Quem aprende como trabalhar no marketing digital se abre a um mundo de oportunidades. Dá para mudar de carreira ou até mesmo criar um negócio próprio.
Não por acaso, com a ascensão das tecnologias aplicadas aos negócios, muitos brasileiros estão optando profissionalmente por atividades exclusivamente online.
A todo momento, surgem novas possibilidades voltadas para a elaboração de estratégias digitais para alavancar as vendas das empresas, e você também pode tirar proveito de tudo isso.
Caso deseje empreender do zero nesta área, mas não tem ideia por onde começar, não se preocupe!
Vem com a gente e aprenda tudo sobre como trabalhar com marketing digital!
Como trabalhar com marketing digital? Conheça as oportunidades
Como a gente destacou logo de cara, dá para trabalhar com marketing digital atuando como profissional ou como empreendedor. Isso acontece porque o mercado online é recheado de oportunidades.
Em tempos de intensas transformações tecnológicas, é natural que as abordagens do marketing tradicional estejam progressivamente cedendo espaço para as estratégias digitais.
Para saber como atuar nesse ramo de negócios, veja agora quais são as características e possibilidades a avaliar, começando pelo modelo de trabalho.
Quais são os modelos de relação de trabalho?
Os empregos em áreas exclusivamente virtuais facilitam a adesão a variados modelos de relação de trabalho.
Assim, os trabalhadores têm optado por seguir carreira como:
- Autônomo formalizado;
- Trabalhador temporário;
- Contratado CLT por agências in-house (recebe esse nome quando atua dentro do cliente, atendendo uma só empresa).
PJ ou CLT? Entenda qual relação de trabalho vale mais a pena para você!
Quais as áreas de atuação?
Como vamos ver agora, é possível trabalhar com marketing digital realizando diferentes atividades.
Confira algumas das possibilidades:
Produção de conteúdo
Como parte da estratégia de marketing de conteúdo, a produção de textos para blogs, sites e redes sociais garante maior visibilidade para a empresa.
Além do mais, trata-se de excelente ferramenta para instruir e fidelizar os consumidores.
Neste contexto, é possível trabalhar com atividades como:
- Redação de blogs e redes sociais;
- Redação e editoração de e-books e white papers;
- Copywriting para lançamento de infoprodutos;
- Criação de infográficos;
- Criação de roteiros e edição de vídeos.
Vale ressaltar que, com as constantes atualizações nos mecanismos de funcionamento da internet, quem atua no segmento de marketing digital deve sempre estar atento às novas diretrizes para produção de conteúdo.
Então, se você tem o perfil de se manter atualizado, pode ser uma excelente forma de começar.
Gestão de tráfego
Trabalhar como gestor de tráfego, utilizando mídias pagas, requer conhecimentos específicos. Afinal, é preciso saber interpretar diversas métricas para corretamente atrair e direcionar o público-alvo.
Também envolve habilidades analíticas, sendo necessário conhecer as ferramentas e recursos tecnológicos mais utilizados.
Além disso, quanto mais especialista em um nicho, mais você pode cobrar pelos seus serviços. Por exemplos, ser especialista em marketing digital para contabilidade, vai ser referência no mercado, isso vai gerar muito mais valor para seus clientes desse setor.
Gestão de redes sociais
Gerir adequadamente as redes sociais é essencial para garantir visibilidade e posicionamento de marca.
No entanto, nem sempre os proprietários das empresas conseguem abraçar essa atividade por conta própria.
Além disso, existem inúmeras peculiaridades na administração das páginas. Portanto, é muito mais vantajoso que seja feita a contratação de um profissional dedicado às redes.
Também chamado de social media, o gestor de redes sociais fica responsável pelas postagens e elaboração do cronograma de publicações.
É um usuário ativo desse tipo de plataforma? Vale considerar o trabalho, então.
Mercado de afiliados
As práticas do mercado de afiliados consistem na venda e divulgação de produtos digitais de terceiros.
Com base nos resultados obtidos, fatura-se determinado valor de comissão. Considerando a possibilidade de movimentar grandes somas, muitos profissionais têm se especializado nessa área.
Devido à versatilidade dos programas de afiliados, os empreendedores desse mercado podem tanto utilizar sites próprios quanto a infraestrutura digital de plataformas compartilhadas.
Venda de infoprodutos
A criação de produtos digitais, como cursos, mentorias, livros e outros formatos são outra bela oportunidade para ingressar no marketing digital.
Com os infoprodutos, é possível gerar renda compartilhando conhecimentos técnicos específicos.
Os cursos online são uma alternativa ao tradicional formato de aulas convencionais, já que permitem maior flexibilidade para o aprendizado.
Aliás, saiba que existem muitos infoprodutos específicos da área de marketing que funcionam como importante ferramenta de estudo para quem deseja empreender nesse ramo.
Afinal, com o aprendizado adquirido com conteúdo de alta qualidade, é possível compreender melhor os mecanismos de funcionamento da área de atuação pretendida.
Continue lendo para saber outras formas de adquirir conhecimento sobre marketing digital.
Aproveite para ler nosso guia sobre como vender na internet para iniciantes!
Como estudar para trabalhar com marketing digital?
Não há como trabalhar com marketing digital sem investir em conhecimento.
