Certificado de Regularidade do FGTS: passo a passo para emitir

O que é o Certificado de Regularidade do FGTS (CRF)? Veja como emitir o documento que comprova recolhimento do fundo de garantia.
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O Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) é um documento que comprova o recolhimento do fundo de garantia dos colaboradores em uma empresa.

Se você é MEI e tem um funcionário, pode precisar deste certificado para atestar sua regularidade com as obrigações trabalhistas.

Veja a seguir quando é preciso emitir o CRF e como fazer isso passo a passo.

O que é o Certificado de Regularidade do FGTS?

Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), também chamado de Certidão Negativa do FGTS e CND FGTS, é um documento que comprova a regularidade de uma empresa com o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e outras contribuições.

Afinal, recolher esse benefício é uma das principais obrigações trabalhistas das empresas.

Todo mês, o empregador deve depositar 8% do salário do funcionário com carteira assinada na conta do FGTS, sem nenhum desconto em folha.

O prazo para fazer esse recolhimento é até o dia 7 do mês subsequente ao mês trabalhado.

Dessa forma, quando a empresa precisa comprovar que está em dia com o FGTS dos colaboradores, ela deve emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

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Para que serve o Certificado de Regularidade do FGTS?

O Certificado de Regularidade do FGTS serve para comprovar que a empresa recolheu devidamente o Fundo de Garantia dos funcionários.

Além disso, o documento também atesta que o empregador entrega todas as declarações obrigatórias a respeito do FGTS, paga suas contribuições sociais e mantém em dia qualquer empréstimo oriundo de recursos do Fundo de Garantia.

Na prática, muitas empresas emitem esse certificado no momento de participar de licitações, uma vez que é obrigatório comprovar a regularidade com todas as obrigações trabalhistas para entrar na concorrência.

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Mas o Certificado de Regularidade do FGTS também é exigido em várias outras situações que envolvem serviços do poder público, como a solicitação de crédito, obtenção de isenções fiscais, entre outros casos.

Como emitir Certificado de Regularidade FGTS?

Para emitir seu Certificado de Regularidade do FGTS, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do FGTS e escolha a opção “Consultar o CRF”;
  • Informe a inscrição da empresa, o CNPJ e o estado;
  • Preencha o captcha e clique em “Consultar”;
  • Será exibida uma mensagem informando se a empresa está regular ou tem pendências com o FGTS. Em seguida, clique na opção “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS — CRF”;
  • Na tela seguinte, clique em “Visualizar” para ver seu certificado e fazer o download.

O Certificado de Regularidade do FGTS terá validade de aproximadamente 30 dias, conforme o exemplo abaixo:

Image - Certificado De Regularidade Do Fgts: Passo A Passo Para Emitir

Como consultar o Certificado de Regularidade FGTS?

A consulta do Certificado de Regularidade do FGTS é feita da mesma maneira que o passo a passo anterior, com a diferença de que não será necessário emitir o documento.

Então, é só seguir os passos:

  • Acesse o site do FGTS e escolha a opção “Consultar o CRF”;
  • Informe a inscrição da empresa, o CNPJ e o estado;
  • Preencha o captcha e clique em “Consultar”;
  • Será exibida uma mensagem informando se a empresa está regular ou tem pendências com o FGTS.

Como atualizar o Certificado de Regularidade do FGTS?

Caso você precise atualizar dados da empresa no Certificado de Regularidade do FGTS, siga os passos abaixo:

  • Acesse o portal Gerir Demandas da Caixa com seu certificado digital;
  • Na aba “Entrada de Dados”, clique em “Nova Demanda”;
  • Na opção “Digite aqui o que você precisa”, selecione a opção “Alterações Cadastrais — Retificações” ou outra que se enquadre na atualização desejada;
  • Preencha os dados para contato da Caixa e clique em “Continuar”;
  • Depois, anexe o formulário RDE solicitado e clique em “Salvar”;
  • Pronto, a alteração deve ser realizada em cerca de 5 dias.

MEI precisa de Certificado de Regularidade FGTS?

O MEI pode precisar do Certificado de Regularidade do FGTS nas mesmas situações em que outras empresas, como:

  • Para participar de uma licitação;
  • Para obter créditos, isenções, subsídios, auxílios ou concessão de serviços de órgãos da administração federal, estadual ou municipal;
  • Para conseguir empréstimos ou financiamentos com instituições financeiras oficiais da União, dos estados ou dos municípios.

Nesses casos, é só seguir o processo que ensinamos acima para emitir normalmente o certificado do FGTS.

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