Você sabe para que serve a análise de SWOT? Nunca ouviu esse termo na vida e não sabe como ele pode ser importante para a sua MEI?
Você que possui um CNPJ MEI, busca aumentar as vendas e traçar estratégias para melhorar o seu negócio, você precisa conhecer a análise de SWOT.
A partir da Análise SWOT para MEI e do Mapa de Oportunidades, você irá aprender a analisar o seu empreendimento e assim ter ideias novas para expandir o negócio.
Continue lendo.
O que é e para que serve a Análise de SWOT?
A Análise SWOT, ou Análise FOFA em português, é uma ferramenta de gestão que possibilita um planejamento estratégico eficaz para negócios e projetos.
Certo, mas para que serve a Análise de SWOT?
A Análise FOFA ou a Análise de SWOT permite que você conheça sua posição no mercado em relação aos concorrentes, além de outras características do seu empreendimento. Com ela, é possível descobrir o que está ajudando o seu negócio e o que está atrapalhando.
Após a Análise FOFA, você será capaz de:
- Agir sobre as suas fraquezas
- Identificar as ameaças
- Se apoiar nas forças do seu negócio
- Buscar as melhores oportunidades para crescer
Veja também como fazer uma análise de concorrência!
Antes de tudo, vamos entender o que significa a sigla S.W.O.T, em inglês e português:
- Strengths = Forças – O que há de melhor
- Weaknesses = Fraquezas – O que precisa melhorar
- Opportunities = Oportunidades – O que pode me ajudar
- Threats = Ameaças – O que pode me prejudicar
Esta Análise é um diagnóstico para você entender como está o seu negócio.
Para ajudar, você pode chamar a Análise SWOT de Análise FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Veja mais no vídeo:
O que é matriz de SWOT?
A matriz de SWOT é o resultado das forças, oportunidade, fraquezas e ameaças.
Sua análise será feita entre pontos internos/externos e positivos/negativos, e depois separada em quadrantes – como a imagem a seguir.
- Pontos internos: forças e fraquezas
- Pontos externos: oportunidades e ameaças
- Pontos positivos: forças e oportunidades
- Pontos negativos: fraquezas e ameaças
A partir disso, você irá fazer a sua análise estratégica – mas falamos falar disso no próximo tópico!
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Como fazer a Análise SWOT? Análise FOFA passo a passo
Agora que você já sabe o que é e para que serve a Análise de SWOT, está faltando uma parte muito importante:
Como fazer a Análise de SWOT?
Nos próximos tópicos, vamos entender como preencher cada um dos quadrantes da sua matriz de SWOT, e claro, como tirar ideias a partir disso!
1 – Forças – Strengths
Você sabe quais são as FORÇAS do seu negócio?
Lembrando que Forças fica no quadrante de ações internas e positivas, ou seja, são fatores que estão ao seu alcance.
Vamos aprender a identificar as FORÇAS do seu negócio através de alguns exemplos:
Se você vende doces, bolos, marmitex, entre outros produtos do ramo, seus pontos fortes podem incluir:
- Uma grande variedade de sabores ou um cardápio diverso
- Produtos voltados para quem possui alguma restrição alimentar, como intolerância à lactose ou glúten
- Refeições para o público fit ou vegano
- Brindes e pacotes especiais para festas e outros eventos
Agora, imagine que você tem um salão de cabeleireiro ou barbearia. O que você oferece ao cliente de diferente e inovador? Você pode:
- Ser especialista em cabelos coloridos ou penteados da moda
- Oferecer um atendimento ao cliente exclusivo e acima da média
- Ter café fresco a disposição ou até mesmo uma cerveja gelada
- Ter um cenário incrível e atraente para fotos
- Possuir um bom programa de indicação entre clientes, que oferece descontos exclusivos
Vamos pensar em serviços de estética (maquiadores, depiladores e esteticistas), as forças podem incluir:
- Atendimento em domicílio
- Atendimento de públicos em potencial, como noivas
- Aplicação de novas técnicas, penteados e tratamentos estéticos
Após descobrir o que seu negócio tem de melhor, vamos aprender a identificar possíveis oportunidades.
2 – Oportunidades – Opportunities
Agora vamos falar das oportunidades na Análise de SWOT.
Embora também seja um fator positivo, as oportunidades na Análise de SWOT ficam no quadrante de fatores externos. Ou seja, não estão no seu controle.
Pense no mercado e em todas as OPORTUNIDADES que ele oferece. Quais delas podem ser aproveitadas pelo seu empreendimento MEI?
Alguns exemplos de oportunidades SWOT são possíveis mudanças econômicas positivas e as datas do calendário promocional. Tais como:
- Black Friday
- Vendas de Natal
- Dia dos Namorados
- Entre outros eventos sazonais
Apesar de não ser possível controlar diretamente as oportunidades existentes no mercado, serão através delas que você encontrará estratégias para vender mais.
Dessa forma, será possível aprimorar o seu negócio.
3 – Fraquezas – Weaknesses
Depois de reconhecer os potenciais, chega o momento de identificar as FRAQUEZAS, ou seja, o que pode melhorar no seu empreendimento MEI.
As Fraquezas da Análise de SWOT são fatores internos e negativos. Ou seja, são fatores que estão no nosso controle – e assim, podemos mudá-los.
Por que conhecer as fraquezas do seu negócio é tão importante?
Além de descobrir o que está impedindo o seu crescimento, ao identificar as fraquezas, você será capaz de realizar mudanças necessárias.
Para estar preparado para qualquer desafio, observe se o seu negócio possui alguma dessas fraquezas:
- Identidade visual ultrapassada – será que não chegou a hora de renovar seus cartões de visita, panfletos e logo?
- Funcionários desmotivados – quando a equipe não está em sintonia, oferecer um serviço de qualidade fica mais difícil
- Pouca parceria entre empresas MEI – afinal parcerias trazem novos clientes
- Falta de mão de obra qualificada – você está oferecendo o melhor produto ou serviço possível para o seu cliente?
- Estratégia de marketing fora de sintonia com o seu público – para saber a melhor forma de divulgar o seu produto ou serviço, é preciso conhecer bem o seu público-alvo
- Má localização – se o seu estabelecimento fica em um local perigoso ou de difícil acesso, saiba que isso pode diminuir seu fluxo de clientes
Além das fraquezas citadas acima, existem muitas outras que podem ser observadas durante a Análise SWOT.
Agora que você sabe a importância de identificar quais são suas fraquezas, está a um passo adiante para descobrir como vender mais.
4 – Ameaças – Threats
Os fatores externos que podem influenciar no sucesso de um negócio, de forma negativa, são chamados de AMEAÇAS.
Depois de entender e fazer uma análise das ameaças que existem, é necessário pensar em como combatê-las.
Alguns exemplos de ameaças incluem:
- Grande concorrência na região
- Mudanças na legislação
- Problemas relacionados a Economia
- Como inflação
- Preço alto de matéria-prima
- E assim por diante!
Não é possível controlar diretamente as ameaças, mas você pode se apoiar nas suas forças para superar qualquer desafio.
Agora você já sabe o que é, para que serve a Análise de SWOT e como montar uma para sua MEI.
Lembre-se que ter um bom planejamento estratégico é fundamental para ser um empreendedor de sucesso.
Não deixe de fazer o seu plano de negócio e o planejamento financeiro empresarial! Combinado?
O futuro de seu empreendimento está em suas mãos!