Por mais acostumado que você já esteja com determinada área, é preciso estar sempre em busca de atualizações teóricas e práticas que possam aprimorar a qualidade do seu trabalho.
Para tanto, é possível utilizar inúmeras abordagens e ferramentas, de diversos tipos de duração e preços.
A depender do seu orçamento, você pode cursar uma graduação ou especialização paga, ou mesmo participar de workshops e eventos gratuitos.
Além disso, é preciso otimizar as matérias de estudos para que seus esforços sejam aproveitados.
Neste sentido, listamos três assuntos indispensáveis para estudar marketing digital!
1. Conceitos fundamentais de marketing
Pode parecer um pouco entediante ter que estudar conceitos básicos, porém trata-se de etapa indispensável para sua atuação profissional.
Para fixar bem os fundamentos gerais do marketing, busque cursos e palestras que expliquem de forma didática temas como:
- Definições de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo;
- Estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca);
- Diferença entre tráfego pago e orgânico;
- Mecanismos de gestão de redes sociais;
- Como utilizar indicadores de performance.
Caso você não tenha orçamento para investir em cursos generalistas pagos, saiba que existe muito material gratuito de alta qualidade na internet.
Deixe para investir em cursos mais especializados, conforme o próximo tópico.
2. Conhecimentos aprofundados
Uma vez garantida a base teórica do marketing digital, você pode avaliar as possibilidades de continuar seus estudos através do Ensino Superior ou especialização bem conceituada.
Por exemplo, você pode buscar por uma graduação ou curso rápido de marketing digital.
Também é possível, se preferir, investir em estudos em áreas relacionadas como:
- Publicidade;
- Comunicação digital;
- Jornalismo.
Lembre-se, no entanto, de colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Assim, você consolida melhor seus aprendizados, unindo a teoria à experiência prática.
Além disso, estude outros assuntos que facilitem seu cotidiano profissional, como o que vamos ver no próximo item.
3. Educação financeira
É sempre importante investir na sua educação financeira.
Saber lidar com o próprio dinheiro é indispensável para garantir a saúde financeira pessoal, bem como para assegurar as boas práticas de gestão administrativa do seu negócio.
Dessa forma, se você quer empreender com sucesso, não restrinja seus estudos somente aos tópicos diretamente relacionados ao Marketing Digital.
Leia e se informe sobre assuntos como:
Com esses conhecimentos, você estará muito mais preparado para enfrentar o cotidiano profissional, principalmente se abrir sua empresa MEI, como vamos ver no próximo tópico.
Posso trabalhar com marketing digital sendo MEI?
Abrir seu próprio negócio como microempreendedor individual (MEI) é uma das formas de atuar no mercado de marketing digital.
O MEI é conhecido como a menor categoria empresarial do país, sendo que seus benefícios o tornam uma escolha muito popular entre os brasileiros.
Conheça agora as principais vantagens de ser MEI!
No entanto, vale a pena destacar que a atividade a ser exercida como microempreendedor precisa estar presente na lista de CNAEs autorizados para o MEI.
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, sendo uma numeração que identifica um perfil específico de atuação profissional.
Como não são todas as atividades comerciais que possuem autorização para ser MEI, é preciso conferir previamente se existe algum CNAE do MEI que englobe a sua pretendida profissão.
No caso do CNAE para marketing digital, nenhuma das atividades descritas pode ser MEI.
Fim do sonho? Ainda não. Entre as atividades permitidas ao MEI e que podem ser informadas no momento da formalização, estão:
- Editor de jornais diários e não diários;
- Editor de lista de dados e outras informações;
- Editor de vídeo independente;
- Fotógrafo;
- Digitador;
- Promotor de vendas;
- Instrutor de cursos gerenciais;
- Editor de livro;
- Editor de revista.
Veja a seguir, então, como usar as informações do CNAE escolhido para finalmente abrir sua empresa MEI.
Como abrir um MEI para marketing digital?
Abrir MEI é rápido e prático: em apenas alguns minutos, você cria seu CNPJ de forma 100% gratuita.
Primeiro, para garantir acesso aos serviços públicos, é preciso que você crie sua conta na plataforma unificada gov.br.
Em sequência, utilize o Portal do Empreendedor ou o aplicativo MEI Fácil por Neon para gerar oficialmente seu CNPJ MEI.
No app, você faz tudo em um só lugar e ainda tem acesso a serviços exclusivos para o microempreendedor.
Veja o passo a passo:
- Baixe o aplicativo MEI Fácil por Neon;
- Insira seus dados pessoais;
- Insira os dados do negócio;
- O endereço de onde será a MEI;
- Verificação final: basta digitar o número do recibo da sua declaração do Imposto de Renda ou, caso você não tenha declarado, é só inserir o número do seu título de eleitor.
Atenção: você precisará informar um CNAE primário e até 15 secundários, que, como mencionamos anteriormente, devem estar previstos na lista de atividades permitidas para o MEI.
Com a formalização, automaticamente, será gerado o Certificado de Cadastro do MEI (CCMEI), que funciona como a certidão de nascimento do seu empreendimento.
Viu só como é tranquilo criar sua própria empresa e trabalhar com marketing digital? Aproveite para acompanhar mais conteúdos do blog MEI Fácil por Neon e mantenha-se atualizado sobre tudo o que acontece no mundo dos microempreendedores individuais.