Redes sociais para negócios: 10 dicas para ter sucesso

Você sabe como ter sucesso nas redes sociais para negócios? Separamos 10 dicas que vão te ajudar a impulsionar sua marca, e claro, as vendas!
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Redes sociais para negócios: 10 dicas para ter sucesso

Ainda não sabe como ter sucesso nas redes sociais para negócios? Vem conferir essa lista de dicas! Seja qual for seu tipo de negócio, é impossível ignorar as redes sociais e a sua importância.

Hoje elas são plataformas de comunicação interativas, onde se encontra grande parte do público que as empresas desejam atingir.

É importante que você, MEI, também crie canais de comunicação com seus clientes nesses espaços, pois muitas oportunidades podem surgir.

Vamos entender descobrir como ter sucesso nas redes sociais para negócios?

Por que ter redes sociais para negócios?

As redes sociais para negócios aumentam o engajamento dos seus clientes e futuros clientes.

Além disso, você se mantém sempre na lembrança da sua clientela, já que ao abrir suas redes, eles vão encontrar posts da sua marca.

Segundo levantamentos (em inglês), no Brasil, são 140 milhões de usuários nas redes sociais, ou 66% da população brasileira. Assim, estar presente nas redes sociais significa trazer maior alcance para sua marca.

Você também conseguirá humanizar a sua marca. Ou seja, os seus clientes não verão apenas uma empresa vendendo produtos ou serviços, vão enxergar o microempreendedor individual atrás dela.

No vídeo abaixo você confere como usar vídeos para alavancar o seu negócio:

10 dicas de redes sociais para negócios

A primeira coisa que todo Microempreendedor deve ter na cabeça é: não adianta criar o perfil da sua empresa no Facebook, Instagram ou Youtube e deixar seu espaço online abandonado, porque pode ter o efeito contrário sobre seu negócio!

Por isso, separamos aqui algumas dicas de como usar as redes sociais para negócios e bombar nas próximas vendas.

Conheça seu público-alvo

Antes de começar a se aventurar nas redes sociais, você precisa ter consciente de quem é seu público-alvo.

Público-alvo é um grupo de consumidores com características semelhantes e que está disposto a comprar do seu negócio. Idade, gênero, classe social, hábitos, entre outras características unem pessoas no seu público-alvo.

Não crie por criar

A primeira coisa a se saber é que não adianta entrar em todas as redes sociais, colocar as informações e logo da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis apenas em redes sociais que você possa manter atualizadas.

As redes mais visitadas e com maiores números de usuários são: Facebook, Instagram e Twitter. O TikTok está em crescimento e atinge principalmente os jovens da geração Z.

Entenda qual delas tem mais a ver com o seu negócio.

Exemplo: Você vende bijuterias? O Instagram pode ser a sua vitrine online. Seu produto tem a cara dos jovens que nasceram a partir de 1996? Então esteja presente no TikTok. Seu público-alvo é a terceira idade? O Facebook pode ser o mais indicado.

Lembre-se: todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.

Faça um estudo dos seus concorrentes

Fazer uma análise de concorrência é importantíssimo para descobrir como se destacar. Veja o que seus concorrentes estão postando nas redes sociais.

  • Eles oferecem conteúdos relevantes ou só promovem produtos?
  • Como está o número de seguidores, comentários e curtidas? – importante não se prender nisso, pois são metas de vaidade
  • Com qual frequência eles postam novos conteúdos?
  • Você enxerga oportunidades de como fazer diferente na sua marca?

Entenda cada rede social

Sabia que você não precisa estar presente em todas as redes sociais?

Cada uma tem seu público-alvo e seus objetivos. Você pode escolher duas ou três, ou até menos para começar.

Temos alguns conteúdos que podem te ajudar nessa etapa:

Mantenha sua rede social ativa

Para você se acostumar e manter atualizadas suas redes, uma dica é estipular horário fixo ou um momento no dia para verificar os perfis.

Capriche nas interações:

Capriche nas fotos

Você não precisa ser um fotógrafo para arrasar nas fotos, sabia?

Uma imagem vale mais do que mil palavras, e por isso você precisa apostar na qualidade das suas. Afinal, rede social é muito sobre isso, concorda? Principalmente se seu público-alvo estiver no Instagram.

Algumas dicas são valiosíssimas para você começar a fotografar:

  • Crie um cenário para seus cliques, mesmo que simples e com baixo custo
  • Escolha um lugar bastante iluminado, pode ser perto de uma janela ou com apoio de luzes artificiais
  • Tenha muitas referências para se inspirar, o Pinterest pode te ajudar nisso

Veja aqui nosso guia de como tirar fotos de produto para vender

Leve informações relevantes para o seu público 

Crie material de qualidade e que seja interessante para quem segue você.

Pense: o que seu público mais pergunta ou quer saber sobre o seu negócio? Tente colocar nas postagens essas curiosidades e dúvidas.

Também não se esqueça de responder ao maior número de mensagens possíveis, caso sejam direcionadas ao seu negócio. Assim você já começa com o pé direito, encantando clientes!

Preencha o máximo de informações possível

Tão importante quanto ter um perfil atraente, é preencher a maior quantidade de informações possíveis: nome da marca, um breve descritivo do negócio, telefone, WhatsApp e e-mail são básicos.

Quanto mais informações você oferecer aos visitantes, mais confiança e oportunidade de entrar em contato com a sua empresa eles terão.

Assim, você consegue promover o negócio nas redes sociais de forma mais certeira e direcionada.

Use hashtags

Hashtags são aquelas palavrinhas que vem depois do “jogo da velha” (#), sabe?

Elas servem como uma espécie de filtro de assuntos nas redes sociais. Elas são usadas para fomentar discussões e determinar os temas mais quentes do momento e não devem ficar de fora dos seus posts.

Por exemplo, se você trabalha como manicure algumas sugestões de hashtags são: #beleza #unhasdasemana #esmaltedasemana #amoesmaltes #instaunhas #unhasdecoradas

Analise seus resultados

Uma das grandes vantagens das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicionais é que, é mais simples verificar o que fez mais ou menos sucesso. Veja quais posts tiveram mais “gostei”, “compartilhamentos” e “comentários”, pois esses são os temas que você deve falar mais e mais.

Redes sociais não são bichos de sete cabeças, mas sim maneiras de você apresentar seus produtos e serviços para potenciais novos clientes.

Você como microempreendedor (MEI) pode levar sua marca e empresa mais longe usando as redes sociais que estão ao seu alcance. Capriche em fotos, informações, compartilhamento de clientes satisfeitos e faça disso uma força para ajudar seus negócios.

Depois queremos saber quais são seus casos de sucesso com redes sociais. Que tal compartilhar conosco e outros empreendedores no Grupo MEI Fácil?

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