E-commerce MEI: 7 dicas para se destacar na sua loja online

Veja como montar um e-commerce MEI e alavancar sua loja virtual com 7 dicas estratégicas para colocar em prática hoje mesmo.
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E-commerce MEI 7 dicas para se destacar na sua loja online

Atualizado em 4 de novembro de 2021

MEI, você já pensou em vender através da internet? Uma loja online ou e-commerce traz várias as vantagens para o seu negócio.

Além do benefício de expandir suas vendas para o mundo virtual e oferecer seus produtos ou serviços pela internet, o empreendedor não necessariamente precisa de uma loja física.

Também não podemos deixar de citar o crescimento do e-commerce.

O e-commerce chegou em R$ 53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo matériaCom isso, o Brasil está na lista dos 10 países com maior crescimento no setor.

 Além disso, ele já é uma das oportunidades para o mundo pós-pandemia.

Neste artigo explicamos outras vantagens e também mostramos opções para você que se interessar em montar um e-commerce para o seu negócio.

Vantagens do e-commerce para o MEI

A atividade de vender bens e serviços evoluiu com a tecnologia. Hoje, nem é mais preciso sair de casa para comprar, nem bater de porta em porta oferecendo produtos. O ramo do comércio ficou mais ágil e prático com a comercialização sendo feita pela internet.

Ao vender pela internet através de uma loja online própria ou de um e-commerce que já existe, o MEI adquire algumas vantagens como:

Baixo investimento

Uma das maiores vantagens do e-commerce MEI está no baixo investimento.

Você só vai precisar dos produtos que quer vender e da estrutura da plataforma online que utilizar – já temos a economia da loja física.

Você não precisará alugar um ponto comercial, por exemplo, ou investir em pintura e reforma, compra de prateleiras para exposição e etc.

Horário de vendas flexível

Na internet, não existe horário para abrir e fechar o estabelecimento, e as compras podem ser feitas a qualquer hora. Assim, sua loja online estará aberta 24h por dia.

Dessa maneira, você escolhe o seu horário para trabalhar na loja virtual, assim como o cliente escolhe o próprio horário para comprar.

Não há limites geográficos

Já imaginou um pequeno empreendedor do interior de São Paulo vender para Manaus? Pois essa é uma das grandes vantagens do e-commerce.

Você poderá vender seus produtos para diversos estados brasileiros, alcançando públicos que jamais poderia com uma loja física de bairro, por exemplo.

7 dicas para se destacar no e-commerce MEI

Não sabe ainda como se destacar em lojas na internet, então confira essas 7 dicas que separamos para você:

  • Escolha uma plataforma para loja online
  • Registre seu domínio
  • Tenha controle do seu estoque e mantenha seu catálogo atualizado
  • Facilite o atendimento ao cliente
  • Ofereça diversas opções de pagamento
  • Tenha um cronograma de trabalho
  • Se possível, tenha um blog

Vamos nos aprofundar em cada uma delas?

Escolha uma plataforma para loja online

O primeiro passo para ter seu e-commerce é escolher uma plataforma para sua loja online.

A plataforma ideal deve agregar catálogo de produtos, automação para atendimento ao cliente e sistema para recebimento do dinheiro.

Existem várias plataformas para montar seu e-commerce, mas vamos destacar duas opções de fácil manuseio, que são o WordPress e o Wix.

O WordPress leva vantagem sobre o Wix por ser mais fácil de manusear, porém o Wix tem muito mais atributos próprios para e-commerce. Vale dar uma pesquisada e entender qual funciona melhor para sua MEI.

Você pode criar o site personalizando com a cara da sua marca ou pagar alguém para fazer.

Registre seu domínio

Após montar o template e expor seus produtos, será necessário comprar um plano de hospedagem e registrar um domínio para o endereço.

Por exemplo, o WordPress tem o hipotético seguinte domínio: www.meue-commerce.wordpress.com. Caso você registre um próprio, pode ter o seguinte domínio. www.meue-commerce.com.br.

Um domínio próprio facilita que seu negócio seja encontrado por mecanismos de busca (nas pesquisas do Google). Além disso, impressiona pelo profissionalismo do empreendimento e cabe no seu bolso.

Tenha controle do seu estoque e mantenha seu catálogo atualizado

Não adianta você ter produtos incríveis para serem vendidos, mas eles não estarem expostos no seu e-commerce.

Assim como, será frustrante para o seu consumidor encontrar um produto no site que já não existe mais no seu estoque.

Por isso, mantenha seu catálogo sempre atualizado. E junto com isso, capriche na gestão e no controle do estoque.

Caso seu produto seja por demanda limitada, como artigos de artesanato por exemplo, você deve ficar atento para atualizar o status dos produtos na plataforma do e-commerce, anunciando as novidades e retirando os produtos que já foram vendidos.

Facilite o atendimento ao cliente

Uma das vantagens do e-commerce é programar respostas automáticas para agilizar o atendimento ao cliente.

Você também pode disponibilizar respostas para possíveis dúvidas frequentes – FAQ –como recebimento do produto, prazos de entrega e tipo de materiais utilizados nos produtos.

Você consegue responder todas essas dúvidas sem encontrar o cliente na hora de fechar negócio. Assim, quando o serviço for prestado ou o produto for entregue, já estará tudo acertado!

Veja como responder dúvidas e críticas nas redes sociais

Ofereça diversas opções de pagamento

Você pode escolher a melhor forma de receber o dinheiro, utilizando formas de pagamento online, mas aqui vale refletir sobre quais as preferências dos seus consumidores.

Sabia que o Pix já é o segundo meio de pagamento preferido dos consumidores? Segundo pesquisas, 70% dos clientes preferem pagar no Pix.

Porém não podemos deixar de lado preferência do brasileiro: pagamento por cartão, como mostra matéria.

Além disso, você não pode deixar de considerar o boleto de cobrança, a transferência bancária e carteiras digitais.

Tenha um cronograma de trabalho

Comentamos anteriormente que uma das vantagens do e-commerce MEI é ter um horário mais flexível, lembra? Porém isso não significa que você não precisa criar um cronograma de trabalho.

É importante você estabelecer um horário diário para administrar suas vendas no e-commerce: o que foi vendido, o que precisa ser levado até o correio, atualizar o seu estoque e status dos produtos, responder seus clientes.

Além disso, é fundamental que você separe um tempo divulgar sua loja online nas redes sociais!

Veja como divulgar sua marca do zero!

Se possível, tenha um blog

Essa dica é um pouco mais avançada, mas vale ser citada. Já pensou em ter um blog?

Também chamado de marketing de conteúdo, os blogs com conteúdos relevantes ajudam a entreter e informa o seu público-alvo. É uma estratégia de topo de funil – uma etapa do funil de vendas.

Claro que você precisará dedicar um tempo para escrever conteúdos ou investir em um profissional para te ajudar. Por isso, veja se esse é o melhor momento para apostar em um blog.

Cuidados em ter uma loja virtual

O e-commerce MEI traz diversas vantagens, mas é importante ter alguns cuidados também.

Embora uma das vantagens seja o baixo investimento, não precisa de loja física que tudo ficará 100% mais barato ou a custo zero.

Se você está vendendo pela internet, deve contar com o cálculo do custo de frete e embalagens para qualquer parte do Brasil no caso da venda de produtos.

Se você for vender para clientes de outros estados, por exemplo, é sua obrigação garantir que o produto chegue até a pessoa que pagou por ele.

Em alguns casos é possível repassar esse custo ao comprador no preço final, mas benefícios e promoções em lojas online como o frete grátis ajudam na hora das vendas.

Outra questão a se atentar é que, mesmo sendo uma loja virtual, o MEI pode precisar de um alvará de funcionamento, pois em alguns lugares é preciso ter o alvará para conseguir emitir nota fiscal. Por isso recomendamos que você procure a prefeitura de sua cidade ou município.

Lembre-se que você pode contratar um funcionário para te ajudar, e é possível pensar em parcerias de produção.

Como se formalizar como MEI para e-commerce

Para abrir sua MEI como e-commerce, você precisa definir qual será o seu nicho de trabalho. Assim, você poderá escolher com mais certeza seu CNAE principal e secundário.

Para ter sua loja de roupas online, você precisará do CNAE 4781-4/00, já para artigos fotográficos seria 4789-0/08. E assim por diante.

Descubra quais atividades você pode exercer

Lembrando que você pode abrir a MEI online e grátis através do aplicativo MEI Fácil.

Veja o passo a passo de como abrir uma MEI

Alguém aí já está abrindo um e-commerce? Aproveite e leia também sobre como vender em marketplace.

Se este artigo lhe foi útil, compartilhe. Se tiver dúvidas, já sabe! Nos procure no Grupo MEI Fácil.

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