Instagram para empresas: o que é, como usar e dicas de posts

Descubra como criar um Instagram para empresas e como usar para vender mais. Também separamos dicas para aplicar na rede social.
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Mulher segurando caixa e gravando vídeo para Instagram

Tem um negócio e ainda não usa o Instagram para empresas? Você pode estar perdendo oportunidades.

Afinal, essa é a versão da famosa rede social com recursos destinados ao marketing e vendas.

Lives promocionais, posts com conteúdo diferenciado, catálogos de produtos e etiquetas de preços… são muitas as funcionalidades para chamar a atenção e atrair clientes.

Além disso, a “versão business” do Instagram tem o monitoramento de métricas de alcance e engajamento do público-alvo.

Isso permite que o empreendedor entenda melhor o comportamento e as preferências de seus clientes, o que faz toda a diferença nos resultados da sua presença online. 

E vale também para o seu negócio, já que essa é uma rede social importante para todos os tamanhos de empresas, o que inclui os microempreendedores.

Continue lendo e entenda como aumentar seu alcance e competitividade com o Instagram para empresas!

O que é Instagram para empresas?

O Instagram para empresas, ou Instagram for Business, é uma categoria de conta disponível nessa rede social, sendo destinada aos negócios para ações de marketing e vendas

Na prática, a diferença para uma conta pessoal é a presença de recursos empresariais específicos. 

É o caso da funcionalidade “Instagram Shopping”, que permite a criação de vitrines de produtos e direcionamento para páginas de vendas. 

Além disso, os negócios podem usar a plataforma para elaborar campanhas publicitárias, com anúncios simultâneos.

Considerando a alta especificidade, o objetivo do Instagram para empresas é facilitar a interação com os clientes, além de potencializar a divulgação dos produtos e garantir uma melhor experiência de vendas pela rede social.

Saiba mais sobre os seus recursos na sequência.

Como funciona o Instagram para empresas?

O Instagram para empresas é uma das categorias associadas ao Meta for Business, a plataforma que centraliza o gerenciamento das redes, a programação de anúncios e a gestão de marketplace

Como explicamos antes, essa modalidade de conta oferece configurações diferenciadas, com ferramentas específicas para empresas.

Abaixo, listamos os principais recursos:

  • Anúncios direcionados, incluindo a opção de testes
  • Gerenciamento de mensagens centralizado, facilitando um melhor atendimento aos clientes
  • Criação de catálogos de produtos vinculados ao Instagram Shopping, que permite a venda pelo próprio aplicativo ou o redirecionamento para o site da loja
  • Sincronização com aplicativos externos, como apps de comércio eletrônico
  • Cronograma de postagens, facilitando o compartilhamento de conteúdo com maior constância
  • Emissão de relatório de análise de tráfego para melhor otimização das campanhas
  • Painel de transmissões ao vivo, por meio da sincronização com aplicativos de streaming.

Além disso, o acesso pelo Meta Business Suite permite o compartilhamento simultâneo de posts no Instagram, Facebook e WhatsApp.

Uma mão na roda, não é mesmo? Se você é MEI, sabe o quanto a gestão do tempo é fundamental para o sucesso do negócio.

E se precisar de mais motivos para usar o Instagram para empresas, não deixe de conferir na sequência.

Por que usar o Instagram para empresas?

Está na dúvida se o Instagram para empresas funciona para o seu negócio?

É hora de deixar tudo isso claro.

Confira 5 motivos para tirar proveito dessa ferramenta e se destacar da concorrência!

1. Economia de tempo

Como vimos, a conta profissional permite a programação de postagens automáticas, seja apenas no Instagram ou nas demais redes do Meta ao mesmo tempo. 

Quem é MEI e realiza todas as funções da empresa sozinho sabe o quão difícil pode ser se lembrar de manter a constância nas redes, não é mesmo?

Por isso, vale a pena ativar a função do calendário de posts para manter o Instagram em dia e com o feed sempre atualizado.

2. Fortalecimento da marca

O bom uso dos recursos do Instagram para empresas contribui para a construção de uma sólida presença online.

Assim, uma identidade visual trabalhada corretamente, em conjunto com boas políticas de anúncios e o bom atendimento ao cliente, muda para melhor a maneira com que as pessoas enxergam a loja ou prestador de serviços.

3. Testes de campanha

Sim, o Instagram para empresas permite a realização de testes de campanhas publicitárias

Essa função está disponível no Meta Business Suite, na seção de “Análises e relatórios”.

Para isso, basta clicar no ícone de “Experimentos” e selecionar entre as opções de “Teste A/B”, “Branding lift” ou “Conversion lift”.

Essa funcionalidade é importante para identificar as abordagens publicitárias mais adequadas, permitindo a longo prazo que a empresa economize dinheiro com anúncios ineficazes.

4. Análise do público-alvo

Também na seção de “Análises e relatórios”, a empresa pode obter informações fundamentais a respeito do desempenho dos anúncios, bem como das postagens, lives e stories. 

Relatórios nesse nível de complexidade ajudam a entender como o seu público-alvo se comporta e quais são os seus hábitos e preferências nas redes sociais.

5. Melhor faturamento

Estar em uma rede como o Instagram garante uma maior visibilidade, já que a plataforma conta com mais de 110 milhões de usuários somente no Brasil.

Considerando essa grande influência social, anunciar produtos no Instagram tem se consolidado ao longo dos anos como uma eficiente estratégia de venda. 

Inclusive, as grandes marcas encaram os investimentos em marketing digital no Instagram como indispensáveis para alcançar as metas de faturamento.

Além de estimular o redirecionamento para o website oficial da empresa, o Instagram também permite vendas pela própria plataforma se a loja cadastrar um catálogo de produtos.

E vale ressaltar: se você é prestador de serviços, o Instagram para empresas também pode ajudar com seu faturamento.

Afinal, criar um perfil com imagens da sua rotina de trabalho é uma boa forma de mostrar as suas habilidades para o mercado e garantir cada vez mais clientes.

Aproveite e confira no vídeo abaixo dicas para bombar no Instagram e vender muito mais:

Como criar um Instagram para empresas?

Para usar o Instagram no negócio, você precisa de uma conta empresarial na rede. O primeiro passo é criar uma conta pessoal e vincular ao Facebook e o Meta Business Suite pode ser acessado depois disso.

Assim que você criar o perfil, ele ainda estará na modalidade de conta pessoal. 

Para alterar para conta empresarial, siga o passo a passo:

  1. Clique na página do perfil e selecione o ícone de 3 barras (☰)
  2. Vá na seção de “Configurações e privacidade”
  3. Selecione a opção “Tipos de ferramentas da conta”
  4. Toque na opção “Mudar para conta profissional”
  5. Permita o vínculo da conta ao Facebook para acessar as ferramentas de gerenciamento completo do Meta Business Suite
  6. Escolha a opção Empresa, que abrange varejistas, negócios locais, marcas e prestadores de serviço
  7. Selecione a categoria que melhor se encaixa em seu negócio.

Pronto, seu Instagram para Empresas está pronto para uso!

Se você quiser acessar as ferramentas avançadas de anúncio simultâneo, Instagram Shopping e análise de métricas, basta logar na página do Meta for Business.

Já para usar o Instagram Shopping, não esqueça da configuração do catálogo de produtos. 

Como vender no Instagram: passo a passo

Se a sua loja já tem um domínio de site para vendas, você pode criar seu catálogo de produtos e sincronizar com o Instagram. 

A sincronização permite que os itens sejam exibidos no Instagram Shopping, mas os pedidos são direcionados para o seu site.

Além disso, é possível marcar os produtos em carrossel e colocar etiquetas que facilitem a visualização do preço na imagem do post.

Ao clicar nos produtos marcados, os consumidores são redirecionados para a página do produto, onde podem visualizar mais detalhes e, em seguida, ser redirecionados ao site da loja para finalizar a compra. 

O pagamento na própria plataforma está disponível apenas em mercados selecionados e depende da ativação do Instagram Checkout. 

Em muitos casos, o pagamento é feito na página de redirecionamento do site da empresa.

Gostou e quer começar logo?

Saiba tudo sobre como vender no Instagram, passo a passo:

Etapa 1. Verifique a sincronização 

Certifique-se de que o Instagram está vinculado ao Meta.

Acesse sua conta do Meta Business Suite no computador e clique em “Contas”. 

Caso não apareça o perfil do Instagram, clique em adicionar e prossiga com as etapas necessárias.

Etapa 2. Cadastre seu domínio

Na página do inicial do Meta Business Suite, clique no ícone de engrenagem e selecione a opção “Domínios”, disponível em “Segurança para Marca”.

Em seguida, clique em “Adicionar” e informe o endereço eletrônico da sua loja. 

Atenção: não é possível cadastrar domínios criados em sites de e-commerce, como Mercado Livre e Shopee.

Após o cadastro, será preciso realizar a verificação conforme as instruções listadas na tela.

Etapa 3. Cadastre o catálogo de produtos

Na página do Gerenciador de Comércio, clique em “Catálogo” e depois em “Adicionar itens”.

Em seguida, cadastre os seus produtos de forma manual ou automaticamente.

Nessa segunda, será preciso clicar na opção “Data feed” e subir o arquivo .xml gerado pela sua plataforma de vendas.

Lembre-se de incluir boas fotos e descrições adequadas de cada item, para facilitar as vendas.

