Você sabe como fazer uma promoção para atrair clientes sem perder a lucratividade?
Ainda que descontos, brindes e serviços exclusivos agilizem as vendas, é preciso muito cuidado para não causar prejuízo.
Você deve fazer um planejamento detalhado definindo os produtos que vão entrar na promoção, os brindes e o percentual de redução de preços, bem como a duração das ofertas.
Descubra a seguir como montar uma promoção de sucesso para conquistar mais vendas e aumentar seu faturamento!
Como fazer uma promoção? Veja 6 dicas
Escolher o catálogo da oferta, calcular valores, elaborar campanhas de marketing… Diante de tantas atividades, organizar um evento de descontos pode ser desafiador, concorda?
Para facilitar sua vida, separamos seis dicas indispensáveis sobre como fazer uma promoção sem dor de cabeça.
Confira!
1. Defina o objetivo da promoção
O primeiro passo é entender o motivo de você oferecer as promoções.
Tem muito estoque parado? Está começando sua loja há pouco tempo e quer que as pessoas conheçam ainda? Aquela data comercial está chegando?
Definir o objetivo irá te ajudar a pensar nas estratégias mais adequadas, mapeando corretamente os itens que estarão com desconto e como será feita a divulgação.
Vamos imaginar que você tenha uma loja de lingerie e o Dia dos Namorados esteja chegando.
O objetivo da sua promoção pode ser justamente aproveitar a altíssima demanda que essa data comercial costuma movimentar no setor de lingeries.
Você pode incluir até mesmo objetivos menores ligados à meta principal, como atrair novos clientes ou fidelizar os consumidores que já conhecem sua loja.
2. Tenha um calendário ao seu lado
Ter um calendário promocional é importante para você não perder as datas importantes do comércio.
Dica: para evitar imprevistos e se preparar, organize-se com antecedência, ok? Geralmente, os lojistas preparam o cronograma de ofertas meses antes.
Outra sugestão é estudar seus concorrentes e identificar quais são os eventos que mais movimentam o setor que você trabalha.
Assim você não perde tempo com comemorações que não serão relevantes para suas vendas.
3. Determine o seu público-alvo
Determinar o público-alvo da sua promoção te ajudará a entender quais são os melhores produtos e qual é a melhor forma de se comunicar com esses futuros clientes.
Se você vai fazer uma promoção de Dia dos Pais, por exemplo, o seu público-alvo será filhos, esposas ou esposos.
Nesse caso, você pode ter chamadas como “Compre o presente do seu pai com 20% de desconto” ou “Leve 2 presentes para o seu pai pelo preço de 1”.
Já se você quer aproveitar o mês do Orgulho LGBTQIA + para fazer uma promoção especial, o seu público-alvo será pessoas da comunidade.
Na hora de pensar na divulgação dessa promoção, você pode caprichar nas cores das bandeiras de cada letra da sigla.
E assim por diante!
4. Faça promoções para fidelizar clientes
Segundo o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.
É comum que o MEI pense em promoções com a intenção de atrair novos clientes, mas fidelizar os antigos também é muito importante.
Sua loja pode oferecer descontos para quem comprar pela segunda vez, por exemplo.
Se você vende produtos online, você pode enviar um cartão ou um e-mail com um código de desconto para a próxima compra.
5. Capriche na divulgação das promoções
Não adianta você fazer uma promoção incrível se ninguém souber da existência dela, não é mesmo?
Por isso, uma das etapas mais importantes do seu planejamento de promoção é a divulgação.
Aqui a dica é usar e abusar das redes sociais!
Compartilhe stories no Instagram com a contagem regressiva para a promoção. Faça um vídeo no TikTok mostrando os produtos que estarão com desconto.
Crie sua lojinha no Facebook para atrair o pessoal que está lá. Mostre como usar cada produto no Pinterest.
Veja aqui dicas de como fazer publicidade nas redes sociais!
6. Deixe as regras claras
Você não pode esquecer que todos os tipos de promoções, incluindo os sorteios, devem seguir regras.
As informações sobre a participação, as vantagens, data de início e término devem constar nos materiais de divulgação da promoção.
Deixar as instruções claras evita possíveis desentendimentos e desgastes com os clientes.
Saiba como definir as regras de um sorteio!
Quais promoções eu posso fazer?
Dos eventos de liquidação aos cupons digitais, existem inúmeras maneiras de criar ofertas eficazes.
A seguir, explicamos como funcionam os principais tipos de promoção.
Liquidação dos produtos
A queima de estoque é uma estratégia utilizada por lojas para vender produtos que possuem baixo giro de vendas.
Ela não apenas prepara o espaço para a chegada de novos produtos, mas também contribui para o cumprimento das metas mensais de faturamento.
O começo do ano, por exemplo, é um período propício para promover uma liquidação.
A loja pode vender o estoque restante das festas de fim de ano e se preparar para as novidades fresquinhas.
Inclusive, você pode combinar a liquidação com a nossa próxima dica.
Troca de coleção
Os anúncios de troca de coleção são muito famosos por despertar a curiosidade dos consumidores, não é mesmo?
Além de impulsionar a demanda nas lojas físicas e online, as mudanças de catálogo são uma oportunidade de manter os produtos sempre alinhados às necessidades e expectativas do público-alvo.
Como explicamos, você pode juntar a estratégia promocional de troca de coleção e queima de estoque do catálogo anterior.
É uma dose dupla de ofertas. Não tem como resistir!
Pague 2 e Leve 3
Quer aumentar o ticket médio das suas vendas? Então vale a pena investir em ofertas do tipo “leve mais, pague menos”.
Essa estratégia é usada em praticamente todos os setores de comércio, principalmente nos de moda e beleza.
Além de atrair a atenção de quem vai comprar, essa estratégia te ajuda a conquistar novos clientes.
Cartões de fidelidade
Além dos eventos pontuais de ofertas, vale a pena montar um planejamento de longo prazo.
O uso de “cartões de fidelidade” é uma maneira muito usada de estimular vendas contínuas e fortalecer o vínculo com o cliente.
Dica: crie pequenos cartõezinhos de papel e carimbe cada vez que o consumidor fizer um pedido.
Após determinado número de compras, presenteie o cliente com um brinde super especial — o que nos leva ao tópico a seguir.
Brindes
Não tenha dúvidas: oferecer mimos aos consumidores é uma das formas mais eficazes de fidelizá-los.
O impacto de se sentir valorizado faz com que o cliente crie uma conexão emocional com a marca.
Como resultado, o cliente realiza compras com maior frequência e também ajuda na própria divulgação da loja, indicando-a para amigos e pessoas próximas.
Além de amostras grátis e presentinhos fixos, ofereça também brindes para compras acima de determinados valores ou em datas especiais.
Brindes para clientes: dê mimos e conquiste mais vendas
Indique um amigo
Promoções de “indique um amigo” são ótimas para expandir a sua marca para novos consumidores.
Veja só alguns exemplos:
- Desconto para quem trazer um colega para a aula de idiomas;
- Curso de automaquiagem para quem indicar 3 amigos;
- Crédito em compras futuras se o seu amigo realizar pedidos em determinado valor.
Descontos progressivos
Já os descontos progressivos são perfeitos para quem oferece um mix de produtos amplo. Inclusive, essa é uma dica ótima para quem vende doces, tendo em vista a grande variedade de sabores.
Atenção: a porcentagem de desconto cumulativo precisa ser calculada com cuidado, ok?
Faça o levantamento do custo dos produtos e estabeleça um preço mínimo para não ter prejuízos.
Leia o artigo sobre precificação para saber como definir valores corretamente.
Período de teste
Essa dica vale principalmente para quem presta serviços ou oferece infoprodutos.
Isso porque o teste é uma excelente maneira de comprovar aos clientes a qualidade do seu trabalho.
Você pode também oferecer descontos para quem fechar negócio após o período gratuito.
Explicamos mais sobre cupons de descontos a seguir.
Cupons de desconto
Por fim, os famosos e tão queridos cupons de descontos!
Sejam digitais ou físicos, os vouchers sempre fazem sucesso com os clientes, concorda?
Veja algumas das modalidades mais comuns:
- Cupom para nova compra
- Cupom de frete grátis
- Ticket de cashback
- Desconto para aniversariantes
- Redução de para determinadas formas de pagamento, como Pix.
E vale mencionar: você pode fechar parcerias com amigos empreendedores e oferecer cupons em outras lojas.
Por exemplo, se você fabrica kits de spa para pés, divulgue o desconto do atendimento de massagens.
Confira tudo sobre como fazer parcerias entre empresas.
Quais as vantagens de fazer promoção?
Além de impulsionar o faturamento, os descontos e ofertas trazem muitos outros benefícios para as empresas.
Listamos abaixo quatro grandes vantagens de fazer promoção!
1. Fidelização de clientes
Como mencionamos algumas vezes ao longo do artigo, as promoções possuem um alto potencial de tornar os clientes ligados afetivamente à marca.
Seja por meio de brindes, cartões de fidelidade ou simples descontos, a empresa os incentiva a retornar à loja e realizar novas compras.
2. Aumento do ticket médio
Em termos gerais, as promoções significam um faturamento mais robusto por cliente atendido.
Isso porque os descontos e ofertas estimulam os consumidores a comprarem um número maior de produtos, totalizando pedidos mais caros.
3. Renovação de estoque
Como já destacado, as queimas de estoque ajudam a liberar espaço físico na loja e nos galpões de armazenamento.
Assim, você converte em capital todos aqueles produtos que corriam o risco de ficarem velhos e desatualizados.
4. Fortalecimento da imagem da marca
Divulgações criativas das ofertas podem melhorar a percepção dos consumidores sobre a marca, fortalecendo a competitividade da empresa no mercado.
Por isso, deixe sempre bem claro o quanto a loja valoriza os clientes ao oferecer esses benefícios adicionais.
Quer saber como fazer boas divulgações no Instagram? Então, continue lendo!
Como fazer promoção no Instagram?
Atualmente, o Instagram é um dos grandes aliados dos lojistas.
Com alcance espetacular, essa rede social ajuda os empreendedores a divulgarem seus produtos e impulsionarem os eventos promocionais.
Veja só algumas dicas sobre como fazer promoção no Instagram:
- Capriche no visual dos posts e use boas fotografias dos produtos
- Mantenha um cronograma de postagem, com stories e posts diários
- Use uma linguagem compatível com seu público-alvo
- Impulsione a divulgação com anúncios pagos
- Faça lives para mostrar os itens em promoção.
Confira o Guia Completo de vendas pelo Instagram!
Como fazer uma promoção sem perder o lucro?
Nem só de persuasão vive um MEI, concorda?
Antes de fazer uma promoção, é preciso também fazer contas e conhecer as despesas que a sua empresa tem.
Ter um planejamento financeiro te ajudará a fazer uma promoção sem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.
A dica é:
Anote todos os gastos em uma planilha e atualize-a sempre que quitar uma conta. Deixe registrado as retiradas feitas e não esqueça de reservar uma parte do dinheiro para investimentos e/ou fazer uma reserva de emergência.
Por exemplo, se a promoção for compras com frete grátis ou dar brindes em compras acima de R$ 200, o microempreendedor individual deve fazer contas e avaliar se os custos de produção + tributação estão valendo a pena.
Saiba fazer uma reserva de emergência para o MEI!
Caso os números não estejam de acordo com o esperado, você deve rever os cálculos e pensar em uma nova estratégia para o seu objetivo.
O importante é deixar a oferta atraente para o cliente final e viável para o bolso do microempreendedor individual.