Em tempos de altos índices de endividamento da população, elaborar um orçamento financeiro é o primeiro passo para finalmente quitar todas as dívidas.

Afinal, a compreensão dos limites de gastos torna a relação com o dinheiro muito mais cuidadosa e prudente. 

Leia o texto até o fim para saber como elaborar um orçamento financeiro e sair de vez do vermelho!

O que é orçamento financeiro?

O orçamento financeiro é o mapeamento dos gastos, despesas e receitas esperados para determinado período. Trata-se de uma importante ferramenta para a gestão das finanças pessoais e empresariais, por auxiliar no controle de gastos desnecessários e identificar oportunidades de investimentos.

Como fazer um orçamento financeiro pessoal?

Desde tabelas complexas até as planilhas mais simples do Excel, orçamentos podem ser elaborados de inúmeras formas. Seja qual for a ferramenta, o que importa é atender às necessidades específicas do planejamento em questão.

Confira o passo a passo geral para começar sua organização financeira agora mesmo.

Puxe seu extrato bancário

Em primeiro lugar, tenha em mãos todas as informações de movimentações bancárias, incluindo as faturas do cartão. De preferência, tenha os dados dos últimos 3 meses, para que sua análise seja mais consistente.

Liste todas os gastos e despesas

Em seguida, é hora de mapear:

  • Despesas mensais fixas, como o pagamento de aluguel, condomínio, água, luz, etc.
  • Despesas mensais variáveis, como compras no shopping, idas a restaurantes, ingressos de baladas, entre outras situações
  • Gastos imprevistos, como conserto do carro, manutenção do computador e até mesmo tratamentos médicos de emergência.

Calcule a receita mensal

Em paralelo ao levantamento dos gastos e despesas, calcule qual é o valor da receita mensal. Lembre-se de considerar todos os tipos de fonte de renda.

Estipule um plano de gastos adequado

Com as informações da receita e os valores de gastos e despesas, é hora de montar o orçamento para os próximos meses. Você pode colocar em prática o método 50-30-20, que prevê:

  • 50% do salário líquido para despesas essenciais
  • 30% do salário líquido para gastos supérfluos
  • 20% do salário líquido para investimentos.

Também é possível destinar os 20% de investimento para pagar dívidas e pendências financeiras urgentes.

Reajuste se necessário

Por fim, mas não menos importante: faça os ajustes necessários no orçamento. O objetivo não é seguir metas absurdas, mas sim tornar a administração do dinheiro mais prática e realista.

Com o passar dos meses, ajuste os valores planejados e utilize as demais ferramentas de planejamento financeiro.

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é aquele que tem o objetivo de organizar as finanças pessoais, sendo que a elaboração do orçamento é uma de suas etapas mais importantes.

De maneira geral, consiste em uma ampla variedade de atividades cujo objetivo principal é criar uma base financeira sólida a curto, médio e longo prazo.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pode ser organizado de inúmeras formas, geralmente incluindo as seguintes etapas:

  • Criação do orçamento, conforme as nossas dicas anteriores
  • Definição de metas
  • Renegociação de dívidas, principalmente em eventos organizados pelos birôs de crédito
  • Economia e gerenciamento de uma reserva de emergência;
  • Elaboração de carteira de investimentos seguros e rentáveis;
  • Revisão e ajustes periódicos da abordagem do planejamento.

O período compreendido no plano pode variar, mas muitas pessoas optam por criar estratégias anuais ou semestrais. Independentemente do prazo, o objetivo é criar um plano que seja prático, realista, flexível e que atenda às necessidades pessoais.

Por que você precisa de um orçamento e de um planejamento financeiro?

Não tem como negar: as preocupações com dinheiro costumam causar problemas no trabalho, adoecimento e estresse nas relações.

Nesse contexto, o orçamento e planejamento financeiro são ferramentas importantes para acabar com o desgaste físico e emocional por dívidas, promovendo maior qualidade de vida.

A organização é fundamental para a tomada de decisões mais assertivas, principalmente no que se refere às estratégias de investimento. A conta digital é um excelente recurso para monitorar de perto as aplicações e calcular os rendimentos totais.

Com o aplicativo bancário, é possível rapidamente:

  • Monitorar os gastos do cartão
  • Realizar investimentos seguros
  • Realocar valores de aplicações em modalidades de melhor rendimento
  • Organizar uma reserva para a aposentadoria.

Conta digital completa na palma da sua mão

A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimento, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!

As ferramentas tecnológicas são nossos grandes aliados para a organização, concorda? Portanto, coloque em prática nossas dicas de orçamento financeiro e garanta maior tranquilidade no seu dia a dia.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.