Você já deve conhecer o Tiktok, a rede social de vídeos curtos que bombou principalmente na pandemia. Agora, você aproveitou e criou uma conta para seu pequeno negócio? Não? Então veja nossas dicas e descubra como fazer um TikTok para alvancar sua MEI.
O TikTok é uma rede social de vídeos de até 60 segundos. A tela principal mostra vídeos de pessoas que você segue e vídeos recomendados para você, For You – a posição que todos buscam estar.
Para o For You, o TikTok sugere conteúdos de acordo com os interesses, comportamentos e interações dos seus usuários.
Um ponto muito positivo dessa rede social é seu alto poder de viralização. E muitos pequenos empreendedores estão aproveitando disso para divulgar o seu trabalho.
Vamos conhecer mais sobre essa rede social e algumas dicas para você fazer sucesso no Tiktok!
O que é o TikTok For Business?
Talvez você já tenha ouvido falar no TikTok For Business. Ela é uma plataforma lançada em junho de 2020 para intensificar a presença de marcas dentro da rede social.
Com essa conta, você consegue criar anúncios, analisar dados de desempenho e incluir botões de site e e-mail no perfil. Mas você não precisa partir para essa opção logo de cara.
O próprio TikTok diz “Don’t make Ads, make TikToks” (não faça anúncios, faça TikToks). Ou seja, foque em desenvolver conteúdo e engajar seu público primeiro.
Por que estar no TikTok?
Segundo um relatório divulgado pelo TikTok, 42% dos usuários da rede social dizem descobrir novas coisas por lá. E quem sabe a próxima descoberta não seja o seu pequeno negócio?
E os dados não param por aí:
- 67% acreditam que o TikTok mostra novas marcas e novos produtos aos usuários;
- 57% se sentem inspirados a fazer compras de algo visto na rede social;
- 83% dizem que o TikTok tem um papel de desempenho na decisão de compra deles;
- 56% dizem que a plataforma ajuda eles na decisão do que comprar.
Esses números foram feitos com base em 74% de usuários de 18 a 24 anos, 72% de 25 a 34 anos e 65% de 35 a 44 anos.
Quem está no TikTok?
O TikTok tem 69% dos usuários entre 16 e 24 anos (Geração Z), apenas 25% acima dos 25 anos. Além disso, 60% são mulheres.
Mas durante a pandemia, uma pesquisa feita pela Kantar Ibope, mostrou que houve um crescimento de 24% no número de adultos de 35 a 55 anos.
Estima-se que hoje tenha cerca de 16,5 milhões de brasileiros no TikTok.
Descubra o que é público-alvo e como definir o seu
Como fazer um TikTok?
Está pronto para entrar no TikTok? Então vamos descobrir como fazer um TikTok! Comece baixando o aplicativo IOS, Android (Google Play) ou Android (Amazon App Store).
Você pode criar sua conta com e-mail, telefone ou alguma outra rede social (como Facebook).
Para definir o nome do seu usuário, escolha o que se relacione com o seu negócio, que seja fácil de lembrar, e que não ultrapasse 24 caracteres (letras, números, sublinhados ou pontos).
A dica é você preencher todo o seu perfil: coloque uma boa imagem de perfil, conecte com seu Instagram e Youtube (se você tiver), e escreva uma pequena descrição que fale do seu negócio.
No vídeo abaixo você confere como usar vídeos para alavancar o seu negócio:
8 dicas de como fazer sucesso no Tiktok
Você deve estar se perguntando se existem dicas e truques para o Tiktok, não é mesmo? E é claro que não deixaríamos que compartilhar com você!
Fique atento as tendências
E a melhor forma de ficar por dentro de tudo que está fazendo sucesso no Tiktok é acompanhar a rede social.
Reserve um tempo apenas para observar tudo que está acontecendo por lá. Quais os sons e músicas que estão bombando naquela semana? Tem algum desafio em especial aparecendo toda hora na sua For You?
Outra dica é não demorar muito tempo para soltar seu vídeo. Percebeu que aquela música é um sucesso, já crie um conteúdo no mesmo dia ou nos próximos dois.
Compartilhe o processo ou tire dúvidas
Você vende doces? Compartilhe como eles são feitos.
Você é fotógrafo? Compartilhe seu processo de edição, exemplo.
É advogado? Tire dúvidas dos seus seguidores.
Trabalha com estética, maquiagem ou depilação? Mostre os resultados para quem te acompanha.
Trabalha como cabelereiro? Vídeos de antes e depois são incríveis.
Permita que seus seguidores conheçam seu negócio a fundo.
Dicas de hashtags para você salvar como favoritas e se inspirar: #pequenosnegocios, #empreendedorismofeminino, #marketingdigital
Evite hashtags como #ForYou, #FYP e #ForYouPage
Diferente do que muitas pessoas pensam por aí, essas hashtags não servem de atalho para que seu vídeo aparece no For You. A dica é usar hashtags que se relacionem com o conteúdo que você está criando ou com o challenge (desafio) do momento.
Outra dica é não usar muito mais do que três ou quatro hashtags ao mesmo tempo. Esse número já é o bastante para o vídeo ganhar visibilidade.
Se possível, use títulos
Sabe quando você abre o Youtube e vê uma imagem principal com um texto? Essa imagem é chamada de thumbs. E funciona de forma semelhante no TikTok.
Edite seu vídeo dando um título para seu vídeo. Por exemplo “Preparo do meu bolo de pote”, ao ler, o usuário saberá imediatamente qual é o tema dos próximos segundos de vídeo.
Interaja com seu público
Responder seus seguidores é uma parte do atendimento cliente, e por isso precisa ser feito com muita qualidade. Pode ser o primeiro contato do seu seguidor com você ou pode ser uma dúvida de pós-venda, você precisa dar atenção da mesma forma. O ideal é responder com clareza e com agilidade.
Além disso, lembre-se que você faz o conteúdo para sua audiência. Você precisa engajá-los com seus conteúdos, e engajar com eles.
Abuse da criatividade e poste com frequência
Mesmo usando sons e filtros que são tendências, a sua criatividade é o que vai te diferenciar do seu concorrente. Para se manter mais inspirado, além do TikTok, navegue por outras redes sociais, como o Pinterest.
E não esqueça de postar com frequência. Você pode postar uma vez por dia ou uma vez a cada dois dias, o objetivo é manter seus seguidores ativos na sua conta.
Faça parcerias
Você pode duetar (formato de vídeo onde você dueta/responde um outro) com outros pequenos negócios ou buscar parcerias através de conversas. Essa é uma ótima oportunidade de aparecer para novos seguidores, e até fazer um kit de vendas dessa parceria.
Seja autêntico e mostre quem você é
O próprio TikTok que disse “você não tem que ser perfeito, e é isso que é perfeito” (livre tradução). Seja natural e seja você mesmo. Você é a principal diferença entre sua marca e a do seu concorrente.
Por isso, também não tenha medo de mostrar seu rosto. “Os Tiktokers se importam mais com pessoas e emoções do que com produtos. Então não tenha medo de deixar sua personalidade brilhar.” (livre tradução)
Agora você já sabe como fazer um TikTok, as principais dicas para divulgar seu pequeno negócio lá, me conta: já se animou para criar seu perfil? Coloque todas as dicas em prática, aumente as suas vendas!
Ficou com alguma dúvida? Nos procure no Grupo MEI Fácil.