Saiba como abrir uma loja de roupas femininas em 10 passos

Que tal aprender como abrir uma loja de roupas femininas e faturar bem em um nicho lucrativo? Veja como iniciar seu negócio.
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Mulher segurando tablet nas mãos em ambiente com arara de roupas atrás

O que acha de aprender como abrir uma loja de roupas femininas de maneira segura e eficiente?

Empreender de maneira organizada é indispensável para economizar seu tempo e dinheiro, principalmente para quem pretende mergulhar no mundo da moda. 

Neste texto, vamos apresentar o passo a passo completo para atuar no ramo de vestuário, abordando as melhores dicas para o seu estabelecimento.

Vem com a gente e saiba tudo sobre como abrir uma loja de roupas femininas!

Como abrir uma loja de roupas femininas?

Para abrir uma loja de roupas femininas, é essencial definir o público-alvo, criar um diferencial competitivo e investir em qualidade de produtos. 

Seu desafio será oferecer uma experiência única para atrair e fidelizar clientes, garantindo sucesso no mercado competitivo de moda.

Isso representa o básico do planejamento. Logo a seguir, vamos detalhar essas etapas.

Antes, vale dizer que o setor de moda apresenta projeções de crescimento otimistas para os próximos anos. 

Inclusive, é esperado que o mercado global de vestuário atinja a impressionante casa do US$ 1,7 trilhão até 2029.

Mas para aproveitar todas as oportunidades do segmento, é preciso seguir algumas etapas fundamentais.

Confira agora como abrir seu próprio negócio de maneira organizada!

1. Estude o mercado e a concorrência

Em primeiro lugar, identifique as principais tendências de mercado e as preferências dos consumidores. 

Com base nas informações adquiridas, faça um levantamento detalhado das melhores possibilidades de mercado, incluindo a análise da concorrência

Não se esqueça de avaliar a forma de atuação de sua loja: será um estabelecimento físico ou e-commerce?

2. Defina seu público-alvo

Como parte das etapas iniciais, também é indispensável fazer um estudo do seu público-alvo.

Afinal, conhecer detalhadamente o perfil de consumidores auxilia a direcionar efetivamente as estratégias de vendas e marketing, além de possibilitar a criação de mix de produtos mais adequados. 

Público-alvo: importância, exemplos e como encontrar.

3. Escolha o modelo de empresa

Formalizar seu empreendimento é fundamental para:

  • Segurança fiscal, facilitando a prestação de contas para a Receita Federal
  • Acesso a benefícios previdenciários destinados aos contribuintes
  • Acesso a linhas de crédito mais acessíveis.

Assim, com base na sua expectativa de faturamento e número de funcionários, defina o tipo de CNPJ mais adequado para a sua empresa.

Por exemplo, ser um microempreendedor individual (MEI) costuma ser a melhor opção para quem pretende contratar no máximo um funcionário e faturar até R$ 81 mil por ano.

Custo de um funcionário MEI: Como calcular?

4. Crie o planejamento financeiro

Para evitar gastos desnecessários que possam prejudicar seu empreendimento, é indispensável elaborar um planejamento financeiro empresarial detalhado.

Dessa forma, mapeie os diversos tipos de custos iniciais e despesas operacionais, assim como as margens de lucro esperadas, projeções de vendas e expectativa de retorno. 

Além disso, estruture as práticas administrativas para o futuro acompanhamento contábil. 

Deixe prontas as planilhas de fluxo de caixa e as de controle de nota fiscal.

Entenda se o MEI precisa de contador e por que contratar um.

5. Organize seu plano de negócios

O plano de negócios é uma das ferramentas mais importantes para seu empreendimento.

Afinal, trata-se de um documento formal que lista os objetivos da loja, os estudos de mercado e concorrência, os aspectos financeiros e fiscais da empresa, bem como os desafios a serem enfrentados. 

Uma empresa com um bom plano de negócios também transmite maior seriedade e profissionalismo, o que facilita os processos de aquisição de crédito com instituições financeiras.

6. Determine o local de funcionamento

Se sua loja for física, estude os melhores pontos de sua cidade para a abertura do estabelecimento, optando por locais em que seu público-alvo possui fácil acesso.

Caso sua loja seja virtual, é preciso definir as melhores plataformas online e estratégias específicas de e-commerce.

7. Escolha o mix de produtos ideal

A escolha do mix de produtos deve refletir as expectativas e demandas dos consumidores. 

Como vimos, esse tipo de informação é obtido com o estudo do público-alvo e também da concorrência. 

Além disso, o catálogo deve ser pensado para oferecer um equilíbrio entre variedades e materiais nichados, de modo que os clientes não percam o foco na hora da compra. 

