Empreendedorismo social: características e como começar

Se você tem interesse em criar um projeto de empreendedorismo social, aqui vai conferir um guia completo sobre o assunto. Saiba mais.
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O empreendedorismo social se destaca pela proposta de conciliar responsabilidade social e geração de lucro.

Ainda que sejam conceitos muitas vezes vistos como conflitantes, saiba que é possível, sim, manter a harmonia entre as transformações comunitárias e o retorno financeiro para as empresas.

Nesse contexto, o empreendedor social atua como um verdadeiro agente de mudanças, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade econômica de seu próprio negócio.

Continue lendo para entender como funcionam as práticas de empreendedorismo social e como se sobressair no mercado!

O que é empreendedorismo social?

Empreendedorismo social é toda iniciativa de negócio (com ou sem fins lucrativos) que oferece soluções para questões sociais, culturais e ambientais.

Assim, mais do que buscar lucros, esses empreendimentos são criados para produzir bens e serviços em benefício da comunidade, promovendo a melhoria na qualidade de vida das pessoas. 

Geralmente, o empreendedor social começa com a identificação de um problema, que pode ser relacionado à educação, saúde, moradia, emprego ou direitos humanos, por exemplo. 

A partir dessa questão-chave, ele desenvolve atividades comerciais e ações inovadoras para enfrentar o problema e servir permanentemente a uma causa. 

Diferentemente de uma ação de caridade ou filantropia, esse tipo de empreendedorismo procura gerar capital social, inclusão e emancipação — ou seja, busca dar autonomia e oportunidades às pessoas. 

Assim, ao invés de distribuir cestas básicas para famílias carentes em uma comunidade que sofre com a fome, o empreendedor social teria a ideia de criar um projeto de agricultura urbana, familiar e sustentável, por exemplo. 

Dessa forma, as pessoas ganhariam uma fonte de renda e não dependeriam mais de ajuda do governo ou de outras instituições — o que dá origem ao conceito de sustentabilidade econômica

O conceito em si é bastante antigo, tendo sido mencionado pela primeira vez no livro “Social Responsibilities of the Businessman” (University of Iowa Press, 2013), publicado originalmente em 1953. 

Porém, o termo “empreendedorismo social” foi popularizado somente a partir do novo milênio, graças ao sucesso da obra “The Rise of The Social Entrepreneur” (Demos, 1997) de Charles Leadbeater. 

Saiba também o que é empreendedorismo coletivo e sua vantagens.

Características do empreendedorismo social

Qualquer ideia que envolva relações comerciais e tenha como foco o benefício da sociedade entra na classificação do empreendedorismo social.

Isso inclui modelos com e sem fins lucrativos, que mesclam atividades de voluntariado, filantropia e economia solidária. 

O importante é que o negócio seja motivado por um propósito acima dos lucros, assim como a noção de sucesso seja a contribuição para um mundo melhor. 

Além disso, todo empreendimento social deve: 

  • Ser inovador;
  • Ser realizável;
  • Ser autossustentável;
  • Envolver várias pessoas e segmentos da sociedade, incluindo a população atendida;
  • Provocar impacto social;
  • Ter resultados mensuráveis.

Hoje, a ideia de conciliar negócios com causas sociais é muito atrativa para as novas gerações que procuram um propósito maior para suas carreiras. 

Não à toa, as chamadas startups de impacto social têm se multiplicado e colocado a inovação a serviço da comunidade local e global.

Qual o perfil de um empreendedor social?

O perfil de um empreendedor social envolve um conjunto de valores pessoais, habilidades e conhecimentos voltados para a transformação comunitária.

Em geral, estamos falando de profissionais apaixonados por causas sociais impulsionados pelo senso de justiça social. 

Dessa forma, tratam-se de pessoas que naturalmente colocam em prática inovações e estratégias para resolver problemas e necessidades locais.

Podemos destacar também traços marcantes de persistência, tendo em vista os constantes desafios e obstáculos no desenvolvimento de projetos dessa área.

Por fim, não podemos deixar de fora a habilidade de mobilizar e engajar as pessoas, criando redes de contato que facilitam o crescimento econômico do empreendimento.

Qual a importância do empreendedorismo social?

Em um sentido amplo, a importância do empreendedorismo social está ligada diretamente ao seu papel como agente de transformação da qualidade de vida das pessoas.

Afinal, ao propor estratégias que amenizem a pobreza e a desigualdade, os empreendedores contribuem para o desenvolvimento de sociedade mais justas.

Isso sem mencionar o impacto positivo na economia local por meio da geração de empregos e da inclusão social.

E diga-se de passagem: essas iniciativas servem como fonte de inspiração para diversas outras abordagens sociais, desencadeando um efeito multiplicador do bem-estar coletivo.

Benefícios do empreendedorismo social

Agora que você sabe o que é empreendedorismo social e quais são suas características, vamos falar sobre os benefícios desses negócios para seus idealizadores e para a comunidade.

A seguir, explicamos os detalhes de cada uma das vantagens.

Implementação da mudança social

O principal benefício do empreendedorismo social é seu poder efetivo de mudança nas comunidades, indo além de ações pontuais ou campanhas eventuais. 

Com iniciativas na área de educação, moradia, energias alternativas e saúde, por exemplo, é possível transformar toda a dinâmica social e proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento às pessoas.

Geração de renda

Mais importante do que fazer doações é gerar renda para as populações economicamente vulneráveis, proporcionando sustentabilidade à comunidade. 

Esse é um dos principais diferenciais do empreendedorismo social, que fornece meios de sobrevivência e independência para as populações participantes.

Criação de soluções inovadoras

Por não ter compromisso com os ganhos financeiros acima de tudo, o empreendedorismo social também abre espaço para soluções inovadores que não dependem tanto da lucratividade

Assim, o empreendedor social pode dar vazão à criatividade sem se preocupar unicamente com o retorno sobre o investimento. 

Mais facilidade em obter apoio e recursos

Os projetos de empreendedorismo social também têm a vantagem de atrair apoio, investimentos e crédito.

Afinal, uma boa causa inspira todos que se preocupam com o planeta e a sociedade, e é especialmente interessante para as ações de fomento governamental. 

Além disso, essas iniciativas costumam reunir muitos voluntários e apoiadores ao redor do negócio. 

Marketing espontâneo

O marketing do empreendedorismo social também exige muito menos esforço, já que ações beneficentes são mais fáceis de divulgar. 

Hoje, com os consumidores valorizando marcas éticas e buscando empresas alinhadas aos seus propósitos, é ainda mais vantajoso promover negócios que defendam causas.

Você sabe como fazer um posicionamento de marca estratégico?

Tipos de empreendedorismo social

Existem inúmeras formas de atuar no contexto do empreendedorismo social. 

Para você ter uma ideia da amplitude de possibilidades, separamos algumas abordagens possíveis:

  • Atendimento popular: prestadores de serviço, como profissionais da saúde e advogados, que atuam exclusivamente em comunidades de baixa renda;
  • Plataformas de educação online: empresas que disponibilizam plataformas digitais com cursos gratuitos ou a preços reduzidos, promovendo inclusão e capacitação profissional;
  • Esporte inclusivo: atividades esportivas destinadas à população PCD;
  • Cooperativas: iniciativas que reúnem trabalhadores de determinadas áreas, como as de reciclagem, produção agrícola e até de artesanato.

A seguir, vamos conhecer exemplos de iniciativas que abrangem diferentes tipos de empreendedorismo social.

Exemplos do que é empreendedorismo social

Para entender melhor como funcionam os negócios de impacto socioambiental, vamos conhecer algumas iniciativas de empreendedorismo social no Brasil e no mundo.

Confira os exemplos!

GRAAC

O GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) é uma das iniciativas de empreendedorismo social mais conhecidas no Brasil. 

A instituição foi criada em 1991 pelo ex-chefe do setor de Oncologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, Antônio Sérgio Petrilli, com o objetivo de oferecer um alto padrão de atendimento às crianças e adolescentes com câncer.

Graças a parcerias com universidades e apoio de milhares de empresas, o GRAAC consegue atender mais de 3,5 mil pacientes por ano, alcançando altos índices de cura com os tratamentos mais avançados.

Company Shop Group

O Company Shop Group é uma empresa social do Reino Unido que nasceu de uma ideia genial: redistribuir os produtos excedentes de supermercados, varejistas e grandes marcas a preços simbólicos para a comunidade. 

A missão do negócio é acabar com o desperdício e aumentar o poder de compra das famílias socialmente vulneráveis. 

Em dez anos, a empresa já proporcionou um retorno de mais de € 100 milhões aos seus parceiros, ao mesmo tempo em que ajuda a prover mais de 56 milhões de refeições ao ano. 

Livre

A Livre é uma startup premiada do empreendedorismo social brasileiro que oferece equipamentos para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência.

A missão da empresa é “recuperar a liberdade perdida” desses cidadãos, oferecendo o chamado “Kit Livre”: um mecanismo que pode ser agregado à cadeira de rodas para se tornar um triciclo elétrico motorizado. 

A solução tem autonomia de 25 quilômetros e ajuda pessoas com deficiência a superarem qualquer terreno, recuperando o protagonismo de suas vidas.

Asid

A Asid é uma entidade comprometida com a transformação social através da inclusão de pessoas com deficiência. 

Com mais de 129 mil beneficiários diretos e indiretos, a organização oferece programas de educação, empreendedorismo e desenvolvimento de lideranças voltadas para a população PcD.

Além disso, a empresa também oferece serviços de consultoria para criação de planos de responsabilidade social, auxiliando o fortalecimento das práticas inclusivas na iniciativa privada.

Asta

A Rede Asta é outro exemplo de empreendedorismo social. 

