Sabe como fazer um sorteio de sucesso e atrair muitos clientes para a sua empresa?
Você pode sortear prêmios nas redes sociais ou na sua loja física, como forma de divulgar sua marca, promover seus produtos e serviços e aumentar suas vendas.
A boa notícia é que o MEI também pode fazer esse tipo de promoção, desde que siga as regras impostas pela legislação.
Aprenda a seguir como fazer um sorteio na sua empresa passo a passo.
Por que aprender como fazer sorteio?
Se você tem um MEI, são muitos os motivos que justificam aprender como fazer um sorteio.
Confira os principais:
Divulgação da marca
Um dos principais motivos para aprender como fazer um sorteio é a oportunidade de divulgar sua marca e alcançar mais pessoas – e consequentemente conseguir mais clientes.
Esse tipo de promoção é bom para dar visibilidade às empresas.
Nas redes sociais, por exemplo, uma das mecânicas mais usadas é o compartilhamento do post como condição para a participação.
Dessa maneira, sua marca pode chegar muito mais longe do que em outros tipos de promoções.
Veja como divulgar sua marca do zero e vender mais.
Promoção de produtos e serviços
O sorteio também é uma ótima estratégia para promover produtos e serviços específicos do seu negócio.
Basta envolver a solução ofertada no tema da promoção para atrair a atenção dos consumidores para aquilo que você quer vender no momento.
Atração de novos clientes
Se você precisa aumentar sua base de clientes, o sorteio é o chamariz perfeito para isso.
Ao oferecer prêmios, você atrai pessoas que não teriam conhecido sua empresa de outra forma e tem a chance de conquistar novos compradores.
Aumento das vendas
Todo investimento feito em sorteios deve ser compensado pelo aumento das vendas, que é uma consequência desse tipo de ação.
Afinal, com mais visibilidade e novos clientes engajados, o resultado é a melhora nas suas taxas de conversão.
MEI pode fazer sorteios?
Sim, o microempreendedor individual (MEI) pode fazer sorteio, uma vez que basta ter um CNPJ e exercer atividade comercial para isso.
No entanto, existem algumas regras e procedimentos legais para a realização de sorteios que devem ser seguidos por empresas de todos os portes.
Quais são as regras para sorteio de prêmios?
As regras para sorteios de prêmios no Brasil estão definidas na Lei nº 5.768/1971 e na Lei nº 13.756/2018.
Para fazer um sorteio, é preciso:
- Ter um CNPJ regular e exercer atividade comercial
- Solicitar autorização ao Ministério da Economia por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), disponível neste link, no prazo mínimo de 40 dias e máximo de 120 dias antes do sorteio
- Pagar uma taxa de fiscalização ao Ministério da Economia e anexar a GRU (Guia de Recolhimento à União) à requisição da autorização para o sorteio, que varia de R$ 27 a R$ 66.667, conforme o valor do prêmio
- Após a realização do sorteio, fazer uma prestação de contas, informando os prêmios entregues e eventuais falhas.
Na hora de fazer a requisição, são exigidos os seguintes documentos:
- Cópia do comprovante de recolhimento da taxa de fiscalização
- Atos constitutivos da requerente (no caso do MEI, é o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual)
- Certidão negativa de débitos expedida pelos órgãos oficiais
- Termos de adesão de todas as pessoas jurídicas aderentes à promoção coletiva, assinados por seus respectivos representantes legais, em caso de promoção coletiva
- Demonstrativo consolidado da receita operacional da(s) empresa(s) participante(s).
O que é proibido no sorteio?
Os seguintes produtos não podem ser distribuídos como prêmios ou usados como objetos promocionais em um sorteio:
- Medicamentos
- Armas e munições, explosivos, fogos de artifício ou estampido, bebidas alcoólicas, fumos e seus derivados
- Outros produtos que venham a ser relacionados pelo Ministério da Economia.
Também são proibidos sorteios que:
- Incentivem jogos de azar
- Proporcionem lucro alto a seus executores
- Permitam aos interessados transformar a autorização em processo de exploração dos sorteios, concursos ou vale-brindes, como fonte de renda
- Propiciem expectativa exagerada de obtenção de prêmios
- Tenham por condição a distribuição de prêmios com base na organização de séries ou coleções de qualquer espécie, tais como símbolos, gravuras, cromos, figurinhas, objetos, rótulos, embalagens, envoltórios
- Vinculem a distribuição de prêmios aos resultados da Loteria Esportiva
- Não assegurem igualdade de tratamento para todos os concorrentes.
Além disso, sorteios não podem ser realizados por pessoas físicas.
Como fazer sorteio online
Para fazer um sorteio online, você deve seguir estes passos:
- Definir um objetivo (alcançar mais clientes, promover um produto, aumentar a visibilidade da marca, etc.)
- Escolher um prêmio (um produto do seu catálogo, uma assinatura, uma viagem, etc.)
- Definir a quantidade de vencedores
- Estabelecer a mecânica da promoção, ou seja, como as pessoas podem participar (fazendo um comentário, marcando amigos, escolhendo um número, etc.)
- Determine a data de início da promoção, período de participação e data do sorteio final
- Regularizar sua promoção conforme os passos especificados anteriormente, com no mínimo 40 dias de antecedência
- Divulgar o sorteio o máximo que puder
- Após o sorteio, analisar os resultados da promoção e divulgar os vencedores.
Site de fazer sorteio
Veja alguns sites que você pode usar para fazer seu sorteio:
- Sorteio.com: site específico para fazer sorteios no Instagram com versão gratuita e mensalidades a partir de R$ 14,90
- Sorteador.com.br: site para sortear números aleatórios
- SorteioGo: site para sortear nomes.
Como fazer sorteio no Instagram
Para fazer um sorteio no Instagram, siga estes passos:
- Escolha um objetivo relacionado à plataforma, como aumentar seguidores, aumentar o engajamento ou aumentar as vendas na sua loja do Instagram
- Defina o prêmio que será sorteado e a quantidade de vencedores
- Defina uma mecânica, como: seguir os perfis das empresas envolvidas, curtir a publicação, marcar um número específico de amigos nos comentários, responder a uma pergunta com uma hashtag, etc.
- Determina as datas de início e término do sorteio
- Crie uma publicação oficial com todas as regras do sorteio
- Promova o sorteio com recursos como Stories, Reels e Instagram Ads
- Divulgue o resultado na data correta (você também pode fazer isso em uma live)
- Ao final do sorteio, analise os resultados conforme seus objetivos.
Como usar Instagram para Empresas para vender muito mais.
Como fazer sorteio no Facebook
Para fazer um sorteio no Facebook, siga estes passos:
- Escolha um objetivo relacionado à plataforma, como aumentar as curtidas na página, aumentar o engajamento ou aumentar as vendas na sua loja do Facebook
- Defina o prêmio que será sorteado e a quantidade de vencedores
- Defina uma mecânica, como curtir a publicação, compartilhar a publicação, marcar amigos, escolher um número, responder a uma pergunta, postar uma foto nos comentários, etc.
- Determina as datas de início e término do sorteio
- Crie uma publicação oficial com todas as regras do sorteio
- Promova o sorteio com recursos como Stories, Reels e Facebook Ads
- Divulgue o resultado na data correta (você também pode fazer isso em uma live)
- Ao final do sorteio, analise os resultados conforme seus objetivos.
Como fazer um sorteio fora da internet
Para fazer um sorteio fora da internet, siga estes passos:
- Escolha um objetivo relacionado à sua empresa, como atrair novos clientes, tornar sua marca mais conhecida na região ou aumentar as vendas
- Defina o prêmio que será sorteado e a quantidade de vencedores
- Defina uma mecânica, como alcançar um determinado valor em compras para receber cupons do sorteio, preencher um cadastro para participar ou responder a uma pergunta em um cupom e depositar na urna
- Determina as datas de início e término do sorteio
- Deixe um banner impresso com o regulamento e todos os detalhes do sorteio na sua loja, para que os clientes possam consultar
- Promova o sorteio diretamente para seus clientes e por meio de flyers, folders e outros materiais impressos. Você também pode anunciar a promoção no rádio, no jornal, com o auxílio de um carro de som ou na TV local
- Se possível, faça o sorteio ao vivo na sua loja
- Deixe um banner com os ganhadores exposto em sua loja
- Ao final do sorteio, analise os resultados conforme seus objetivos.
Bônus: como fazer sorteios criativos
Para fechar, confira algumas dicas para fazer sorteios criativos com seu MEI:
Relacione o prêmio à sua marca
O prêmio é o grande chamariz do sorteio, que precisa ser atrativo e também ter relação com a sua marca.
Em vez de oferecer algo genérico como uma viagem ou um celular, ofereça uma cesta de produtos exclusivos feitos por você, um ano de produtos e serviços gratuitos, um pacote completo de serviços, etc.
Faça um concurso cultural
Outra modalidade de sorteio que faz sucesso é o concurso cultural.
Com ele, você pode pedir para seus seguidores criarem uma legenda para uma foto, responderem a uma pergunta com uma ideia, publicarem uma imagem com um tema específico ou criarem uma frase relacionada à sua marca, entre outros.
Depois, é só escolher o mais criativo para levar o prêmio.
Divulgue o resultado ao vivo
É muito mais emocionante quando os sorteios têm seus resultados divulgados ao vivo.
Por isso, se for um sorteio online, faça uma live no YouTube, Instagram ou Facebook para anunciar os ganhadores e, de quebra, aproveite a audiência.
Na loja física, você pode criar um evento para o sorteio dos ganhadores e atrair as pessoas para conhecer seus produtos.
E aí, gostou das dicas para fazer um sorteio de sucesso?
Se você ainda não se formalizou, abra sua MEI o quanto antes e comece a fazer promoções.