Você sabe o que é dropshipping e por que se fala tanto nesse modelo de negócio no Brasil?
Basicamente, é uma forma de vender produtos online sem precisar de um estoque próprio, trabalhando em parceria com fornecedores nacionais e internacionais.
Dessa maneira, você consegue empreender pela internet com estoque terceirizado, sem se preocupar com armazenamento e envio de produtos.
Mas é preciso entender bem o que é dropshipping e seus prós e contras antes de entrar nesse ramo.
Continue lendo para descobrir tudo sobre essa tendência e decidir se vale a pena para você!
O que é dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócio em que o empreendedor vende pela internet sem estoque.
No caso, o vendedor se responsabiliza apenas pela exposição dos produtos, venda e atendimento ao cliente, enquanto o fornecedor se encarrega de armazenar, separar e enviar os pedidos.
Assim, o dropshipping se torna uma ótima solução para quem deseja vender online, mas não quer ou não tem recursos para investir em estoque próprio e logística.
Além disso, a gestão de um negócio online com estoque terceirizado se torna muito mais simples, uma vez que o lojista não precisa se preocupar com compras, inventário, reposição de itens, expedição, embalo, envio, entre outros processos logísticos.
Não por acaso, a modalidade se tornou muito conhecida nos últimos anos entre os empreendedores digitais e tem sido promovida como um caminho promissor para lucrar na internet.
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Como funciona o dropshipping?
De forma geral, podemos dizer que o dropshipping funciona da seguinte maneira:
- O lojista, também conhecido como “dropshipper”, abre uma loja virtual e procura fornecedores para terceirizar seu estoque
- Após fechar as parcerias, ele coloca os produtos dos fornecedores no catálogo do site de vendas e determina um preço de venda de acordo com a negociação
- Quando um cliente compra um produto da loja virtual, o dropshipper repassa o pedido para o fornecedor responsável
- Nesse momento, o lojista informa os dados do cliente e transfere o valor negociado com o fornecedor. No caso, a margem de lucro vem da diferença entre o preço de venda determinado pelo fornecedor e o preço final do produto na loja
- Então, o fornecedor se encarrega de separar, embalar e enviar o produto para o endereço do comprador, como se a compra tivesse sido feita em sua loja
- Do outro lado, o dropshipper dá suporte ao cliente, mostra o status do pedido para acompanhamento e envia o código de rastreamento
- Por fim, o cliente recebe o pedido e tanto o dropshipper quanto o fornecedor lucram com a venda.
Entendeu por que é vantajoso?
Ao escolher o dropshipping, o empreendedor digital pode focar seu trabalho nas vendas, atendimento ao cliente e divulgação da loja virtual.
Para o fornecedor parceiro, também vale a pena, porque é como ter vários distribuidores online que aumentam as vendas dos produtos.
Quais as vantagens do dropshipping?
O dropshipping pode ser uma alternativa interessante para o seu negócio por alguns motivos.
Conheça agora as vantagens desse formato.
Menor custo inicial
Com o dropshipping, você não precisa se preocupar em comprar produtos para compor o seu estoque antes de começar a vender.
Além disso, a logística necessária para receber os produtos e enviar aos consumidores também não é necessária, o que representa ainda mais economia.
Menos funcionários
A empresa que trabalha com dropshipping não precisa de funcionários para gerenciar o estoque e o envio dos itens vendidos.
Afinal, é o próprio fornecedor que se encarrega dessa tarefa.
Menos custos fixos
Como não há necessidade de arcar com gastos como pagamentos de funcionário e aluguel para espaço de estoque, a empresa tem menos custos fixos.
Por isso, a gestão financeira fica mais fácil em períodos de poucas vendas.
Maior variedade
Não há limitação geográfica na hora de escolher os produtos que serão vendidos, pois eles vão direto do fornecedor para o cliente.
Assim, existem mais possibilidades de produtos para se vender, o que pode ajudar a explorar nichos e segmentos diferentes.
Escalabilidade
Escalabilidade significa a capacidade da empresa de crescer e atender a uma demanda maior.
Esse crescimento fica mais fácil quando não é preciso se preocupar em ampliar estoque para atender mais consumidores.
Agilidade
Sem estoque, a empresa pode realizar testes e implementar mudanças no catálogo de produtos mais rapidamente.
Como fazer dropshipping?
Começar no dropshipping é muito simples, e qualquer pessoa pode empreender nessa área.