Com mais de 30 mil pessoas beneficiadas, a função da empresa é garantir rede de apoio e capacitação profissional de artesãos.

Ao todo, a iniciativa já promoveu R$ 20 milhões de renda, aumentando 40% do faturamento médio dos participantes. 

O serviço está disponível para empreendedores de 234 municípios, oferecendo cursos e treinamentos, além de eventos como feiras, mercados e exposições.

Empreendedorismo social no Brasil

O panorama do empreendedorismo social no Brasil é marcado pela crescente valorização das iniciativas que buscam conciliar transformações comunitárias e retorno financeiro. 

Com base em dados do Mapa de Negócios de Impacto Sócio-Ambiental de 2023, divulgado pela Pipe.Social, houve um aumento significativo dos empreendimentos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Podemos citar como exemplo o crescimento de iniciativas relacionadas ao combate da pobreza e da fome, bem como empresas da área de Cidadania e Educação.

Dessa forma, fica evidente a diversificação e a inovação no setor, ampliando as oportunidades de negócios aliadas ao senso de responsabilidade social.

Empreender por necessidade ou oportunidade? Qual a diferença?

Como ser empreendedor social?

O primeiro passo para se tornar um empreendedor social é mapear uma necessidade comunitária, seja em aspectos econômicos, ambientais, educacionais ou mesmo de saúde.

Em seguida, avalie as possíveis ações que podem gerar impactos positivos. 

Vale lembrar que, além da abertura de uma empresa, existem muitas outras formas de incluir a abordagem social no seu dia a dia. 

Estamos falando, por exemplo, de projetos especiais na empresa em que você já trabalha, como programas de apoio à comunidade local. 

Você pode implementar práticas de reciclagem, ações de voluntariado e até mesmo soluções para melhorar a qualidade de vida da população.

Outra forma de atuar é por meio da arrecadação de fundos para os projetos sociais, considerando campanhas de doação e eventos beneficentes. 

A seguir, explicamos melhor como funcionam os projetos de empreendedorismo social e listamos as etapas para começar.

Como começar a empreender do zero: passo a passo.

Como criar um projeto de empreendedorismo social

Quer criar o seu próprio projeto de empreendedorismo de impacto social? 

Então, siga os passos abaixo e comece agora a fazer a diferença no mundo!

1. Encontre sua causa

O primeiro passo para se tornar um empreendedor social é encontrar uma causa pela qual você seja completamente apaixonado.

Você quer mais dignidade para os idosos? Salvar as florestas do desmatamento? Combater a pobreza e a falta de oportunidades das populações vulneráveis? 

Em todas as áreas, há espaço para criar iniciativas que beneficiam pessoas e o planeta — você só precisa encontrar a bandeira que move seus sonhos.

2. Combine a causa às suas habilidades

Depois de encontrar seu propósito no empreendedorismo social, é interessante que você combine a causa com suas principais habilidades.

Por exemplo, se você é da área de finanças, pode criar uma iniciativa de microcrédito para financiar pequenos negócios em uma comunidade. 

Agora, se você é da tecnologia, talvez seja mais produtivo desenvolver softwares e aplicativos para criar redes de apoio digitais e soluções para a sociedade. 

3. Escolha um modelo de negócio

Para empreender com foco no social, você vai precisar de um bom plano de negócio e de um modelo economicamente viável

Você pode, por exemplo, criar um produto inovador e reverter todo o lucro para a causa escolhida, empregar populações vulneráveis em cooperativas ou mesmo desenvolver modelos de economia colaborativa. 

O importante é monetizar sua ideia de alguma forma, pois o objetivo da empresa social é ser autônoma e independente do financiamento de terceiros. 

4. Busque apoio para o capital inicial

Ao elaborar seu plano de negócio social, você pode buscar apoio de pessoas que acreditam na mesma causa para obter o capital necessário. 

Uma das formas mais práticas é criar uma campanha de financiamento coletivo (do inglês crowdfunding) em plataformas como Catarse e KickStarter

Aqui explicamos como fazer a captação de recursos para uma empresa.

5. Construa um negócio sustentável e escalável

A ideia dos empreendimentos sociais é que alcancem o máximo de pessoas possível e sejam totalmente sustentáveis, tanto ambiental quanto economicamente.

Por isso, é importante saber como controlar as finanças da empresa e atrair investimentos para fazer a empresa crescer, como em qualquer outro segmento do mercado. 

Lembre-se que a sustentabilidade financeira do negócio também é fundamental para fazer a ideia decolar.

Então, se você pretende investir no empreendedorismo social, comece assumindo o desafio da captação de recursos. 

Além disso, aceleradoras como a Artemisia podem ajudar você a impulsionar seu negócio de impacto social. 

Viu como é possível ganhar dinheiro e mudar o mundo ao mesmo tempo? 

Agora conta para a gente nos comentários: em qual causa você está disposto a empreender?

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

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