O jovem empreendedor é o futuro da economia de qualquer país, mas nem sempre é fácil começar cedo no mercado.
Para ter sucesso com um negócio próprio, é preciso enfrentar muitos desafios e contar com oportunidades.
No Brasil, 60% dos jovens de até 30 anos querem empreender e conquistar sua independência financeira, segundo dados de um levantamento da Globo.
Nas classes A, B e C, 24% dos jovens já têm seu próprio negócio.
Veja a seguir qual o perfil do jovem empreendedor e como enfrentar os obstáculos na jornada do empreendedorismo.
Características de um jovem empreendedor
O jovem empreendedor tem como principais características a ambição e a vontade de inovar.
Afinal, ele está começando a desbravar as oportunidades do mercado e a ter uma visão estratégica sobre marcas, produtos e serviços.
Nesse início, é comum que o jovem seja mais impulsivo e criativo, tendo ideias de negócio ambiciosas e disruptivas.
É assim que surgem inúmeras startups: a partir de um insight de um empreendedor de 20 e poucos anos disposto a aprender na prática e enfrentar as incertezas do mercado.
No entanto, nem sempre esses negócios vão para a frente, pois, além de ter boas ideias, é preciso construir negócios viáveis e economicamente sustentáveis — uma noção que a experiência reforça.
Dessa forma, embora tenha muita energia e força de vontade, o empreendedor jovem precisa colocar os pés no chão e investir em capacitação para transformar seus projetos em negócios lucrativos.
Com tanta informação à disposição, o caminho é promissor para jovens que desejam empreender e sabem que terão muitos desafios pela frente.
Inclusive, temos uma categoria empresarial que facilita a formalização e tem os menores custos com impostos: o microempreendedor individual (MEI).
Aproveite e veja aqui todos os passos sobre como abrir uma MEI.
Quais os desafios de um jovem empreendedor?
Um jovem empreendedor tem muitos desafios a superar no mercado, tais como:
Lidar com burocracia
Empreender não se resume a ter boas ideias e entender de gestão: é preciso também saber lidar com a burocracia do mundo corporativo.
Para o jovem, pode ser desafiador entender questões contábeis, jurídicas e legais que serão essenciais em sua jornada.
Enfrentar a concorrência
Um empreendedor experiente sabe que a concorrência é um de seus maiores obstáculos, mas nem sempre o jovem tem essa consciência.
Para ter sucesso, é preciso observar os competidores de perto desde o início e aprender com os erros e acertos dos outros.
Conseguir crédito
Naturalmente, o jovem empreendedor tem dificuldades em conseguir crédito para investir em seu negócio no início.
Isso porque faltam linhas de crédito para microempreendedores no país e não é fácil convencer investidores a aplicarem dinheiro.
Leia também: Empreendedorismo por necessidade e oportunidade: quais as diferenças?
Cursos para jovem empreendedor
Já que a capacitação é o segredo para ter sucesso como jovem empreendedor, nada melhor do que buscar cursos acessíveis na área.
O Sebrae, por exemplo, oferece os cursos online gratuitos “Aprender a empreender” e “Empreendedor de sucesso“.
Também é importante dominar a gestão financeira fazendo cursos como o “Finanças Básicas para Empreendedores” oferecido pela Endeavor.
Opções de crédito para jovem empreendedor
Felizmente, já existem iniciativas para promover mais linhas de crédito para ajudar jovens empreendedores a financiarem seus negócios.
Em Goiás, por exemplo, foi criada a Política Estadual de Incentivo ao Crédito do Jovem Empreendedor para aumentar a oferta de produtos financeiros para esse público.
Já o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul oferece um programa de linhas de crédito a juros mais baixos exclusivas para jovens empreendedores de 18 a 29 anos.
Deu para entender qual é o perfil do jovem empreendedor e quais são seus desafios? Então, aproveite e conheça todas as opções de crédito para MEI!