Quer saber como abrir uma adega de pequeno porte e não sabe por onde começar?
Se você decidiu trabalhar com o comércio de bebidas alcoólicas, é bom conhecer como funciona esse mercado antes de dar seus primeiros passos como empreendedor.
Já podemos adiantar que as perspectivas são boas, pois os brasileiros estão entre os principais consumidores de vinhos na América Latina e têm mostrado um crescente interesse por itens de qualidade.
Ou seja, estamos falando de um setor com alto potencial lucrativo.
E o melhor de tudo é que você pode entrar nesse negócio sendo MEI.
Quer saber mais? Continue lendo!
Como abrir uma adega de pequeno porte
Chegou a hora de abrir sua adega de pequeno porte e começar a lucrar.
Vamos às dicas:
1. Monte seu planejamento para abrir uma adega
O primeiro passo para abrir uma pequena adega é pensar no seu plano de negócios.
Com esse documento, você terá uma visão geral de todos os recursos e etapas necessárias para colocar seu negócio em funcionamento.
Basicamente, um plano de negócios deve ter:
- Nome da empresa (nome empresarial e nome fantasia)
- Endereço onde a adega vai funcionar
- Modelo de negócio (loja, franquia, delivery, etc.)
- Público-alvo (seus potenciais clientes)
- Mapeamento do mercado local e da concorrência
- Capital social para abrir a empresa
- Plano operacional
- Planejamento financeiro
- Plano de marketing.
Ou seja: todos os detalhes para abrir sua empresa e iniciar as atividades.
2. Escolha bem a localização
Para escolher onde abrir uma pequena adega, primeiro você precisa conhecer quem é o seu público-alvo.
Afinal, é preciso estar localizado onde seu público tenha fácil acesso — inclusive, vale ter uma área de estacionamento no local ou nas proximidades.
Lembre-se de considerar o movimento no local e a área de delivery, caso queira trabalhar com entregas.
Aqui explicamos como estudar seu público-alvo.
3. Defina o que vender
O próximo passo é mapear quais serão os produtos oferecidos em seu catálogo e as quantidades de estoque.
Os tipos e marcas de vinhos devem estar alinhados com as preferências do público-alvo, ok?
Caso tenha dúvidas, avalie seus concorrentes e identifique quais são os itens de destaque.
Veja algumas sugestões de vinhos que fazem sucesso no país:
- Vinhos tintos de cabernet sauvignon ou merlot
- Vinhos brancos de chardonnay ou sauvignon blanc
- Espumantes prosecco
- Vinhos verdes, tradicionais de Portugal
- Vinhos primitivos, exclusivos da região italiana da Apúlia
- Vinho Zinfandel, da Califórnia.
4. Tenha uma boa estrutura
Uma área específica deverá ser reservada para comportar o seu pequeno negócio, já que se trata de uma loja física.
Para uma adega de pequeno porte, você pode contar com uma área de 50 a 100 metros quadrados.
É importante ter espaço para armazenar corretamente as bebidas, distribuir prateleiras e gôndolas e, se for o caso, receber clientes para consumo no local.
Algumas adegas também otimizam sua área para o uso de narguilé artesanal e registram um aumento do índice de vendas do seu estabelecimento oferecendo esse produto.
Veja também um guia completo para o MEI vender mais.
A área de vendas deve ter um balcão para atendimento ao cliente, serviço de entrega de produtos e um caixa para fazer os pagamentos.
Se quiser, você também pode pensar em um modelo de negócio focado no delivery ou mesmo uma adega online.
Nesse caso, os custos são bem menores, pois você economiza no espaço e na mobília.
Leia também: Veja como abrir uma loja virtual em 10 passos e vender mais!
5. Adquira os equipamentos necessários
Se você vai abrir uma loja física, alguns dos itens essenciais que devem estar na sua lista são:
- Estantes para exposição na área de vendas
- Balcão de atendimento
- Freezer
- Caixa registradora
- Máquinas de cartão
- Computador
- Impressora fiscal
- Mobiliário (mesas, cadeiras, estantes, etc.)
- Utensílios (abridor de garrafas, taças de diversos tipos, etc.).
6. Contrate bons fornecedores
Quando você definir o local e a estrutura da sua nova adega, o próximo passo é mapear seus fornecedores de cerveja, destilados, vinhos e afins.
Encontrar bons parceiros é determinante para o seu sucesso, pois os produtos devem oferecer qualidade aos clientes e serem entregues dentro do prazo.
Além disso, os fornecedores devem proporcionar uma boa margem de negociação, principalmente para pedidos maiores.
Confira alguns pontos que você deve saber a respeito do fornecedor antes de fechar negócio:
- Tempo de mercado
- Referências e indicações de outros empreendedores
- Quantidade mínima do pedido
- Formas de pagamento
- Descontos oferecidos de acordo com o volume
- Prazo de entrega.
Aproveite e confira 10 estratégias de negociação com fornecedores.
7. Escolha uma boa decoração
Se você quer aprender como abrir uma adega de pequeno porte de sucesso, saiba que a decoração é essencial.
Por isso, invista em quadros temáticos de bebidas, use as cores da sua marca no ambiente e aposte em uma iluminação criativa.
O importante é valorizar seus produtos, de modo que o cliente encha os olhos e queira experimentar diversos rótulos.
