O que é custo-benefício e como avaliar se algo vale a pena?

Você sabe o que é custo-benefício? Entenda como fazer a análise na prática e veja como isso pode beneficiar a sua vida financeira.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Mão segurando moeda de um real em frente a fundo amarelo

Considerar o custo-benefício de uma compra é o segredo para investir seu dinheiro de forma mais proveitosa. 

Afinal, ao analisar comparativamente os gastos em relação às vantagens adquiridas, o consumidor evita prejuízos financeiros a longo prazo.

Quer saber como utilizar esta estratégia fundamental para fazer boas compras? Então venha com a gente e aprenda como calcular o custo-benefício corretamente!

E mais: listamos dicas imperdíveis para utilizar nas compras de diversos produtos.

Vamos lá?

O que é custo-benefício?

O custo-benefício é a análise na qual são ponderados os gastos e despesas de um investimento frente às suas potenciais vantagens.

Em outras palavras, trata-se da comparação entre os prós e contras de um projeto, seja financeiro ou pessoal.

Para fazer essa análise, leva-se em conta uma série de fatores de curto a longo prazo, de forma que a decisão seja tomada de forma mais eficaz.

Qual a diferença entre preço e custo-benefício?

O preço é o valor monetário de um produto ou serviço, sendo justamente um dos componentes da análise de custo-benefício.

Você certamente já deve ter escutado a frase “o barato sai caro”, certo? Pois bem, essa expressão ajuda muito a compreender a diferença prática entre compras baseadas no preço e no custo-benefício.

Quando levamos em conta somente o valor da compra do produto, nem sempre adquirimos o item de melhor qualidade.

Compras que consideram o custo-benefício permitem a escolha com base no grau de vantagens adquiridas, tornando maiores as chances de satisfação do consumidor, mesmo que seja preciso pagar um pouco mais.

Como avaliar o custo-benefício?

De maneira geral, considera-se como custo tudo aquilo que será cedido, seja dinheiro, tempo ou até mesmo disposição emocional.

Por sua vez, os benefícios são os proveitos adquiridos em retorno, podendo ser recursos econômicos, felicidade pessoal e até satisfação e sucesso profissional.

Além disso, é preciso que você leve em conta algumas informações:

  • Qual o grau de urgência da aquisição?
  • Qual a intenção de uso? 
  • Por quanto tempo espera-se utilizar este produto?
  • Qual o valor máximo para a compra?
  • Quais vantagens são prioritárias?

Com esses dados, você conseguirá fazer de forma mais eficaz a análise comparativa entre as opções de produtos/serviços.

Exemplos de custo-benefício

Como sabemos que cada caso é um caso, elaboramos algumas listas de pontos de atenção para cada tipo de produto a ser adquirido.

Pegue seu caderno e anote nossas dicas!

Qual o melhor notebook custo-benefício?

Para quem trabalha com softwares gráficos ou pretende jogar games pesados, por exemplo, notebooks com configurações adequadas são mais recomendados, como boa memória RAM, placa de vídeo potente e fidelidade de cores da tela.

Isso tudo tem custo. Por outro lado, se você está em busca de notebooks para programas que demandem menos da máquina, não será preciso investir em opções tão potentes.

Assim, você pode focar sua atenção mais a aspectos ergonômicos e estéticos e encontrar boas opções com preço mais em conta.

Qual o melhor celular custo-benefício?

A lógica do custo-benefício é sempre a mesma.

Se o celular é sua ferramenta de trabalho, vale a pena escolher um modelo que garanta um desempenho adequado nos aplicativos, possuindo adequado tamanho de armazenamento e boas características de câmera fotográfica.

Pode ser que o preço seja um pouco mais alto do que um celular básico destinado a quem utilizará poucas funções. Porém, é como mencionamos anteriormente: as vantagens compensam os custos.

Qual o melhor videogame custo-benefício?

Se você pretende realmente investir muitas e muitas horas em jogos, compensam os consoles mais tecnológicos, mesmo que o preço seja mais salgado.

Caso seja sua intenção, é possível avaliar a opção de videogames portáteis também. Porém, se sua intenção for jogar esporadicamente, pode ser que compense mais investir em um notebook, já que você poderá aproveitar as outras funções da máquina.

Qual o melhor carro custo-benefício?

Se a sua intenção é economizar o máximo possível, vale a pena procurar por opções de veículos usados ou seminovos de modelos que sejam mais resistentes e não demandem muita manutenção.

Contudo, se você está em busca de conforto e ostentação, o custo-benefício pode envolver valores maiores, mas garantir as suas exigências técnicas.

Qual o melhor plano de saúde custo-benefício?

Com saúde não se brinca, certo? Então, tenha em mente o nível de cobertura de assistência esperada, com base nas suas necessidades específicas.

Caso você tenha problemas de saúde delicados que requeiram maior disponibilidade de infraestrutura de atendimento, vale a pena investir em planos premium.

Organize seu dinheiro para entender melhor o custo-benefício

Colocar em prática a análise de custo-benefício requer que você saiba exatamente qual é a sua realidade financeira.

Você precisa estar com as finanças pessoais organizadas para conseguir calcular o orçamento disponível para a compra.

Para elaborar um plano de organização financeira, a dica é usar uma planilha de gastos mensais e aplicativos de controle das movimentações bancárias.

Além disso, invista nas estratégias de contenção de gastos, eliminando aquisições por impulso e compras supérfluas.

Com organização e planejamento, é possível tomar decisões que não prejudicam as suas finanças!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO