Ter um cronograma de postagens no Instagram é necessário para organizar suas publicações e vender mais por essa rede social.
Isso porque fica muito difícil criar conteúdos a semana toda sem planejamento, uma vez que é preciso ter uma boa frequência para ver resultados.
Por isso, vamos ajudar você a explorar todo o potencial do Instagram com um cronograma de postagens.
Continue lendo e saiba como fazer o seu.
O que é um cronograma de postagens Instagram?
Cronograma de postagens no Instagram é um calendário usado para planejar os conteúdos que serão publicados nessa rede social.
Geralmente, ele é organizado por meio de uma planilha onde são registradas diversas informações sobre as postagens.
As mais importantes são:
- Tipo de conteúdo: se é uma promoção, uma notícia, uma novidade sobre a empresa ou um meme;
- Formato do conteúdo: se é story, story salvo nos destaques, live, publicação no feed, reel ou carrossel;
- Mídias: se o post será composto por imagens, vídeos ou ambos;
- Conteúdo em texto: qual será o texto do story ou legenda;
- Data de publicação: o dia e horário da postagem;
- Links: quais links serão inseridos nas publicações, seja na bio, na legenda ou diretamente no story.
Dessa maneira, o cronograma de postagens é um aliado importante do microempreendedor individual (MEI) que quer promover sua empresa no Instagram.
Com ele, é possível planejar publicações com antecedência, postar nos melhores horários para obter engajamento e garantir um conteúdo de qualidade.
Para que serve o cronograma de postagens no Instagram?
O cronograma de postagens no Instagram serve para planejar o que será publicado na rede social. Ele possibilita que o MEI mantenha a frequência de postagens recomendada (no mínimo uma por dia) e tenha sempre conteúdo relevante para oferecer aos seus seguidores.
Na correria do dia a dia, é muito comum que o pequeno empreendedor deixe seu marketing em segundo plano e não consiga dar conta das atualizações de redes sociais.
As consequências são publicações em horários de pouco acesso, conteúdos incompletos e dificuldade em atrair e engajar seguidores.
Para solucionar esse problema, o MEI pode usar um cronograma de postagens para se organizar melhor e aproveitar todo o potencial das redes sociais.
Afinal, de acordo com dados do Instagram, 90% dos usuários seguem ao menos uma empresa e 2 em cada 3 concordam que a rede favorece a interação com negócios.
Como fazer um cronograma de postagens no Instagram?
Se você nunca fez um cronograma de postagens no Instagram, acompanhe nosso passo a passo para aprender.
1. Defina a frequência de postagens
O primeiro passo para fazer seu cronograma de postagens no Instagram é definir a frequência das publicações.
O ideal é que você consiga postar pelo menos uma vez por dia, podendo chegar a até duas postagens diárias da empresa.
Se não for possível, comece publicando três vezes por semana, por exemplo.
2. Escolha os melhores dias e horários
Segundo uma análise feita pela consultoria Sprout Social (em inglês), estes são os melhores dias e horários para postar no Instagram:
- Segunda-feira: 11h e 12h;
- Terça-feira: das 11h às 14h;
- Quarta-feira: 11h e 12h;
- Quinta-feira: 11h;
- Sexta-feira: 11h e 12h;
- Sábado: das 10h às 12h;
- Domingo: entre 9h e 15h.
Veja quais os períodos com o melhor engajamento, indicado pelas cores mais escuras:
Fonte: Sprout Social
3. Defina os temas que serão abordados
Tendo escolhido os melhores horários, você já pode definir os temas para cada postagem da semana ou do mês.
Veja algumas sugestões que funcionam bem para pequenas empresas:
- Ofertas, promoções e cupons de desconto;
- Novidades sobre produtos e serviços;
- Sorteios;
- Notícias sobre o mercado;
- Fotos de clientes usando os produtos;
- Vídeos de produtos;
- Vídeos de bastidores da empresa;
- Memes e curiosidades compartilhadas;
- Enquetes nos stories;
- Lives de eventos.
4. Escolha os formatos
O Instagram oferece diversos formatos para engajar sua audiência, que devem ser aproveitados ao máximo.
Você pode, por exemplo, fazer uma postagem no feed e gerar um story a partir dela, criar um reel fixo no feed, criar stories que vão para os destaques, fazer lives nos stories e muito mais.
5. Prepare os conteúdos
O segredo para agilizar seu cronograma de postagens no Instagram é deixar os conteúdos prontos, incluindo imagens, vídeos e textos.
Separe os arquivos que serão usados em pastas, de modo que a publicação seja mais rápida.
Se preferir, você também pode usar um software de automação de redes sociais ou o Estúdio de Criação do Instagram (disponível apenas para criadores de conteúdo) para agendar posts.
Leia também: Como tirar fotos de produtos para vender: guia passo a passo
6. Inclua um status no cronograma
É importante ter uma área para registrar o status de cada postagem, de modo que você saiba o que está pendente, o que já foi publicado e o que precisa ser revisado, por exemplo.
7. Registre os resultados
Por fim, você pode ter uma área na planilha específica para anotar os resultados de cada publicação.
Por meio do Instagram Insights, a área de resultados e dados da sua conta comercial, você consegue verificar quantas curtidas, comentários e compartilhamentos suas postagens tiveram, além de quantas contas foram alcançadas.
Assim, você pode identificar quais conteúdos funcionam melhor para o próximo cronograma de postagens no Instagram.
Como usar o Instagram para vender mais?
Existem várias estratégias que ajudam a vender mais pelo Instagram.
Com o cronograma de postagens, você já terá um grande salto na qualidade dos conteúdos e nos resultados alcançados.
Para que as publicações funcionem, é importante que você tenha uma conta comercial, utilize o Instagram Shopping e aplique táticas como o uso de hashtags e conteúdos interativos.
Além disso, é importante ter uma bio completa com link para uma página de links ou seu último lançamento.
Aproveite e confira no vídeo abaixo dicas para bombar no Instagram e vender muito mais:
Viu como um cronograma de postagens pode ajudar você a ter sucesso no Instagram? Aproveite e confira nosso artigo sobre como usar o Instagram para Empresas para vender mais.
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