Não se esqueça também de montar uma área de degustação acolhedora e atrativa, onde os clientes possam provar bebidas antes de levar para casa.
Se tiver optado por uma loja online, capriche nas fotos e conquiste os clientes pelo visual.
8. Divulgue o seu trabalho
São muitas as estratégias que você pode usar para divulgar sua adega de pequeno porte.
Veja algumas dicas de marketing:
- Marque presença em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, publicando conteúdos relevantes para seu público
- Aposte em vídeos e formatos diferenciados, aproveitando tendências do TikTok
- Faça parcerias com empresas para divulgar seu negócio. Já pensou em buscar restaurantes locais e oferecer cupons de desconto para os clientes deles? Ou quem sabe organizar uma feira gastronômica com os estabelecimentos locais?
- Coloque sua adega no Google Meu Negócio (atual Perfil de Empresa). Sabe quando as pessoas procuram por “adegas perto de mim” no Google e as pesquisas mostram lugares perto e suas avaliações? As informações que aparecem são justamente do Google Meu Negócio.
Veja aqui como começar a divulgar sua marca do zero.
Vale a pena abrir uma adega?
Com a devida organização, abrir uma adega é uma ótima forma de empreender.
Portanto, se você ama vinhos e gostaria de trabalhar nesse mercado, é preciso muito planejamento e cuidado com certos detalhes.
Para ajudar você a se decidir, listamos a seguir as vantagens e os pontos de atenção desse tipo de negócio.
Vantagens
O vinho é uma das bebidas mais antigas feitas pela humanidade e não há indícios de que a procura vai acabar.
Dessa forma, ainda que o mercado possa sofrer leves oscilações ao longo dos anos, é certo que a demanda por vinho sempre existirá.
O setor também permite a atuação com nichos, caso você prefira.
É o caso, por exemplo, dos lojistas que focam em vinhos raros ou itens de determinada região.
E, por fim, podemos dizer que abrir uma adega permite que você também ofereça serviços especializados, como eventos de degustação, workshops de enologia e até aulas de harmonização.
Pontos de atenção
O cuidado com o armazenamento é um dos principais pontos de atenção para quem deseja ter uma adega.
Isso porque a climatização nas condições adequadas de umidade e temperatura é fundamental para preservar a qualidade dos produtos.
Além disso, como você deve imaginar, os investimentos iniciais para abrir uma adega não são baixos.
Ainda que uma loja de pequeno porte exija valores menores, ainda assim será preciso adquirir um estoque.
Qual o custo para abrir uma adega?
Por conta dos equipamentos específicos e estoques de valor alto, o custo para abrir uma adega pequena gira por volta de R$ 35 mil para um espaço de 50 m².
Esse é geralmente o tamanho de adega escolhido por quem deseja começar como microempreendedor individual.
Já para locais maiores, o valor de investimento pode atingir facilmente os R$ 120 mil, considerando possíveis reformas para adaptar os climatizadores.
Nesse caso, contudo, pode ser necessária a abertura de um CNPJ para empresa de maior porte, já que uma adega desse tamanho tende a movimentar mais do que o limite anual de R$ 81 mil permitido para o MEI.
Aqui explicamos quais são os tipos de CNPJ!
MEI pode vender bebidas? Veja como regularizar sua adega
Para regularizar o seu sonho você pode abrir uma empresa MEI, assim poderá vender cerveja e outras bebidas.
Ao dar início ao seu negócio, você só precisa informar a sua atividade principal, que neste caso é CNAE 4723-7/00 — Comércio Varejista de Bebidas.
Veja aqui quais são as atividades permitidas para o MEI.
Lembre-se de que, como MEI, você pode faturar até R$ 81 mil por ano. Porém, está sendo discutido o aumento do limite e a possibilidade de contratar até dois funcionários.
Com um CNPJ próprio, você poderá negociar valores melhores com os fornecedores, emitir nota fiscal para vender para outras empresas e para o governo.
Além disso, sendo MEI, você terá mais vantagens:
- Benefícios do INSS, como aposentadoria por idade e salário-maternidade
- Facilidade para obter crédito para MEI.
E muito mais!
É válido mencionar que como MEI você tem impostos a pagar: é preciso quitar o DAS MEI até o dia 20 de cada mês.
Além disso, terá que fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI).
Abra seu MEI diretamente pelo aplicativo Neon!
Você consegue abrir seu MEI agora mesmo no aplicativo Neon. A abertura é 100% grátis e o seu CNPJ sai na hora!
Basta baixar o app Neon, fazer seu cadastro e abrir sua conta Neon. Depois, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse a “Área MEI” no app;
- Conecte seu gov.br para continuar;
- Comece o processo de abertura do seu MEI selecionando sua categoria;
- Informe o endereço comercial e o capital social;
- Escolha sua atuação e sua atividade principal;
- Finalize informando seu documento pessoal.
Pronto! Você verá na tela seu novo CNPJ MEI e a razão social do seu MEI.
Um só app para tudo o que você precisa
Agora todos os serviços para sua MEI estão dentro da área MEI no app Neon. Abra sua conta digital Neon e cuide de suas finanças pessoais enquanto gere o seu negócio em um só lugar.
Esperamos que você tenha gostado das dicas sobre como abrir uma adega de pequeno porte e que esse seja o ponto de partida para um negócio de sucesso!