Como dar desconto sem sair no prejuízo? Veja nossas dicas

Você sabe como dar desconto para os clientes sem sair no prejuízo? Aprenda agora e confira ideias para caprichar na fidelização.
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Como dar desconto sem sair no prejuízo? Veja nossas dicas

Você sabe como dar desconto para os clientes sem sair no prejuízo? Não tem promoção mais irresistível do que um desconto de 10%, 20% ou até mais, dependendo das suas condições.

Mas, para que essa estratégia dê certo, você precisa saber qual porcentagem aplicar para não comprometer sua margem de lucro.

Então, siga a leitura e descubra como dar desconto do jeito certo e fidelizar seus clientes.

Como dar desconto em porcentagem?

Se você quer aprender como dar desconto em porcentagem, precisa partir da sua margem de lucro.

Afinal, a ideia é reduzir o preço para o cliente até um limite que não prejudique a lucratividade da sua empresa.

O que acontece nesse tipo de promoção é que você escolhe comprometer uma fração da margem de lucro de um produto específico para aumentar seu faturamento com o crescimento das vendas.

Dessa forma, a redução de preço é compensada pelo incremento nas vendas do item.

Por exemplo, vamos supor que você venda um produto por R$ 50 e que tenha calculado uma margem de lucro de 40% sobre ele.

Isso significa que o custo total do produto é de R$ 40 e seu lucro é de R$ 20 na venda.

Porém, você acabou ficando com muitas unidades paradas no estoque e resolve fazer uma promoção com um bom desconto.

Nesse caso, se você oferecer um desconto de 20% ainda consegue manter 20% de margem de lucro, ganhando R$ 10 a cada produto vendido.

Mesmo com essa redução dos ganhos, você terá a vantagem de vender rapidamente as unidades restantes — lembrando que estoque parado gera custos.

Além disso, terá um faturamento rápido e um alto giro no negócio, sem contar a chance de atrair novos clientes e fidelizar os antigos com o desconto.

Logo, esse é um exemplo de desconto em porcentagem que não compromete tanto a margem de lucro e pode trazer resultados positivos para a sua empresa.

Se tiver dúvidas sobre o cálculo do lucro, veja como precificar um produto.

O que significa cupom de desconto?

O cupom de desconto é uma ferramenta promocional consagrada no mercado usada por empresas de todos os portes. Geralmente, é um voucher físico ou digital que concede um percentual de desconto a um cliente.

Ele pode ser usado nas mais diversas situações para reduzir preços para clientes específicos ou grupos de clientes.

Uma de suas aplicações mais comuns é na fidelização de clientes, visto que todo consumidor gosta de receber um cupom de desconto para voltar a comprar.

Como MEI, você pode oferecer cupons de forma proativa para fortalecer o relacionamento com seus clientes — uma ótima oportunidade para se destacar da concorrência e gerar mais vendas.

Aproveite e confira como fidelizar clientes em 8 dicas para o MEI.

4 ideias de cupom de desconto

As ideias de como dar cupom de desconto são inúmeras, já que se trata de um instrumento muito versátil nos negócios.

Confira algumas para se inspirar.

1. Desconto do Dia do Cliente

O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro e é a oportunidade perfeita para oferecer um cupom de desconto.

Você pode oferecer percentuais personalizados de acordo com o tempo de relacionamento com os clientes ou conforme o ticket médio, por exemplo.

2. Mensagem de desconto para cliente

A mensagem de desconto para o cliente é tão importante quanto o cupom.

Veja o que você pode enviar por e-mail ou por WhatsApp:

  • “Olá, <nome do cliente>! Você acaba de ganhar um cupom de desconto de XX% para aproveitar nossos produtos e levar mais por menos. A oferta é válida até XX/XX ou até durarem os estoques. Aproveite!”;
  • “Olá, <nome do cliente>! Aceite este cupom de desconto de XX% como celebração da nossa parceria. Esperamos que aproveite bastante e goste das novidades do nosso site. A oferta é válida até XX/XX ou até durarem os estoques.”;
  • “Olá, <nome do cliente>! Que tal um cupom de desconto de XX% para encher o carrinho? Aproveite, porque só vale até XX/XX ou até durarem os estoques!”.

3. Desconto de aniversário

Oferecer um cupom de desconto no dia do aniversário do cliente é infalível.

Isso mostra que você se lembrou da data e reforça ainda mais a fidelização do consumidor.

4. Desconto de primeira ou próxima compra

No e-commerce, é muito comum oferecer um cupom de desconto de primeira compra para incentivar o lead (potencial cliente) a se tornar cliente.

Na loja física, é mais comum trabalhar com o cupom válido para a próxima compra.

Como dar descontos na forma de pagamento?

Uma possibilidade interessante de como dar desconto é aproveitar os meios de pagamento mais baratos para reduzir o preço para o cliente.

O Pix, por exemplo, representa uma ótima economia em relação às taxas de cartões de débito e crédito — e ainda garante o recebimento na hora.

Veja aqui um comparativo de meios de pagamento.

Na MEI Fácil por Neon, o pagamento com Pix sai de graça! Logo, você pode aproveitar para dar um desconto (geralmente de 5%) quando o cliente escolhe esse meio de pagamento.

Outra opção é dar desconto nas compras com boleto bancário, que também tem emissão gratuita aqui na MEI Fácil por Neon.

Entendeu como dar desconto sem sair no prejuízo? Agora é só colocar as dicas em prática para conquistar mais clientes.

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