Importante: no cadastro de cada item, é preciso informar o link correspondente na plataforma de vendas. 

Etapa 4. Ative a função Compras

No seu aplicativo do Instagram, vá até as “Configurações do seu perfil” e clique em “Controle e configuração de empresas”.

Em seguida, selecione a opção ”Compras” e adicione o catálogo de produtos que você cadastrou na etapa anterior. 

Clique em “Concluir”.

O Instagram poderá levar alguns dias para aprovar a função Compras, por isso, verifique de tempos em tempos o status do seu pedido.

Etapa 5. Use o Instagram Shopping

Após o Meta aprovar a função de Compras, você poderá começar a usar seu Instagram Shopping para montar carrosséis de produtos.

Funciona assim:

  • Prepare a postagem do carrossel com as fotos de produtos
  • Antes de postar, clique em “Marcar produtos”
  • Escolha o produto disponível em seu catálogo
  • Clique em compartilhar.

Você pode marcar até 5 produtos por foto ou 20 itens no total por publicação. 

Dica: lembre-se de caprichar nas imagens dos posts para divulgar o catálogo, ok?

Aqui explicamos como tirar boas fotos dos seus produtos!

Quais conteúdos devo colocar ao criar Instagram?

A produção de conteúdos de qualidade é essencial para o marketing digital de sua empresa. 

Dessa forma, vale a pena planejar cuidadosamente o cronograma de postagens para cobrir tanto a divulgação de produtos quanto determinados assuntos que interessem ao público-alvo.

Lembre que as imagens e os textos devem promover empatia e estimular a interação do seu público com a sua marca.

As fotos que serão publicadas no Instagram para empresas devem ser de sua autoria e caso tenham terceiros envolvidos, não esqueça de pedir autorização.

Quer ficar por dentro de dicas de temas para seus posts? Então, continue lendo!

10 ideias de posts para o Instagram da empresa

Está em dúvida sobre o que postar no Insta da sua empresa? 

Veja algumas sugestões de temas para incluir no seu planejamento:

  1. Posts de datas comemorativas, como Halloween, Dias das Mães, Natal e Dia das Crianças
  2. Divulgações promocionais, incluindo eventos de ofertas, descontos e sorteios
  3. Curiosidades sobre a produção dos materiais da loja
  4. Conteúdo educativo, sobre algum aspecto técnico dos produtos ou do seu setor de atuação
  5. Novidades e lançamentos de coleções
  6. Parcerias com influenciadores digitais ou outras empresas
  7. Informações sobre os valores da marca
  8. Histórias de como surgiu a loja
  9. Dicas e tutoriais de uso dos produtos
  10. Depoimentos de clientes.

Leia também o artigo: 10 dicas para alavancar as redes sociais do seu negócio!

7 dicas para vender mais no Instagram

O segredo para vender bastante é expor ao máximo os seus produtos

Separamos aqui algumas dicas básicas para que você arrase na sua divulgação e faça do Instagram um canal de vendas:

1. Use hashtags (#)

Para marcar as palavras que têm a ver com a sua marca

Isso ajuda a encontrar os seus produtos e serviços com mais facilidade.

2. Crie relacionamento com influenciadores

Relacionamentos com influenciadores te ajudam a aumentar as vendas

Veja quem são as pessoas mais influentes e crie estratégias que te aproximem delas.

3. Sem medo de ousar!

A ousadia também pode aparecer nas legendas das fotos

Descreva os seus produtos, conte como é a sua rotina de trabalho, mostre os seus diferenciais com palavras e imagens

4. Use os Stories

Você precisa fazer dos Stories um grande aliado. 

Crie promoções para os seguidores e elabore comunicações rápidas. 

Se você tem uma loja física, faça vídeos mostrando as instalações e diferenciais do seu espaço.

E não esqueça das enquetes, que são ótimas para você compreender melhor quem é o seu público e para aumentar as visualizações.

5. Aposte no Reels!

Os Reels são vídeos parecidos com os da rede social TikTok, porém no Instagram. 

Eles ampliam o alcance e trazem muitas visualizações, o que ajuda a impulsionar o seu negócio para um número maior de pessoas.

6. Coloque CTAs nas suas publicações

CTAs ou Chamadas para Ação são mensagens que você deixa para incentivar o seu usuário a realizar uma ação.

Exemplo: “baixe aqui”, “veja mais”, “compre aqui”.

É fundamental saber trabalhar essa forma de incentivo.

7. Criatividade! Criatividade! Criatividade!

Faça com que as pessoas se identifiquem nas suas comunicações. 

Crie fotos com pessoas que representam clientes ou perfis que você gostaria de atingir.

Agora que você já sabe como utilizar o Instagram para empresas, é hora de se preparar para o aumento das vendas.

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