Dica: capriche na oferta de itens complementares como estratégia para aumentar o ticket médio. 

Por exemplo, você pode cadastrar descontos para combos de roupas e acessórios. Outra técnica são as promoções do tipo leve 2 e pague 1.

8. Invista em bons fornecedores

Escolha fornecedores confiáveis para abastecer sua loja com produtos de qualidade. 

Dê preferência às empresas que possuem melhor tempo de entrega, para evitar uma possível falta de estoque.

9. Estabeleça estratégias de marketing

Não tem jeito: é preciso saber como divulgar a loja! 

Com base no perfil do seu público-alvo, crie peças publicitárias para as redes sociais mais adequadas. 

Além disso, elabore conteúdos online para agregar valor e transmitir maior autoridade para sua marca.

10. Invista em um bom sistema de gestão

O uso de sistemas de gestão otimiza o controle de estoque e reduz a incidência de erros nos pedidos. 

Além disso, até mesmo o controle financeiro e fiscal fica mais fácil de ser administrado, evitando possíveis problemas e questionamentos da Receita Federal.

Algumas plataformas oferecem até mesmo a integração a sites próprios e marketplaces.

O que comprar para montar uma loja de roupas femininas?

Se você optou por montar uma loja física de roupas, saiba que alguns investimentos iniciais serão necessários.

Veja agora alguns dos materiais indispensáveis para seu estabelecimento começar com o pé direito:

  • Mobiliário: prateleiras, armários e cabines para troca de roupas
  • Acessórios: manequins, espelhos, araras, cabides e expositores
  • Estoque: abastecimento de roupas e acessórios
  • Embalagens: caixas e sacolas personalizadas para acondicionar as peças vendidas
  • Materiais de escritório: canetas, blocos de anotações e materiais para facilitar o cotidiano de vendas
  • Itens de segurança: alarmes e câmeras
  • Itens para limpeza das peças: produtos de limpeza e vaporizadores, principalmente para quem trabalha com revenda de roupas.

Vale ressaltar que o empreendedor também deve estruturar o espaço com decoração e cores favoráveis, de modo a garantir conforto aos consumidores.

Organizar a loja física é certamente uma das principais formas de atrair a atenção de novos clientes.

Como atrair clientes para loja de roupas femininas?

Uma coisa é certa: alcançar novos clientes é essencial para o crescimento de uma loja. 

Para isso, existem algumas estratégias muito utilizadas:

  • Brindes: presentear os seus clientes não só garante a fidelização, mas também estimula a divulgarem a sua marca para possíveis novos consumidores, como amigos e pessoas próximas
  • Descontos: principalmente para quem possui loja online, gerar cupons de desconto para primeira compra é uma boa opção para atrair novos consumidores
  • Promoções: aproveite datas específicas e faça promoções sazonais, como descontos de fim de estação e liquidações
  • Bom atendimento: oferecer o melhor atendimento possível é uma das melhores formas de garantir que os clientes indiquem sua loja para outras pessoas.

10 dicas para aumentar as vendas da sua loja de roupas femininas

O aumento de vendas requer um trabalho multifacetado, com abordagens tanto administrativas quanto publicitárias. 

Veja algumas dicas importantes para impulsionar seu faturamento:

  1. Crie coleções exclusivas e limitadas, caso você faça a confecção de suas próprias peças
  2. Capacite as equipes de vendas, com atualizações periódicas sobre as melhores técnicas de atendimento
  3. Atente-se às tendências de mercado divulgadas em redes sociais, principalmente no TikTok
  4. Faça lives no Instagram para divulgar eventos de promoção e ofertas imperdíveis
  5. Cadastre a vitrine e loja virtual no Instagram Business, de modo que os seguidores possam fazer as compras diretamente pela plataforma
  6. Monitore indicadores de desempenho das redes sociais para otimizar as estratégias de anúncios
  7. Crie políticas de trocas e devoluções e torne os procedimentos mais simples, de modo que os clientes não se sintam prejudicados
  8. Avalie o feedback dos consumidores para promover melhorias contínuas na loja.

Além disso, considere aplicar a estratégia de omnichannel para promover uma experiência do cliente mais agradável e aumentar os índices de fidelização.

Estamos falando da integração de todos os canais da marca (loja física, redes sociais, WhatsApp, etc.) de modo que o atendimento esteja sincronizado com as campanhas, redes sociais e até com os fluxos logísticos.

Aprenda como fazer um bom posicionamento estratégico da marca.

Como gerir sua loja de roupas femininas

Para que sua empresa se mantenha firme e saudável financeiramente, é preciso colocar em prática algumas estratégias administrativas:

Agora que você já sabe como abrir uma loja de roupas femininas, que tal ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos negócios? 

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O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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