As vendas pelo WhatsApp estão crescendo e sua empresa não pode ficar de fora dessa tendência.
Você sabia que 6 em cada 10 usuários fazem compras pelo aplicativo de mensagens?
São 160 milhões de brasileiros no Whatsapp hoje, o que torna esse o principal meio de comunicação do país – sendo usado por 92% da população.
Além disso, 83% dos brasileiros usam o Whatsapp para fazer compras, e 64% das compras são feitas empresas de pequeno porte.
Já quando falamos das empresas, 73% das pequenas e médias empresas que usam o Whatsapp Business afirmam que o aplicativo ampliou o volume de vendas.
Dados da matéria: O cliente num Zap
Considerando que quase todo mundo tem WhatsApp instalado no smartphone, essa é uma grande oportunidade de vender mais e de se conectar com seus clientes.
E claro: as vendas pelo WhatsApp têm tudo a ver com a realidade do MEI, como vamos descobrir ao longo do post.
Continue lendo e aplique nossas dicas no seu negócio.
Leia também F-commerce: saiba como seu negócio pode vender no Facebook
Vendas pelo WhatsApp: por que é bom negócio?
Apostar nas vendas pelo WhatsApp é um ótimo negócio para os pequenos empreendedores porque é acessível e eficiente.
Com o WhatsApp Business, você consegue:
- Atender clientes
- Criar catálogos de produtos e serviços
- Automatizar mensagens
- Organizar pedidos
- Entre outras atividades
Com os recursos do aplicativo de mensagens mais usado no país, você consegue estar mais próximo dos seus clientes e aumentar suas oportunidades de negócios.
E como quase todo mundo está no “zap zap”, é claro que sua empresa não pode ficar de fora.
Segundo a pesquisa Panorama de Mensageria realizada em agosto de 2020 pela Mobile Time e pela Opinion Box, o WhatsApp estava instalado em nada menos do que 98% dos smartphones dos brasileiros.
Desse total, 86% dos usuários entram no aplicativo todos os dias, e 78% se comunicam com marcas e empresas.
Essas são as principais finalidades pelas quais os clientes interagem com empresas no app, segundo o estudo:
- Tirar dúvidas ou pedir informações (78%);
- Receber suporte técnico (64%);
- Receber promoções (55%);
- Comprar produtos e serviços (60%);
- Cancelar serviços (42%).
WhatApp Pay – Serviço de pagamentos do WhatsApp
Além disso, a pesquisa mostrou que 66% dos usuários tinham interesse em usar o serviço de pagamentos do WhatsApp, o WhatsApp Pay, que foi lançado em 4 de maio de 2021.
Para configurar esse serviço, você precisa:
- Criar uma conta com o Facebook Pay ou conectar com a Cielo
- Inserir os dados da sua empresa
- Adicionar uma conta de recebimento
- Começar a vender
Você recebe seus pagamentos em até 2 dias úteis, e a taxa fixa é de 3,99% por transação.
Conheça mais sobre WhatsApp Pay Business
E claro, você pode continuar vendendo por outros meios de pagamento, como Pix ou boleto de cobrança.
Então, não faltam motivos para colocar seu negócio nessa rede e aproveitar todas as vantagens de uma conta comercial.
Falando em taxas, sabia que a maquininha de cartão MEI tem a menor taxa de débito do mercado?
Como vender pelo WhatsApp: etapas e dicas
Para vender pelo WhatsApp, você precisa conhecer bem o aplicativo e seguir algumas regras básicas para interagir com os clientes.
Bora conhecer algumas técnicas para vender pelo WhatsApp?
Para vender pelo WhatsApp, você precisa conhecer bem o aplicativo e seguir algumas regras básicas para interagir com os clientes.
Confira nosso guia rápido com etapas e dicas de como vender pelo WhatsApp Business:
1. Comece criando uma conta comercial
O primeiro passo para começar suas vendas pelo WhatsApp é baixar o app WhatsApp Business e criar sua conta comercial.
O WhatsApp Business é 100% gratuito e permite atender clientes, criar um catálogo de produtos e serviços, automatizar mensagens, organizar pedidos e muito mais.
Antigamente, muitos negócios utilizavam perfis pessoais para conversar com clientes, mas desde a criação do perfil comercial ficou muito mais fácil para o empreendedor.
Uma dica importante é registrar sua conta comercial com um número de telefone exclusivo da empresa, em vez do seu número pessoal.
No entanto, se você já usa seu número para vender, também tem a opção de transferir a conta pessoal para a versão Business.
O ideal é ter dois chips: um para o seu WhatsApp pessoal e outro para o da empresa. Assim como as contas, que você deve separar o dinheiro da empresa do pessoal.
Lembrando que essa é a versão para pequenos negócios, pois os médios e grandes precisam dar um passo maior e utilizar a API do WhatsApp Business.
2. Preencha as informações do seu negócio – perfil comercial
Assim que você baixar o WhatsApp Business, terá que criar seu perfil comercial com informações do seu negócio.
Aqui entram o nome da empresa, imagem (logotipo), endereço, descrição, horário de atendimento, link para site e Facebook, entre outras informações.
Quanto mais profissional for o perfil, mais credibilidade você vai transmitir para os consumidores.
Por isso, indicamos que você já tenha uma identidade visual básica e uma marca para se apresentar aos clientes pelo WhatsApp.
3. Crie seu catálogo de produtos ou serviços
Uma das funções mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de criar seu catálogo de produtos e serviços.
Ele funciona como uma vitrine virtual que exibe imagens, descrições e preços de cada item, além da quantidade disponível em estoque.
Assim, você fica com um catálogo integrado ao seu perfil para ser consultado a qualquer momento e enviado aos clientes.
4. Use o WhatsApp Web
O WhatsApp Web é a forma mais prática de gerenciar sua conta comercial sem depender apenas do smartphone.
Afinal, é mais rápido e prático alternar entre as mensagens e digitar no desktop, quando você está lidando com clientes.
Para isso, basta escanear o QR Code do seu celular na opção “WhatsApp Web” para usar o app em qualquer computador ou tablet.
5. Peça a autorização do cliente
Antes de abordar um cliente para vender pelo WhatsApp, você precisa pedir autorização para enviar mensagens a ele.
Essa é uma das regras básicas desde que entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois qualquer comunicação sem consentimento pode ser interpretada como abusiva.
Além disso, enviar mensagens sem autorização aumenta muito o risco de cair no spam e ser bloqueado pelos usuários.
Como pedir autorização para enviar mensagens aos clientes?
Para evitar esses problemas, envie uma mensagem solicitando que o cliente adicione seu número à sua lista de contatos e aproveite para perguntar se ele tem interesse em receber suas ofertas e novidades.
Assim, você consegue colocar o cliente na lista de transmissão certa e garantir que as mensagens cheguem até ele (já vamos falar sobre isso).
6. Use as listas de transmissão
A lista de transmissão do WhatsApp permite que você envie uma mesma mensagem para até 256 contatos.
Com seu perfil comercial, você pode criar várias listas de transmissão conforme o perfil dos clientes (Ex: listas por segmento de cliente, por produto de interesse, etc.) e enviar mensagens em massa em poucos cliques.
Dessa forma, você pode enviar ofertas personalizadas, promoções e qualquer divulgação da empresa com facilidade.
Existe um porém, apenas os clientes que salvam seu número no celular recebem as mensagens das suas listas — daí a importância de pedir para o cliente adicionar sua empresa logo no primeiro contato.
7. Salve respostas rápidas
O recurso de respostas rápidas do WhatsApp Business permite que você salve as frases mais comuns utilizadas no dia a dia para agilizar as conversas com clientes.
Basicamente, você pode criar atalhos para as mensagens que mais digita como “O pagamento pode ser feito com cartão de crédito em até 12x” ou “estão disponíveis as cores azul, verde, preto e vermelho”.
8. Use etiquetas para organizar pedidos
Quando você vende pelo aplicativo, pode usar o recurso de etiquetas coloridas para criar diferentes categorias de mensagens.
Você pode, por exemplo, selecionar uma cor para novos clientes, outra para orçamentos enviados e outra para pedidos já pagos.
Também é possível usar as cores para classificar os produtos e serviços vendidos em cada contato.
Como fidelizar clientes: 8 dicas para o MEI
9. Configure uma resposta de ausência
É fundamental ter uma resposta automática no seu WhatsApp quando estiver fora do seu horário de atendimento ao cliente.
Para isso, basta criar uma mensagem de ausência e definir um horário específico para envio.
10. Integre o contato do WhatsApp ao seu site
Uma forma de aumentar o fluxo das vendas pelo WhatsApp é integrar a área de contato do seu site diretamente com sua conta comercial.
Existem várias aplicações para esse fim que facilitam sua conexão com os clientes, já que hoje é mais fácil alguém mandar uma mensagem por WhatsApp do que um enviar um e-mail ou fazer uma ligação.
11. Ofereça conteúdo relevante
Assim como em outras mídias, você precisa oferecer conteúdo relevante para os seus clientes, e não apenas disparar mensagens repetitivas que mais parecem spam.
Isso é fazer marketing!
Você pode usar o aplicarivo para enviar posts do seu blog – o chamado marketing de conteúdo – vídeos sobre seu produto ou serviço e conteúdos ricos, como e-books.
E claro, as ofertas devem ser personalizadas de acordo com os interesses dos clientes.
12. Explore as ferramentas do mercado
No mercado, você vai encontrar inúmeras ferramentas que ajudam você a turbinar seu WhatsApp Business.
Elas permitem que você atenda seus clientes com múltiplos usuários, programe um “chatbot” (robô de conversação) para agilizar o atendimento e integre o app diretamente ao seu software de vendas, por exemplo.
Alguns gerenciadores famosos são Sirena, Maxbot e Octadesk.
Inclusive, muitas dessas ferramentas têm mensalidades acessíveis para o MEI.
Bônus: como vender mais pelo WhatsApp
Faça promoções exclusivas
Já pensou em fazer uma lista de promoções exclusivas apenas para quem está inscrito na sua base do Whatsapp Business?
Lembra que no tópico anterior falamos sobre a importância de pedir autorização para o seu cliente? Dizer que ele receberá ofertas diferenciadas é uma das formas de conquistar a aprovação dele.
Por isso, saiba como fazer boas promoções e conquiste sua clientela!
Explore novas estratégias de marketing
Quais estratégias de marketing você está usando atualmente?
Está se apoiando nas publicidades nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Tiktok?
Mas e as parcerias entre empresas MEI, por exemplo? Elas podem ser muito bem aproveitas dentro das estratégias de vendas por WhatsApp. Já pensou nisso?
Saiba como abordar seu cliente
Já pensou em algumas frases de abordagem de venda pelo aplicativo?
A forma como você faz as suas primeiras comunicações com seu consumidor pode ser decisiva para o fechamento da venda ou não.
A dica aqui é você estudar bastante sobre Persuasão, Gatilhos Mentais e Copywriting – técnicas que vão te ajudar a se comunicar de forma mais assertiva com o objetivo de gerar venda!
É importante que sua comunicação seja
- Alinhada com o perfil da sua marca (formal, informal, descontraído, com emojis, com piadas, mais sério etc.)
- Testada (teste comunicações diferentes para entender qual funciona melhor com o seu público-alvo)
- Com cara de WhatsApp (se a comunicação for semelhante a um e-mail, deveria ser enviada por tal)
Desafios das vendas no WhatsApp
Para alavancar suas vendas pelo WhatsApp, você também terá que superar alguns desafios.
Veja quais são os principais.
Responder rapidamente
Um dos pontos mais importantes para fechar vendas no WhatsApp é responder às mensagens do cliente o mais rápido possível.
Afinal, quem usa o app está acostumado com o ritmo digital e quer um meio mais ágil para fazer compras.
Para acelerar seu atendimento, considere uma solução que permita múltiplos usuários ou um “chatbot”.
Acertar na comunicação
Sabemos como é difícil acertar no tom com a comunicação escrita, e isso é fundamental nas vendas pelo aplicativo.
Procure usar uma linguagem adequada ao público-alvo (mais formal ou informal, dependendo dos perfis) e lançar mão de recursos como emojis, áudios e figurinhas para reforçar suas intenções.
Só tome cuidado para não exagerar e poluir demais suas mensagens — e nunca mande áudios longos para seus clientes.
Ser relevante para o cliente
O WhatsApp já é repleto de grupos e conversas, e você não quer ser só mais uma notificação que interrompe a rotina do cliente, certo?
Por isso, o desafio é tornar suas ofertas e conteúdos de fato relevantes para o seu público.
Do contrário, as pessoas podem até bloquear sua conta comercial e dificultar o contato.
Facilitar o pagamento
Ninguém quer deixar que o pagamento seja o empecilho para o fechamento da compra, não é mesmo?
Caso você não use o WhatsApp Pay, a solução é usar um sistema externo ou por meio de depósito/transferência.
A solução mais usada é o link de pagamento, em que a empresa pode direcionar o cliente para a página de checkout com os meios de pagamento oferecidos, como boleto bancário, cartão de crédito e débito em conta.
Outra opção é solicitar um Pix para o cliente, que é um dos meios mais práticos da atualidade.
Agora você já sabe por que as vendas pelo aplicativo são promissoras para o seu negócio, assim como vender por esse aplicativo para faturar muito mais ao longo do ano. Já vai começar hoje mesmo?