A conta gov.br é necessária para todos os cidadãos e empreendedores que querem utilizar os serviços digitais do governo.
Com ela, você pode resolver qualquer questão burocrática, emitir certidões, consultar dívidas, gerenciar impostos e muito mais em poucos cliques.
Para isso, é necessário fazer seu cadastro, validar seus dados e criar uma senha única para acessar o portal.
Confira como acessar a conta gov.br e resolver tudo do seu CPF e CNPJ pela internet.
O que é a conta gov.br?
A conta gov.br é a identificação digital que todo brasileiro deve utilizar para acessar os serviços online do governo. Com ela, você consegue fazer login no Portal gov.br com seu CPF e senha.
Dentro da plataforma, estão disponíveis todos os serviços públicos que o cidadão pode utilizar, como acesso a documentos digitais (CPF, carteira de trabalho, CNH, etc.), consulta e solicitação de benefícios, consulta a exames nacionais, etc.
Além disso, o portal oferece serviços para empresas como consulta de impostos, certidões, acompanhamento de processos, etc.
De acordo com o governo, a conta foi criada em 2019 com o objetivo de unificar todos os sites do governo e facilitar o relacionamento entre cidadãos e órgãos públicos.
Dessa forma, as plataformas que faziam parte da administração pública tiveram que migrar seus portais para o gov.br até o final de 2020.
Todo o processo foi conduzido pela Secretaria de Governo Digital, que fazia parte da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
Assim, desde a implementação da conta gov.br, os cidadãos passaram a acessar os serviços públicos digitais com um login único, associado ao CPF de cada indivíduo — uma forma muito mais simples de resolver questões burocráticas.
Para que serve a conta gov.br para MEI?
A conta gov.br permite o acesso a diversos serviços exclusivos para o microempreendedor individual (MEI).
Veja alguns dos principais:
- Cadastrar um novo MEI e obter CNPJ;
- Emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
- Consultar o CNPJ do MEI;
- Atualizar dados cadastrais;
- Solicitar a dispensa de alvará e licença de funcionamento;
- Gerenciar impostos do MEI;
- Entregar a declaração anual do MEI (DASN-SIMEI);
- Registrar e desligar funcionários;
- Emitir o DAS-MEI para pagar a contribuição mensal da empresa;
- Consultar débitos inscritos em dívida ativa da União e do FGTS;
- Acompanhar parcelamento especial do Simples Nacional e MEI;
- Obter restituição do Simples e MEI;
- Fazer a baixa do CNPJ.
Por que é preciso acessar a conta gov.br no cadastro da MEI Fácil por Neon?
A MEI Fácil por Neon oferece um aplicativo com diversas funcionalidades para otimizar a gestão do MEI, como emissão de nota fiscal, pagamento dos impostos e consulta ao CNPJ.
Além disso, disponibiliza uma conta digital gratuita para o MEI, cartão de crédito, meios de pagamento, entre outros serviços.
Para abrir uma MEI pela MEI Fácil por Neon ou cadastrar seu CNPJ já aberto, você precisa validar seu CPF com a conta gov.br.
Isso porque o sistema “puxa” os dados cadastrados no portal do governo para viabilizar os serviços para o MEI.
Dessa forma, esse passo é importante para garantir que as informações sejam precisas e fazer a conexão entre o aplicativo e a sua conta gov.br.
O que é selo de confiabilidade ouro e prata?
O selo de confiabilidade ouro, prata e bronze determina o nível de segurança da conta gov.br.
Veja quais são os diferentes níveis:
- Bronze: conta de nível básico que permite o acesso a serviços digitais menos confidenciais e funcionalidades parciais;
- Prata: conta de nível alto de segurança que libera o acesso a serviços que demandam reconhecimento facial ou login em bancos credenciados, além de disponibilizar todas as funcionalidades;
- Ouro: conta com nível máximo de segurança, incluindo acesso aos dados mais sensíveis, login único para qualquer serviço digital e acesso total às funcionalidades da plataforma e do app.
Desta forma, o grau de acesso que você tem aos serviços do gov.br varia de acordo com o selo de confiabilidade da sua conta.
Como aumentar o nível da conta gov.br?
Existem várias formas de aumentar o nível da conta gov.br, tais como:
- Ativar a função de reconhecimento facial pelo aplicativo do governo, tendo como base a sua foto da CNH;
- Confirmar os dados informados através do internet banking de uma das instituições credenciadas;
- Validar seus dados com usuário e senha do sistema SIGEPE, no caso de servidores públicos federais;
- Ativar o reconhecimento facial com base na foto da Justiça Eleitoral (TSE);
- Utilizar um certificado digital.
Como criar uma conta gov.br?
Para criar uma conta gov.br, siga os passos abaixo:
- Acesse o portal gov.br ou baixe o app disponível para Android e iOS;
- Selecione “Criar conta gov.br”;
- Digite seu CPF;
- Aceite os termos do site;
- Escolha uma das formas de confirmar seus dados, como usar uma conta bancária, autorizar o acesso aos dados do INSS e da Receita Federal ou informar dados pessoais como nome da mãe, empresas em que trabalhou, etc.;
- Confirme o código de verificação enviado para o seu e-mail ou celular;
- Crie uma senha seguindo as regras de segurança.
Como acessar a conta gov.br?
Para acessar a conta gov.br, basta usar seu CPF e senha no portal, no aplicativo ou em qualquer site que faça o redirecionamento para o login no sistema.
Se por acaso você esquecer da senha, basta usar o botão “Esqueci minha senha” e seguir os passos de recuperação.
Como desbloquear a conta gov.br?
Veja quais são as formas possíveis de desbloquear sua conta gov.br:
- Por meio do aplicativo gov.br, utilizando a opção de gerar um QR Code (você deverá fazer o reconhecimento facial em seguida);
- Por meio dos bancos credenciados como Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica e Santander;
- Por meio das opções de receber o código por e-mail ou SMS pelo aplicativo.
Entendeu como acessar a conta gov.br e por que é importante?