Fase 1: as instituições financeiras devem disponibilizar dados de forma padronizada. Nesta fase, devem estar disponíveis as informações de seus canais de atendimento e de seus produtos e serviços, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado. Para clientes, podem surgir novas comparações de produtos e serviços financeiros, o que facilitará a escolha de produtos de acordo com as necessidades de cada pessoa;
Fase 2: consumidores poderão compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições que quiserem. Tudo é feito com consentimento, que pode ser retirado a qualquer momento. Para clientes, surgem novos produtos e serviços, mais personalizados e acessíveis;
Fase 3: consumidores terão acesso a serviços financeiros como pagamentos sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras que já usam. Clientes ganham autonomia no acesso à serviços financeiros;
Fase 4: inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada. Clientes passam a ter o controle do compartilhamento de uma gama maior de informações, o que pode levar à criação de produtos ainda mais personalizados para cada necessidade.
Por enquanto, a Neon não entrou na Fase 2 do Open Banking (ainda não estamos transmitindo dados da Neon para outras instituições). Estamos participando apenas da fase 3.