Veja o passo a passo para entrar nesse mercado:
1. Escolha os produtos
O primeiro passo para fazer dropshipping é escolher com quais produtos você vai trabalhar.
Procure itens que vendem bastante na internet e que atendem determinados nichos de mercado — afinal, não vale a pena tentar competir com gigantes do e-commerce que já estão consolidados.
2. Selecione os fornecedores
Na hora de escolher os fornecedores, é importante buscar empresas que já trabalham com dropshipping e possuem um modelo de parceria.
Isso facilita muito a negociação dos preços e de toda a dinâmica de repasse e entrega dos pedidos.
3. Estude o mercado e o público-alvo
Para abrir um negócio de dropshipping, é importante estudar o mercado e o público-alvo para conseguir montar uma loja competitiva.
Se você atua no setor de moda, por exemplo, precisa escolher um segmento (moda feminina, moda masculina, moda infantil, etc), conhecer bem os potenciais clientes e analisar as estratégias dos seus concorrentes.
4. Monte sua loja virtual
Se você já sabe quais produtos vai vender e já tem seus fornecedores, é só montar uma loja virtual para começar a vender no dropshipping.
Para isso, você pode usar plataformas de e-commerce pagas ou gratuitas, tais como Shopify, Nuvemshop e Tray.
5. Carregue os produtos
Então, o fornecedor deve passar o catálogo completo dos produtos com descrições e quantidades.
Assim, você poderá carregar os itens na sua loja virtual com os preços, detalhes e informações de estoque.
6. Combine a mecânica com o fornecedor
É importante que você converse com o fornecedor e determine um processo padronizado para o repasse dos pedidos da loja virtual.
Existem aplicativos que integram sua loja virtual com o sistema do fornecedor, automatizando a importação de produtos, se for necessária, e a atualização do estoque.
7. Comece a vender
Com sua loja virtual no ar, você já pode começar a vender produtos sem estoque próprio.
Cada novo pedido deve ser repassado ao fornecedor de forma manual ou automática.
E não se esqueça de atender seus clientes com qualidade e mantê-los informados sobre o status do pedido e o rastreamento.
Quais produtos que mais vendem no dropshipping?
“Ah, mas quais produtos que mais vendem no dropshipping?”, aposto que você se fez essa pergunta, não é mesmo?
É difícil ter apenas uma resposta, mas alguns nichos estão se destacando e você pode focar sua atenção:
- Tecnologia – eletrônicos e videogames
- Artigos para bebês – vestuário à decoração
- Artigo para os pets – brinquedos, acessórios
- Linha fitness – como tapetes de yoga e faixas de alongamento
- Organização e decoração de casa – de dentro até o jardim
- Artigos de beleza – vestuário, bijuterias, joias
As possibilidades de criar uma loja dropshipping são muitas, é nicho que não acaba mais. Você vai conseguir encontrar o perfeito para você!
Como encontrar fornecedores dropshipping?
É possível encontrar diversos fornecedores de dropshipping na internet.
Com uma simples busca no Google, você encontra anúncios e sites de empresas que fornecem para dropshipping.
Outra dica é usar um portal de distribuidores e atacadistas em geral, pois muitos fornecedores se cadastram nesses sites para encontrar parceiros.
Por exemplo, dropshippers de eletrônicos podem encontrar fornecedores no Portal da Santa Ifigênia, enquanto dropshippers de moda podem usar o site Feira da Madrugada.
Por fim, procure por grupos no Telegram e no Facebook com o tema dropshipping para se conectar com fornecedores.
Tem como ficar rico com dropshipping?
Assim como em muitos formatos de negócio, sim, tem como ficar rico com dropshipping.
A atividade pode dar certo e render bons resultados desde que haja dedicação e conhecimento.
Afinal, a escolha de produtos e a divulgação são essenciais.
Embora as vendas online sejam concorridas, existe uma grande diversidade de nichos a serem explorados.
Por isso, o empreendedor deve vasculhar bem o mercado em busca de um produto com um bom potencial de vendas.
Aproveite a facilidade de não precisar gerenciar estoque para fazer testes.
Além disso, não pense em pesquisar o mercado somente antes de começar a vender.
Se você pretende enriquecer com esse modelo, nunca deixe de buscar alternativas para o seu crescimento — sempre que um produto não estiver se saindo muito bem, procure outros que possam render melhores resultados.
Outro aspecto importante é a escolha dos fornecedores.
Você precisa vender produtos de qualidade, para que os consumidores sigam comprando de sua loja virtual e recomendem seu negócio a amigos e familiares.
Mas tenha em mente que os ganhos esperados podem demorar para aparecer.
Afinal, a divulgação é um ponto essencial.
Neste caso, a internet pode ser uma grande aliada do seu negócio, como vamos mostrar no próximo tópico.
Como promover sua loja de dropshipping?
Promover sua loja com uma boa divulgação é a chave para enfrentar a concorrência no e-commerce.
Para isso, é preciso dominar as ferramentas de publicidade paga pela internet, como Google Ads e Facebook Ads, que podem segmentar seus anúncios.
Em outras palavras, essas plataformas direcionam a publicidade da sua loja para as pessoas com maior propensão a comprar de você.
E se você seguiu os passos que demos, já estudou todas as características do seu público-alvo e, assim, saberá a melhor maneira de fazer isso.
No Google Ads, por exemplo, existem várias formas de segmentação:
- Afinidade: apresenta o anúncio com base em interesses e hábitos das pessoas
- Mercado: direciona a publicidade a pessoas que pesquisam por algo nos moldes que você vende
- Eventos importantes: busca pessoas que estão perto de um acontecimento marcante, como formatura, casamento e até mesmo a abertura de um negócio
- Remarketing: atinge alguém que já interagiu com o seu negócio, seja visitando seu site ou mesmo comprando outro produto.
Além disso, também é possível anunciar com foco em conteúdo, ou seja, para que a publicidade apareça em portais e vídeos no YouTube com conteúdos relacionados ao seu nicho.
Existe também a possibilidade de anunciar em redes sociais como Instagram, Twitter, Snapchat e TikTok.
É importante fazer essa escolha com base nas características do seu público.
Por exemplo: se você anunciar para jovens, prefira o TikTok.
Além disso, tenha sua própria marca, em vez de simplesmente reproduzir um anúncio.
Em suas publicidades, procure criar conteúdo relevante relacionado ao seu segmento.
Dicas e tutorias relacionadas ao produto que você oferece são eficientes para reforçar sua autoridade, ou seja, fazer com que o público confie no seu produto ao perceber que você entende sobre seu uso.
Qual o MEI para dropshipping?
Antes de mais nada, não é possível abrir um MEI para trabalhar com dropshipping.
O número da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para a atividade é 7490-1/04 (Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto o imobiliário).
E o uso desse código não é permitido para microempreendedores.
Ainda assim, algumas empresas usam o MEI para trabalhar com dropshipping nacional, usando um CNAE referente ao segmento de seus produtos, como fariam em um e-commerce convencional.
Mas essa prática é arriscada, pois pode trazer complicações com a fiscalização.
Por isso, a solução é abrir uma microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou escolher entre os regimes de tributação Simples Nacional ou Lucro Presumido.
De qualquer forma, o uso do MEI não seria aconselhável nessa prática, pois o faturamento nesse modelo é limitado a R$ 81 mil por ano, o equivalente a R$ 6.750 por mês.
Se você ultrapassar esse teto, teria de realizar o desenquadramento, para que a empresa deixe de ser MEI e adote outro formato.
A alternativa mais imediata seria a ME, que tem limite de faturamento de R$ 360 mil anuais.
Dropshipping vale a pena?
A decisão se o dropshipping vale a pena varia conforme a realidade e as pretensões de cada empreendedor.
Afinal, a atividade tem seus prós e contras, assim como qualquer outro modelo de negócios.
Por isso, leve em consideração as suas necessidades e possibilidades.
Se você pretende começar um negócio com pouco investimento, o dropshipping pode valer a pena.
Afinal, não é preciso comprar os produtos e muito menos montar um estoque e contratar funcionários.
Portanto, além de não precisar de um espaço físico, você poderá gerenciar seu negócio em sua própria casa.
Por outro lado, o lucro sobre cada venda será menor, justamente por causa dessa facilidade de não precisar estocar e fazer o envio.
Afinal, o fornecedor também precisa garantir seu retorno.
Ainda assim, como o processo em si é mais simples, você pode fazer um bom número de vendas que garantiria um retorno financeiro interessante.
E pense que você vai precisar também integrar sua loja virtual ao sistema dos fornecedores, e para isso pode ser necessário contratar um profissional de TI (tecnologia da informação).
Leve em conta também seus gastos com burocracia, pois você não poderá abrir um MEI.
Por isso, essa alternativa é adequada para negócios que planejam ter bons retornos com uma alta quantidade de produtos vendidos.
Entendeu o que é dropshipping e como funciona?
Confira também quais os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.