Dropshipping: o que é, como funciona e como fazer?

Quer saber o que é dropshipping? Veja como funciona a venda online sem estoque, entenda por que é uma tendência e como fazer.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Mulher falando ao telefone e escrevendo em papel em mesa com caixa de papelão ao lado

Você sabe o que é dropshipping e por que se fala tanto nesse modelo de negócio no Brasil? Basicamente, é uma forma de vender produtos online sem precisar de um estoque próprio, trabalhando em parceria com fornecedores nacionais e internacionais.

Dessa maneira, você consegue empreender pela internet com estoque terceirizado, sem se preocupar com armazenamento e envio de produtos.

Mas é preciso entender bem o que é dropshipping e seus prós e contras antes de entrar nesse ramo.

Continue lendo para descobrir tudo sobre essa tendência e decidir se vale a pena para você!

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio em que o empreendedor vende pela internet sem estoque.

No caso, o vendedor se responsabiliza apenas pela exposição dos produtos, venda e atendimento ao cliente, enquanto o fornecedor se encarrega de armazenar, separar e enviar os pedidos.

Dessa forma, o dropshipping se torna uma ótima solução para quem deseja vender online, mas não quer ou não tem recursos para investir em estoque próprio e logística.

Além disso, a gestão de um negócio online com estoque terceirizado se torna muito mais simples, uma vez que o lojista não precisa se preocupar com compras, inventário, reposição de itens, expedição, embalo, envio, entre outros processos logísticos.

Não por acaso, a modalidade se tornou muito conhecida nos últimos anos entre os empreendedores digitais e tem sido promovida como um caminho promissor para lucrar na internet.

Leia também: Como ganhar dinheiro na internet? 40 formas de renda extra

Como funciona o dropshipping?

De forma geral, podemos dizer que o dropshipping funciona da seguinte maneira:

  • O lojista, conhecido como “dropshipper”, abre uma loja virtual e procura fornecedores para terceirizar seu estoque;
  • Após fechar as parcerias, ele coloca os produtos dos fornecedores no catálogo do site de vendas e determina um preço de venda de acordo com a negociação;
  • Quando um cliente compra um produto da loja virtual, o dropshipper repassa o pedido para o fornecedor responsável;
  • Nesse momento, o lojista informa os dados do cliente e transfere o valor negociado com o fornecedor. No caso, a margem de lucro vem da diferença entre o preço de venda determinado pelo fornecedor e o preço final do produto na loja;
  • Então, o fornecedor se encarrega de separar, embalar e enviar o produto para o endereço do comprador, como se a compra tivesse sido feita em sua loja;
  • Do outro lado, o dropshipper dá suporte ao cliente, mostra o status do pedido para acompanhamento e envia o código de rastreamento;
  • Por fim, o cliente recebe o pedido e tanto o dropshipper quanto o fornecedor lucram com a venda.

Entendeu por que é vantajoso? Ao escolher o dropshipping, o empreendedor digital pode focar seu trabalho nas vendas, atendimento ao cliente e divulgação da loja virtual.

Para o fornecedor parceiro, também vale a pena, porque é como ter vários distribuidores online que aumentam as vendas dos produtos.

Como fazer dropshipping?

Começar no dropshipping é muito simples e qualquer pessoa pode empreender nessa área.

Veja o passo a passo para entrar nesse mercado:

1. Escolha os produtos

O primeiro passo para fazer dropshipping é escolher com quais produtos você vai trabalhar.

Procure itens que vendem bastante na internet e que atendem determinados nichos de mercado — afinal, não vale a pena tentar competir com gigantes do e-commerce que já estão consolidados.

2. Selecione os fornecedores

Na hora de escolher os fornecedores, é importante buscar empresas que já trabalham com dropshipping e possuem um modelo de parceria.

Isso facilita muito a negociação dos preços e de toda a dinâmica de repasse e entrega dos pedidos.

3. Estude o mercado e o público-alvo

Para abrir um negócio de dropshipping, é importante estudar o mercado e o público-alvo para conseguir montar uma loja competitiva.

Se você atua no setor de moda, por exemplo, precisa escolher um segmento (moda feminina, moda masculina, moda infantil, etc.), conhecer bem os potenciais clientes e analisar as estratégias dos seus concorrentes.

4. Monte sua loja virtual

Se você já sabe quais produtos vai vender e já tem seus fornecedores, é só montar uma loja virtual para começar a vender no dropshipping.

Para isso, você pode usar plataformas de e-commerce pagas ou gratuitas, tais como Shopify, Nuvemshop e Tray.

5. Carregue os produtos 

Então, o fornecedor deve passar o catálogo completo dos produtos com descrições e quantidades.

Assim, você poderá carregar os itens na sua loja virtual com os preços, detalhes e informações de estoque.

6. Combine a mecânica com o fornecedor

É importante que você converse com o fornecedor e determine um processo padronizado para o repasse dos pedidos da loja virtual.

Existem aplicativos que integram sua loja virtual com o sistema do fornecedor, automatizando a importação de produtos e a atualização do estoque.

7. Comece a vender

Com sua loja virtual no ar, você já pode começar a vender produtos sem estoque próprio.

Cada novo pedido deve ser repassado ao fornecedor de forma manual ou automática.

E não se esqueça de atender seus clientes com qualidade e mantê-los informados sobre o status do pedido e o rastreamento.

Como encontrar fornecedores dropshipping?

É possível encontrar diversos fornecedores de dropshipping na internet. Com uma simples busca no Google, você encontra anúncios e sites de empresas que fornecem para dropshipping.

Outra dica é usar um portal de distribuidores e atacadistas em geral, pois muitos fornecedores se cadastram nesses sites para encontrar parceiros.

Por exemplo, dropshippers de eletrônicos podem encontrar fornecedores no Portal da Santa Ifigênia, enquanto dropshippers de moda podem usar o site Feira da Madrugada.

Por fim, procure por grupos no Telegram e no Facebook com o tema dropshipping para se conectar com fornecedores.

Dropshipping vale a pena?

A decisão se vale ou não a pena é bastante particular, pois o dropshipping tem seus prós e contras.

As vantagens são:

  • Possibilidade de começar um negócio com investimento baixíssimo;
  • Simplificação da gestão, por não haver preocupações com logística e estoque;
  • Possibilidade de trabalhar em casa pela internet.

Já as desvantagens são:

  • Margem de lucro baixa, uma vez que o fornecedor também precisa garantir seu lucro;
  • Dificuldade em integrar o sistema da loja virtual com as soluções do fornecedor, tornando o controle de estoque e de pedidos mais complexo;
  • Grande concorrência entre empresas.

Entendeu o que é dropshipping e como funciona? Confira também quais os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos