Captação de recursos: como fazer passo a passo

Pensando em fazer captação de recursos para a sua empresa? Veja dicas específicas para o momento de abrir e para o de expandir.
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Como fazer a captação de recursos para a sua empresa?

Todo negócio minimamente estruturado precisa passar pela fase de captação de recursos para começar as atividades ou para expandir.

Porém, ninguém ganha crédito na praça sem apresentar certas garantias.

No segmento empresarial, isso significa mostrar para possíveis investidores que a empresa não só pode honrar os compromissos assumidos como gerar lucro no longo prazo.

Veja a partir de agora como isso pode ser feito por meio de estratégias de planejamento e outras medidas para atrair capital.

O que é captação de recursos?

Captação de recursos é o processo de angariar fundos ou ativos financeiros para uma empresa ou projeto.

Com esse objetivo, a gestão busca no mercado por fontes de financiamento, a fim de sustentar as operações ou impulsionar o crescimento.

É uma parte essencial da gestão financeira, permitindo que empresas de todos os portes obtenham os meios necessários para atingir suas metas e garantir a continuidade das suas atividades.

Qual a importância da captação de recursos para as empresas?

Crescer, inovar e se adaptar às mudanças demanda investimento.

A fase de captação de recursos é onde as empresas podem atrair capital em diferentes cenários, tais como:

  • Expansão para novos mercados geográficos
  • Desenvolvimento de novos produtos ou serviços
  • Investimento em pesquisa e desenvolvimento
  • Aquisição de concorrentes ou empresas complementares
  • Pagamento de dívidas ou reestruturação financeira
  • Atualização tecnológica e digitalização.

Nada disso seria possível sem o devido aporte financeiro, principalmente em iniciativas expansionistas.

Assim, a captação de recursos é a medida que garante que uma empresa será bem sucedida em seus objetivos estratégicos.

Como fazer a captação de recursos para começar um negócio?

Assim como uma pessoa negativada não consegue crédito na praça, uma empresa que não se organiza terá dificuldades para financiar suas operações.

É preciso então arregaçar as mangas e fazer acontecer, cuidando primeiramente do planejamento para que futuros investidores se sintam atraídos.

Você precisará mostrar para eles que o seu negócio é viável e que o risco para quem vier a investir é mínimo.

Confira na sequência como fazer isso em 4 medidas estratégicas.

Não abra mão do plano de negócios

O plano de negócios é como uma bússola, orientando a gestão na etapa mais difícil, que é o início das atividades.

Nele, devem constar uma série de aspectos operacionais e estratégicos, como se fosse um “manual de instruções”.

Para isso, defina a visão, missão e valores que vão nortear as ações da empresa.

Descreva detalhadamente seu modelo de negócios por meio do modelo canvas, incluindo produtos, mercado-alvo e estratégia de marketing.

Faça uma análise SWOT

Já a análise SWOT avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

As forças internas dizem respeito ao que a sua empresa apresenta como vantagem perante os concorrentes e as fraquezas, suas vulnerabilidades.

Já as ameaças são representadas por todos os fatores que possam dificultar a vida da empresa, enquanto as oportunidades são representadas por eventuais brechas que podem ser exploradas em um mercado, pelos concorrentes ou pela legislação.

Use as Forças de Porter

Estar no mercado é competir, principalmente quando se está começando e as incertezas são maiores.

Nesse sentido, a análise das Cinco Forças de Porter é uma ferramenta valiosa para entender a dinâmica competitiva de um segmento. 

Consiste em analisar 5 elementos:

  1. Poder de barganha dos fornecedores
  2. Poder de barganha dos compradores
  3. Ameaça de produtos substitutos
  4. Ameaça de novos concorrentes
  5. Rivalidade entre concorrentes existentes. 

Faça benchmarking

Por sua vez, o benchmarking é uma técnica em que se faz a comparação das práticas e desempenho da sua empresa com as dos concorrentes diretos ou indiretos. 

Um bom ponto de partida é identificar empresas bem-sucedidas no seu setor e estudar suas estratégias, processos e resultados, para inspirar melhorias no seu negócio. 

Procure então identificar áreas onde você pode superar a concorrência e implementar mudanças estratégicas baseadas em insights obtidos por meio do benchmarking.

Como captar recursos para expandir a sua empresa?

Estando a empresa pronta para chamar a atenção de forma positiva junto ao mercado, é hora de buscar os apoios para garantir o capital indispensável para os seus projetos.

Destacamos cinco iniciativas a seguir.

Busque investidores

Investir em uma empresa é como aplicar dinheiro em um fundo ou na compra de ações.

Ou seja, pode gerar um grande retorno, desde que o negócio prospere.

Para isso, é preciso atrair investidores que tenham afinidade com seu setor, buscando contato para apresentar um pitching em meio a rodadas de negócios. 

Pode ser um investidor-anjo, um fundo de capital de risco ou até mesmo amigos e familiares.

Empréstimos bancários

Como já mencionamos, ninguém ganha crédito se não mostrar que é merecedor.

Por isso, a contratação de empréstimos bancários requer um plano de negócios sólido e um histórico financeiro saudável

Escolha o tipo de empréstimo adequado às suas necessidades, como um empréstimo comercial de curto prazo ou uma linha de crédito para pequenas empresas.

A maioria dos bancos dispõe dessas linhas, inclusive os bancos estatais, como Banco do Brasil e Caixa Econômica. 

Crowdfunding

Já o crowdfunding é uma modalidade em que os capitais são acumulados por meio de doações diretas de pessoas online, que, em contrapartida, recebem incentivos, prêmios e reconhecimento.

Existem diversas plataformas de crowdfunding no mercado, cada uma com taxas e regras distintas, embora no geral elas funcionem de maneira parecida.

Parcerias estratégicas

Estabelecer parcerias estratégicas pode trazer investimento e recursos adicionais, considerando o interesse mútuo das partes envolvidas

Imagine que você está à frente de uma pequena padaria e deseja expandir sua presença no mercado local.

Uma parceria estratégica poderia ser estabelecida com uma empresa de entrega.

Com isso, a padaria forneceria seus produtos para um delivery, que por sua vez se encarregaria de entregá-los, aumentando as receitas de ambas as empresas.

Subsídios governamentais

A captação de recursos por meio de programas de fomento público é sempre uma alternativa a se considerar.

Pesquise programas de subsídios governamentais no seu estado ou município que se apliquem ao seu setor ou projeto e apresente uma proposta detalhada que atenda aos critérios definidos no edital.

Muitos deles se baseiam em leis de incentivo, concedendo isenções fiscais, enquanto outros injetam recursos diretamente, desde que satisfeitas certas condições.

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