Quer saber como criar um site de vendas? Essa é uma ótima oportunidade de negócio.
Ao empreender pela internet, você pode vender produtos físicos ou digitais, tendo uma plataforma que funciona como a sua casa própria nesse ambiente virtual.
E diga-se de passagem: com o crescimento do e-commerce, utilizar as ferramentas online é uma excelente estratégia para garantir boas vendas e faturar alto.
Se não sabe por onde começar, a hora é agora.
Acompanhe até o final, saiba como criar um site de vendas funcional e organizado e, de quebra, confira dicas para ter sucesso nesse negócio.
Como criar um site de vendas: passo a passo
Um site de venda é uma plataforma online que permite a comercialização de produtos físicos ou digitais.
Funciona como uma loja virtual, trazendo a exibição de itens, o processamento de pedidos e os pagamentos de forma automatizada.
Seja pelo uso de sites próprios ou de marketplaces já estruturados, o objetivo é facilitar a jornada do consumidor.
Sites de venda oferecem uma experiência de compra completa, incluindo carrinho de compras, formas de pagamento e suporte ao cliente, viabilizando as transações comerciais de maneira conveniente e acessível.
É de um site de vendas que você precisa?
Então, acompanhe como fazer isso no passo a passo a seguir.
1. Defina um nicho
O primeiro passo é estudar o seu público-alvo, para que a plataforma seja elaborada conforme o perfil do consumidor.
Mapeie as características como idade, gênero, nível socioeconômico e hábitos gerais de compras.
Com essas informações, será muito mais prático definir a estética do site, escolher o tipo de plataforma e até identificar os melhores produtos para o catálogo.
Além disso, você poderá avaliar a possibilidade de nichar sua loja considerando as demandas específicas do público-alvo.
Saiba quais são os melhores produtos para vender pela internet!
2. Defina seu orçamento
Em seguida, é fundamental que você estabeleça um orçamento para a loja virtual.
Com base na projeção de vendas, gastos e despesas, estipule um valor máximo para investir no site.
Como veremos mais para frente, é possível montar plataformas com os mais variados “budgets”, com níveis diferenciados de recursos.
Por exemplo, existem servidores que permitem a criação de sites mais simples com mensalidade bem baixa.
Se a sua intenção for criar uma loja de médio a grande porte, vale a pena incluir no planejamento o valor dos serviços de um programador.
Isso porque os sites maiores exigem recursos personalizados, integrações específicas e ferramentas de segurança mais avançadas.
3. Escolha um bom servidor e compre um domínio
Optar por um servidor de qualidade é um passo essencial para o sucesso da loja.
Afinal, a escolha correta evitará problemas de estabilidade e segurança que poderiam prejudicar suas vendas.
Além de suportar adequadamente o tráfego, o servidor deve oferecer funcionalidades de backup e contar com suporte técnico ágil e eficiente.
Algumas empresas oferecem também o serviço de abertura de domínio junto com a contratação do servidor, porém você pode realizar esse procedimento à parte se preferir.
De qualquer maneira, é recomendável que você tenha seu próprio endereço eletrônico para fortalecer a credibilidade da marca.
Um domínio é o endereço único de um site na internet, utilizado para que os usuários possam acessar sua página facilmente, como “www.sualoja.com”.
Ele é composto por um nome e uma extensão (como .com, .br, etc.) e funciona como um identificador exclusivo.
Além da questão da credibilidade, ter um domínio próprio facilita aos clientes encontrarem o seu site de vendas.
Dica: verifique a disponibilidade para usar o nome da sua empresa no domínio contratado.
Aqui estão as melhores sugestões de nomes para loja virtual!
4. Crie o site de vendas
Agora começa a diversão: montar o layout do site!
Se o seu orçamento está curto, não precisa ser um designer para montar a própria loja: há vários sites que oferecem o serviço de hospedagem gratuita.
Basta escolher e adaptar templates oferecidos gratuitamente e a sua loja já pode ir para o ar.
No entanto, caso você possua orçamento disponível, vale a pena contratar um profissional.
Isso porque o desenvolvimento refinado de identidade visual e funcionalidade do site ajuda a conquistar novos clientes.
Mais para frente, explicaremos como escolher a melhor plataforma de hospedagem, ok?
5. Faça uma boa descrição de seus produtos ou serviços
Ao cadastrar seus produtos ou serviços na loja, lembre-se de caprichar na fotografia e incluir uma descrição detalhada e realista.
Liste as características dimensionais, os benefícios e outras informações que os clientes costumam perguntar.
E sempre adapte a linguagem para o seu público, ok? Assim, você aumenta as chances de conversão!
Se o seu catálogo contiver muitos SKUs (códigos de produtos), vale a pena considerar o uso de sistemas pagos que façam a integração entre o site e o estoque.
Aqui explicamos como criar um bom catálogo de produtos!
6. Defina as formas de pagamento
O próximo passo é cadastrar as formas de pagamento mais adequadas ao seu público e perfil de negócio.
Lembre-se de que oferecer uma variedade de opções pode aumentar as chances de venda, já que isso atende às diferentes preferências dos consumidores.
Geralmente, as lojas virtuais contam com opções de cobrança por:
- Pix
- Cartão de crédito
- Cartão de débito.
Além disso, algumas plataformas também incluem os intermediadores de pagamento, como o Mercado Pago e PagSeguro.
Como vender parcelado no boleto, Pix e cartão?
7. Crie perfis comerciais nas redes sociais
Agora que você já definiu o público e montou o site, está na hora de buscar novos clientes.
O marketing digital é hoje uma das formas mais efetivas e baratas de conquistar o público-alvo.
A gente já deu várias dicas aqui no blog de como montar um plano de marketing digital para a sua empresa, aproveite os conteúdos!
Um bom começo é criar um perfil comercial nas principais redes sociais.
Cheque quais redes sociais são mais usadas pelo seu público e foque em estratégias para atrair eles.
Promover conteúdo de valor nas redes sociais é o principal diferencial da sua marca. Aposte nisso!
8. Diversifique os canais de atendimento
Agora que você já montou a sua loja virtual e a estratégia para as redes sociais, é hora de fortalecer o canal de atendimento.
Afinal, seu cliente continuará a ter dúvidas sobre os seus produtos e serviços e você vai precisar ajudá-lo.
Uma ferramenta importante para te auxiliar no atendimento é o WhatsApp Business, a versão empresarial do maior aplicativo de mensagens instantâneas do mundo.
Você também deve ter atenção aos comentários nas redes sociais, disponibilizar um e-mail para contato e, se possível, um telefone fixo para horário comercial.
Vendas pelo WhatsApp: como aproveitar melhor o canal?
3 plataformas para criar site e vender online
Se você não possui conhecimento técnico para montar seu próprio site, não se preocupe!
Como mencionamos antes, existem diversas plataformas de hospedagem que permitem a criação de layouts práticos, funcionais e seguros.
A seguir, listamos três opções confiáveis e super bem-avaliadas para você vender online!
1. Shopify
A Shopify é uma plataforma versátil de e-commerce que permite a rápida personalização de websites.
São muitas as ferramentas oferecidas: desde recursos de interface intuitiva a funções de integração com sistemas externos de marketing e gestão de estoque.
A contratação é feita por assinatura, sendo que cada plano oferece um pacote diferenciado de utilidades.
2. Tray
Lançada há mais de 20 anos, a Tray é uma plataforma digital brasileira que oferece recursos robustos focados no mercado nacional.
Apesar de ter começado como integradora de marketplaces, hoje em dia a Tray é reconhecida por ser uma das plataformas de e-commerce com melhores ferramentas de personalização de layout, meios de pagamento, emissão de nota fiscal e de recursos de marketing.
A empresa conta com inúmeros planos de assinatura, com preços disponíveis para consulta no site oficial.
3. Nuvemshop
Nossa terceira recomendação é a Nuvemshop, uma plataforma também direcionada ao mercado brasileiro.
A criação das lojas virtuais é feita com ferramentas práticas e intuitivas, facilitando a vida de quem não possui muita experiência com layouts.
O diferencial desta plataforma é a opção de plano gratuito, com envios realizados pelos Correios e cadastro ilimitado de produtos.
Para acesso a ferramentas mais personalizadas, os empreendedores podem contar com planos de assinatura mais específicos.
Por exemplo, a depender da modalidade escolhida, é possível ter acesso a até mesmo ações em massa de vendas, relatórios completos ilimitados e atendimento sincronizado pelo WhatsApp.
Criar site de vendas ou vender pelas redes sociais?
Basicamente, o que vai definir o canal de vendas é o porte da loja e o tipo de produto/serviço oferecido.
As estratégias das redes sociais costumam ser mais adequadas aos pequenos e novos empreendimentos, pois sua manutenção requer menos investimentos.
A interação com os clientes é mais direta, com a construção de relacionamentos mais próximos.
Dessa forma, existe um grande potencial de fidelização nesse tipo de venda.
Por sua vez, os sites de venda são ideais para empresas que já possuem uma boa base de clientes e querem passar mais profissionalismo.
Sempre lembrando que as plataformas próprias oferecem melhores recursos para otimizar a experiência do cliente.
Considerando as vantagens de cada forma de venda, dá para trabalhar nos dois canais.
Assim, o público-alvo pode ser alcançado tanto pelas redes sociais quanto pela divulgação do endereço eletrônico da loja virtual.
Criar site de vendas ou vender em marketplaces?
As “lojas prontas”, como Mercado Livre, Amazon e Shopee, oferecem ao empreendedor novato toda a praticidade dos layout já estruturados, excelente alcance de público e ferramentas de gerenciamento funcionais.
No entanto, os sites próprios possibilitam maior liberdade e controle, com personalizações mais adequadas às demandas específicas dos clientes.
Nesse contexto, os sites de vendas são normalmente adotados por negócios que já possuem a visibilidade necessária para girar a plataforma exclusiva.
Contando com um bom nível de vendas mensais, ter o site próprio pode propiciar maior retorno financeiro.
Afinal, o empreendedor não precisará arcar com as taxas elevadas do marketplace, que podem chegar a 10% ou até 20% do valor das vendas.
Por que criar um site de vendas?
Ao longo do artigo, vimos que uma loja virtual pode potencializar os resultados do seu negócio.
E se você ainda está na dúvida, aqui vai um resumo das vantagens de aprender como criar um site de vendas:
- Uma plataforma intuitiva e bem projetada transmite seriedade e profissionalismo
- Os websites oferecem mais dados analíticos sobre o comportamento de compra dos consumidores, permitindo a otimização das estratégias de marketing
- A integração com variados aplicativos externos automatiza processos e reduz a incidência de erros, principalmente os referentes ao controle de estoque
- Menores valores de taxas e comissões em comparação ao uso de marketplaces, aumentando o potencial de lucro da empresa.
Agora que você sabe como criar um site de vendas, o que está esperando para começar?