos nas mais diversas ocasiões. Por exemplo, é interessante distribuir brindes na inauguração da empresa, quando é preciso apresentar o negócio aos clientes locais.
Inclusive, os brindes também podem ser distribuídos a parceiros e fornecedores, para ampliar o alcance da marca.
Outra oportunidade para dar brindes é nas datas comemorativas. Nesse caso, é interessante ter um calendário com as ações programadas e fazer brindes temáticos para Dia das Mães, Natal, Páscoa, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc.
Uma data que combina muito com brindes é o Dia do Cliente. No entanto, nada impede que você distribua esses mimos em qualquer época do ano, quando quiser dar um up nas vendas.
O importante é contextualizar a ação para que o cliente entenda o propósito do presente e sinta que foi pensado especialmente para ele.
Como fazer brindes para clientes?
Para montar e distribuir corretamente os presentes, algumas etapas são importantes:
- Prospecte bons fornecedores: escolha materiais de boa qualidade e preço acessível;
- Compre em quantidade adequada: a estimativa correta do número de brindes vai evitar que faltem ou sobrem presentes demais;
- Aposte em embalagens agradáveis e diferenciadas: parte do charme do presente está na forma como ele é oferecido;
- Inclua no pacote cartões de mensagens: para tornar o presente ainda mais especial, envie pequenos textos contextualizando o motivo do presente;
- Caso possível, borrife um aromatizador específico para o perfume ser sempre vinculado ao seu empreendimento.
Por fim, mas não menos importante: se a entrega for presencial, capriche no atendimento!
O mais importante é garantir uma boa experiência ao cliente. Aliás, uma boa maneira de garantir um vínculo especial com os consumidores é fazendo seus próprios brindes!
Confira agora algumas ideias para você mesmo colocar a mão na massa.
Brindes para clientes baratos que você pode fazer
Seu orçamento está apertado, mas você quer investir em brindes para clientes?
Então, venha com a gente e coloque em prática nossas sugestões criativas e econômicas.
Espelho de bolsa
Se o seu negócio é voltado ao público feminino, os espelhos de bolsa sempre fazem sucesso.
E o brinde fica ainda melhor se você incluir uma mensagem personalizada para as suas clientes.
No vídeo abaixo, a loja @dress4uband ensina a fazer um espelho com uma mensagem motivacional para mulheres com materiais simples e baratos.
@dress4ubrand Todo mundo ama receber mimos ✨ não deixe de presentear suas cliente! #ecommerce #dicaempreendedor #empreendedorismo #brinde #brindespersonalizados ♬ som original – DRESS4U BRAND
Sabonetes artesanais
Você não precisa dominar a arte da saboaria para fazer um lindo sabonete artesanal para seus clientes.
Na receita mais simples de todas, você só precisa ralar um sabonete glicerinado comum, colocar água fervendo e derreter em banho-maria. Então, você pode usar uma forma de silicone com formatos divertidos para dar personalidade ao brinde.
O interessante dos sabonetes é que eles podem ser dados tanto para o público feminino quanto masculino — basta adaptar as cores e formatos.
Lacinhos de cabelo
Lacinhos de cabelo são brindes extremamente baratos que são úteis no dia a dia das mulheres (e dos homens com madeixas mais longas também). Você pode apostar em laços de diversas cores e texturas, e pensar em uma embalagem especial com alguma mensagem.
Além disso, você encontra tags personalizadas para lacinhos de cabelo na internet.
Docinhos em embalagem especial
Quem não gosta de ganhar docinhos?
Se você tem um público diverso, pode apostar em doces embalados de forma criativa como brindes para clientes.
Veja como a loja @raiinbowbllack preparou tubetes com confeitos de chocolate para seus clientes:
@raiinbowbllack 🌈Brinde novo😍 esse brinde é a cara da loja✨ #brindes #mm #chocolate #doces #clientes #mimos #foryou #fyy #happy #lojaonline #rainbowblack ♬ 动心 – 乔佳旭+王梓钰
Carteira em cartonagem
Já imaginou presentear seus clientes com belas carteiras feitas à mão?
Isso é possível com a técnica de cartonagem, que exige apenas papel cartão, um pouco de tecido e alguns materiais básicos como cola, régua, estilete e pincel.
Lembrando que esse brinde também pode ser adaptado para o público masculino.
Esmaltes
Um esmalte pode parecer um brinde muito simples à primeira vista, mas pode ser incrementado com a embalagem certa.
Veja como a prefeitura de São Paulo teve bom gosto neste brinde de Dia da Mulher que consiste em um esmalte amarrado a um cartão com uma bela mensagem:
No caso, tudo o que você precisa fazer é comprar os esmaltes no atacado por um bom preço e elaborar uma mensagem criativa de acordo com o contexto do brinde.
Você também pode utilizar outros objetos com a mesma proposta, como uma amostra de creme de barbear para o Dia dos Pais ou um brinquedinho para o Dia das Crianças, por exemplo.
Lembrancinha com suculenta
As suculentas são plantas bonitas, baratinhas e fáceis de cuidar que fazem muito sucesso com diversos públicos.
Então, uma boa ideia é dar mini suculentas de diferentes espécies como brindes para seus clientes, sempre acompanhadas de uma mensagem personalizada da sua marca.
Você encontra vários kits dessas plantinhas na internet e tem infinitas possibilidades para dar uma cara especial para elas.
Confira as ideias do canal do YouTube Lembrancinhas Online para embalar suas suculentas:
Viu só como não é difícil pensar em bons presentes para os clientes? Para estar por dentro de outras dicas para garantir o sucesso do seu empreendimento, continue lendo o blog MEI Fácil por Neon!