Cheque cruzado: o que é, para que serve e como cruzar?

Sabia que o brasileiro ainda usa cheque cruzado, aquele com dois traços paralelos na frente da folha? Veja para que serve e como emitir um.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Imagem de cheque cruzado sobre fundo azul

O cheque cruzado é um clássico dos meios de pagamento que ainda é usado por muitos brasileiros. Esse tipo de cheque se diferencia por ser compensado somente através de depósito bancário. Ou seja: você não consegue sacar um cheque cruzado.

Quer entender melhor como esse meio de pagamento funciona?

Então, continue a leitura e aprenda a fazer um cheque cruzado com segurança.

O que é cheque cruzado?

Cheque cruzado é aquele que tem dois traços paralelos na frente da folha. Essa medida simples permite que o cheque seja descontado somente por meio de depósito em conta.

Logo, o cruzamento desse meio de pagamento tem como principal função tornar a transação mais segura. Os traços feitos na folha de cheque, apesar de parecerem pouco confiáveis, são previstos em lei.

Dessa forma, o simples ato de cruzar o cheque com uma caneta muda totalmente a forma de utilização do meio de pagamento.

E se você acha que as pessoas não usam mais cheque, saiba que os brasileiros ainda compensam mais de 200 milhões de folhas de cheque todo ano, segundo dados do Banco Central publicados na PEGN.

Só em 2021, foram utilizados 219 milhões deles, mesmo em tempos de meios mais práticos, como o Pix.

Então, os cheques cruzados continuam sendo descontados por aí e é importante saber para que eles servem.

Por que cruzar o cheque?

Passar cheque cruzado é uma medida de segurança para o pagador, pois permite que o valor seja compensado somente com um depósito em conta. Dessa forma, a pessoa que recebe o cheque não pode sacar o valor imediatamente.

É preciso depositar a folha e aguardar a compensação do banco para receber o dinheiro na conta (ocorre em um dia útil, se for depositado no horário comercial).

Isso evita que o cheque seja extraviado e sacado por terceiros, aumentando a segurança do meio de pagamento.

Para tornar a transação ainda mais segura, é indicado que o pagador faça um cheque nominal e cruzado, de modo que somente a pessoa ou empresa indicada possa receber o dinheiro por meio de depósito bancário.

Como saber se o cheque é cruzado?

Para saber se o cheque é cruzado, basta observar se existem dois traços paralelos na frente da folha.

Veja um exemplo:

Cheque Cruzado - Cheque Cruzado: O Que É, Para Que Serve E Como Cruzar?

A posição dos dois traços pode variar, mas sempre haverá duas linhas na frente do cheque cruzado.

Como funciona o cheque cruzado?

Existem dois tipos de cheque cruzado: branco ou preto.

No cheque com cruzamento em branco, são feitos apenas os dois traços na parte da frente, tornando obrigatório o depósito em conta para receber o dinheiro.

Já no cheque cruzado preto, além das duas linhas paralelas, o pagador também acrescenta o nome do banco em que o cheque deve ser descontado.

Ou seja: se você receber um cheque com cruzamento em preto, só poderá receber o valor depositando-o no banco indicado pelo emissor. Geralmente, o nome da instituição financeira vem escrito entre os dois traços do cheque cruzado em preto.

Logo, essa é uma forma de restringir ainda mais as possibilidades de compensação do meio de pagamento, evitando que o dinheiro caia em mãos erradas.

Cheque cruzado demora quantos dias para compensar?

Depende de como você realizar o depósito do cheque cruzado. Se ele for feito na boca do caixa, o valor é compensado em até um dia útil, seguindo as regras de cada instituição financeira.

O valor também pode ser liquidado em até um dia útil se você fizer o depósito no caixa eletrônico dentro do horário especificado pelo banco — geralmente, até 16h.

Agora, se você depositar o cheque cruzado no caixa eletrônico após o horário de atendimento da agência, terá que esperar até dois dias úteis pela compensação.

Cheque nominal cruzado pode ser depositado em outra conta?

Sim, é possível depositar um cheque nominal cruzado em outra conta se ele for endossado pelo beneficiário. Para isso, a pessoa ou empresa indicada no cheque como recebedora do dinheiro precisa assinar o verso da folha.

Então, quando você for fazer o depósito, deverá anotar ao lado da assinatura os seus dados bancários (banco, agência, conta e CPF/CNPJ).

Dessa forma, será possível depositar o cheque cruzado nominal a terceiros e receber o dinheiro na sua conta bancária.

No entanto, se não tiver a assinatura do beneficiário atrás do cheque, nem adianta tentar, pois o depósito será negado sem esse endosso.

Como cruzar o cheque?

A maneira correta de cruzar um cheque é preencher todas as informações antes de traçar as duas linhas.

Você deverá seguir os passos abaixo:

  • Comece escrevendo o valor a ser pago no canto superior direito, em numeral. Para evitar fraudes, é recomendado colocar o valor entre dois sinais de cerquilha (#), como “#155,00#”;
  • Abaixo, escreva o valor do cheque por extenso, utilizando as cerquilhas novamente (#cento e cinquenta e cinco reais#). Fique atento para não deixar espaços grandes entre as palavras;
  • Se for nominal, preencha o nome da pessoa ou empresa na linha de baixo;
  • Coloque o local e a data;
  • Assine o cheque;
  • Por fim, se estiver tudo certo, trace duas linhas paralelas de cima para baixo, cruzando toda a parte da frente do cheque.

Se quiser permitir que o cheque seja depositado em contas de terceiros, acrescente sua assinatura no verso.

E, se quiser que ele seja descontado somente em um banco, faça o cruzamento em preto adicionando o nome do banco entre os traços paralelos.

Entendeu tudo sobre o cheque cruzado? Então, aproveite e veja como abrir uma conta Neon para digitalizar sua vida financeira.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 17

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO