Bancos que fazem portabilidade de consignado: veja as opções

Procurando bancos que fazem portabilidade de consignado? Veja como solicitar e saiba também se o banco pode negar a portabilidade.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Setas para cima e para baixo em fundo laranja e azul

Você sabe quais bancos fazem portabilidade de consignado no Brasil? A boa notícia é que a maioria das instituições financeiras que trabalham com crédito oferecem esse serviço.

Afinal, é do interesse das empresas trazer mais clientes, mesmo que para isso tenham que oferecer juros menores e condições mais atrativas.

Então, confira a lista de bancos que fazem portabilidade de consignado e escolha o seu.

Quais os bancos que fazem portabilidade de consignado?

Diversas instituições, incluindo bancos tradicionais e bancos digitais, oferecem a portabilidade de empréstimo consignado.

Nesse universo, estão também as fintechs, instituições financeiras modernas que não se classificam exatamente como um banco, mas que oferecem serviços e produtos do segmento.

Ou seja, é mais fácil responder “quais bancos não fazem portabilidade de consignado”, já que esse tipo de empréstimo é bastante comum nas instituições financeiras, além de a portabilidade não poder ser negada, como vamos ver a seguir.

Quando ela é solicitada, o banco ou fintech quita a dívida com a empresa atual e assume o empréstimo, em um processo que pode levar de uma semana a um mês. Se a proposta for aprovada, você tem um novo valor de parcela, considerando uma proposta com juros menores, e passa a pagar seu empréstimo para a nova instituição​​.

A Neon é sempre mencionada com destaque em listas de portabilidade de empréstimo consignado. Isso acontece por oferecer desconto direto na folha de pagamento com taxas de juros competitivas. 

Ainda neste texto, você vai descobrir como transferir seus contratos de empréstimo para se reorganizar financeiramente.

O banco pode negar a portabilidade do consignado?

Não, o banco que deve transferir o empréstimo não pode negar a portabilidade do consignado.

Essa regra está registrada na Resolução CMN n° 5.057 de 15/12/2022, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

No caso, a instituição financeira que oferece a proposta de portabilidade tem interesse em trazer o cliente para sua base, enquanto a instituição original pode oferecer uma contraproposta para mantê-lo, se assim desejar.

De qualquer forma, se o consumidor decidir levar seu crédito para outra empresa, a instituição atual é obrigada a realizar a transferência do contrato.

Qual o melhor banco para fazer portabilidade de empréstimo consignado?

O melhor banco para fazer portabilidade de empréstimo consignado é aquele que oferece um processo ágil e taxas de juros atrativas.

Na Neon, você consegue transferir seu empréstimo com rapidez e facilidade em um procedimento 100% digital, além de contar com os melhores juros do mercado.

Lembrando que a Neon oferece um empréstimo consignado privado que está disponível para empresas conveniadas.

Como fazer a portabilidade de consignado?

Veja como fazer a portabilidade de consignado passo a passo:

  • Procure uma instituição financeira que oferece a portabilidade com condições mais atrativas, como juros menores
  • Faça uma simulação com o saldo devedor e prazo de pagamento atual
  • Se gostar da proposta oferecida pela empresa, solicite a portabilidade no canal indicado (geralmente, é possível fazer isso pelo aplicativo bancário)
  • A instituição fará uma análise de crédito, o que pode demandar o envio de alguns documentos para comprovar sua identidade e sua renda
  • Se a proposta for aprovada, a instituição proponente deverá quitar sua dívida com a empresa atual e assumir o empréstimo
  • O processo leva de uma semana a um mês — daí a importância de escolher uma instituição que ofereça agilidade nos processos
  • Assim que a portabilidade do empréstimo consignado for concluída, você terá um novo valor de parcela (considerando uma proposta diferente) e passará a pagar seu empréstimo para a nova empresa, seguindo o mesmo padrão de desconto em folha.

Anotou os bancos que fazem a portabilidade de consignado? Então, aproveite para fazer sua simulação no empréstimo consignado Neon.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 12

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos