Já começou a planejar como vender mais?
O sonho de todo empreendedor é ver a sua empresa de vento em poupa sem se preocupar se o final do mês fechará o caixa no azul.
Após enfrentar diversos impactos do coronavírus no comércio, chegou o momento de saber como vender mais.
Empreendedor, está na hora de recuperar o tempo perdido, não é mesmo?
Quando um cliente entra em uma loja, por exemplo, procurando por um item específico, é comum que ele saia de lá com mais produtos do que o previsto. Isso acontece por conta de uma estratégia de vendas bem executada!
Neste artigo, vamos descobrir como vender mais através dos seguintes tópicos:
- As lojas físicas continuam no pós-pandemia
- Estratégia de ponto de venda
- 5 dicas de como aumentar as vendas de uma loja
Confira também o que vender no porta-malas para ganhar dinheiro como MEI começando do zero.
As lojas físicas continuam no pós-pandemia
Após ficarem um bom tempo fechado por conta da quarentena, as lojas físicas voltam a ganhar força — principalmente após a vacinação com o intuito de vender mais e recuperar o tempo perdido.
A estimativa para as lojas físicas no mundo pós-pandemia são bastante positivas. Acredita-se que 80% das compras serão feitas em lojas física, segundo matéria.
Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 42% dos brasileiros ainda preferem comprar roupas em lojas físicas. 74% das pessoas afirmaram que um dos principais motivos é pela possibilidade de provar as peças.
Para se destacar, as lojas físicas precisaram evoluir. Mesmo após a vacinação e o fim da pandemia, é importante ter componentes digitais e fazer novas conexões com os consumidores.
Dos 24% de brasileiros preferem comprar em lojas online por considerar as condições de pagamento melhores. Já anota essa dica para a sua loja física.
Você está oferecendo bons meios de pagamento? Lembre-se que, oferecer outros meios de pagamentos pode aumentar as vendas e assim você venderá mais 😉
Veja como receber seus pagamentos através da maquininha de cartão MEI Fácil.
Estratégia de ponto de venda
Se você tem uma loja ou deseja se tornar lojista, aprender sobre estratégias de venda com certeza irá garantir muito sucesso para o seu empreendimento. Você também pode adaptar a aplicação das nossas dicas para melhorar a sua loja 😊
Colocar uma estratégia de ponto de venda em prática no seu negócio é um caminho certeiro para vender mais.
Enquanto consumidor, você pode até não perceber o quanto essa estratégia está presente no local. Porém, é ela quem tem grande influência na decisão de compra. É isso que atrai mais clientes para a loja e gera maior volume de vendas.
Para colocar a estratégia em prática, aprenda como vender mais na sua loja através de três princípios básicos: atração, retenção e impulso de compra.
Quer saber tudo sobre estratégia de vendas e atrair novos clientes para sua loja? Assista ao vídeo abaixo:
A forma como você monta a sua loja e oferece os seus produtos faz toda a diferença para influenciar o consumo de outros itens. Vamos agora conhecer cada um dos princípios de uma estratégia de vendas eficaz:
Atração de clientes
O primeiro princípio para aplicar uma estratégia de vendas de sucesso é a atração. Para atrair o consumidor, tenha em mente o que mais chama a atenção do seu cliente, e se você não sabe, a atração de clientes é a primeira etapa do funil de vendas
Nessa etapa, é preciso investir em algo que convide o consumidor a entrar na loja.
Por exemplo: a fachada e a vitrine podem cumprir esse papel. Uma ótima tática consiste em ofertar produtos bons e baratos, como camisetas básicas de algodão.
Outros exemplos incluem descontos progressivos, baseado na quantidade de peças compradas ou liquidações em geral. Faça promoções para atrair mais consumidores para sua loja.
Depois que o consumidor entrar na sua loja, será o momento de colocar os próximos passos em prática!
Veja como conseguir clientes para seu negócio
Retenção de clientes
A retenção de clientes consiste nos diferenciais que irã destacar sua loja em relação aos concorrentes.
Para aumentar o volume de vendas, o cliente precisa passar mais tempo na loja para então levar mais produtos.
Primeiramente, será preciso sinalizar bem a sua loja. Assim, o cliente irá encontrar a promoção desejada facilmente.
Até o seu cliente pegar a camiseta — ou encontrar a promoção anunciada — o objetivo é que ele veja outras roupas e acessórios, de maior valor.
Saiba como posicionar seus produtos para reter o consumidor na loja e fazê-lo comprar mais.
Calças, jaquetas, produtos exclusivos ou da nova coleção garantem uma combinação atrativa, junto da camiseta básica.
Esses produtos serão os responsáveis por fazer a promoção inicial valer a pena para o lojista, além de aumentar a margem de lucro.
Vale lembrar que, a retenção de clientes é o nome dado para manter seus clientes fiéis, e para você ter clientes fieis você precisa ter um bom atendimento, saber como responder nas redes sociais.
Impulso de compra
Após ter gastos com um valor alto, a maioria dos clientes não vai se importar em completar a compra com mais um produto de menor valor.
Nessa etapa, o importante é disponibilizar itens com preços atrativos, mas com grande margem de lucro, como pacotes de meias e roupas íntimas.
Em um geral, alguns fatores que podem servir de gatilhos, como:
- mercadorias que se encontram com preços abaixo da média, em liquidação;
- a própria habilidade dos vendedores para convencer o cliente;
- produtos atrativos — uma embalagem que chama a atenção, por exemplo;
- desejo do consumidor de ter um produto apenas porque outra pessoa comprou e gostou, entre outros.
Nos supermercados, essa tática é facilmente notada. Perto do caixa, há sempre uma grande variedade de doces, lanches rápidos, refrigerantes e balas, por exemplo.
Ao permanecer por algum tempo na fila, possivelmente o cliente acabará levando alguns itens do setor.
Se você não tem conhecimento, nosso corpo tem basicamente cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar.
- tato — deixe que os clientes toquem nos seus produtos e mantenham contato direto com a mercadoria., por exemplo: roupas, ofereça provadores para eles experimentarem suas roupas, tenha espelhos espalhados pela loja;
- olfato — você pode investir em perfumes que remetam à imagem da marca e despertem pensamentos e memórias positivas nos clientes;
- visão — mantenha todos os seus produtos organizados e o ambiente arejado, com uma iluminação adequada, além de investir em um design atrativo;
- audição — escolha uma música ambiente que combina com a sua marca, em um tom que consiga deixar os clientes à vontade no seu estabelecimento;
- paladar — se o ramo do seu, negócio envolver alimentos uma boa ideia é servir amostras grátis.
Você saber explorar cada um deles, pode ser essencial para você saber como vender mais, ou aumentar o engajamento da sua loja.
Para te ajudar a atrair mais clientes, você pode criar um catálogo de produtos desta maneira você vai conseguir vender mais, e você pode transmitir este catálogo através do WhatsApp. 😊
5 dicas de como vender mais em uma loja
Chegou a hora de aplicar essas táticas em seu negócio e assim, alcançar o sucesso que você deseja.
- Invista na identidade visual da sua marca
- Saiba mais sobre preço de ancoragem
- Atenção ao calendário varejista
- Se destaque no atendimento ao cliente
- Invista em uma loja hibrida
Invista na identidade visual da sua marca
Uma boa comunicação visual é muito importante para você atrair um número maior de visitantes para sua loja.
Nessa etapa entra: banners promocionais, faixas de gondolas, decoração, totem promocional, e tudo que contribua para a identificação da sua loja!
Você também pode investir em brindes para clientes com o logo da sua marca. Além de oferecer um mimo útil, você fará com que seu consumidor lembre de você por mais tempo.
Um exemplo para você se inspirar é a loja Use Capsula. Ela fica localizada no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo.
Eles trabalham diversos cenários no estabelecimento, para ser realizado fotos dentro da loja com temas variados.
A loja física é completamente instagramável – ou seja, é possível tirar fotos diferentes em todos os ambientes. Além disso, a marca se mantém no digital com sua loja online.
Saiba mais sobre preço de ancoragem
Se quer descobrir como vender mais, anote essa dica: aplicar o preço de ancoragem em seus produtos, para aumentar sua margem de lucro.
A ancoragem de preço busca criar a percepção de que um preço é “justo” em relação a outro preço similar.
Um exemplo que ilustra essa tendência são os preços praticados nos diferentes tamanhos de comidas ou bebidas.
Por uma pequena diferença de preço, é comum que o cliente escolha o maior tamanho, por considerar mais vantajoso.
Atenção ao calendário varejista
Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia do Cliente, Black Friday, entre outras.
Essas são datas que precisam estar no seu calendário varejista, pois são ótimas para aumentar as vendas da sua loja.
Se programe com antecedência para trazer os temas para a decoração da sua loja, para pensar em novas promoções e para garantir o sucesso das suas vendas.
Veja o calendário promocional!
Se destaque no atendimento ao cliente
De acordo com pesquisas, para 61% dos consumidores ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. 56% dos clientes deixariam de comprar de uma empresa caso tivessem uma experiência ruim no atendimento.
Você está oferecendo um atendimento ao cliente de qualidade?
Se você está buscando estratégias de como aumentar as vendas de uma loja, você não pode negligenciar com o atendimento que oferece aos seus consumidores.
Invista em uma loja hibrida
Apesar de as lojas físicas ainda serem queridas pelo público, não podemos negar que o e-commerce teve um crescimento de 85% em 2021.
Hoje a loja física precisa ir além da venda de produtos, como vimos o exemplo da Use Capsula no primeiro tópico.
Use o seu ponto de venda como um ambiente que possa trazer experiência e relacionamento para seus clientes.
No nosso canal, você tem acesso a muitas dicas de negócio, como orientações para montar sua loja de roupas, tudo sobre as obrigações do MEI e muito mais!
E então, gostou das dicas de como vender mais e ter um diferencial dos seus concorrentes?