Quer saber como abrir uma tabacaria sendo MEI e lucrar nesse mercado em ascensão? Essas lojas vendem todo tipo de produto relacionado ao tabaco e demais itens fumígenos.
É um segmento que, apesar de enfrentar muitos tabus, tem espaço para a chegada de novos empreendedores.
Siga a leitura e veja como é fácil ser microempreendedor individual nesse ramo.
Como abrir uma tabacaria sendo MEI
Se você quer saber como abrir uma tabacaria, a boa notícia é que é possível se formalizar como microempreendedor individual (MEI).
Para isso, você só precisa atender às seguintes condições:
- Não possuir sócios ou outra empresa em seu nome
- Faturar até R$ 81 mil por ano (limite estabelecido para 2021)
- Contratar no máximo um empregado
- Exercer uma atividade permitida que conste na lista de ocupações do governo.
No caso, a tabacaria pode ser aberta com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) número 4729-6/01, referente ao comerciante de produtos de tabacaria, conforme a lista de atividades MEI.
A vantagem de se formalizar como MEI é que o processo é muito simples e pode ser feito 100% online pelo Portal do Empreendedor.
Nenhum outro tipo de empresa tem uma abertura tão fácil no país!
Além disso, é muito econômico ser MEI, pois você paga um valor fixo mensal referente à contribuição ao INSS (com base em um salário-mínimo) e aos impostos devidos de acordo com sua atividade (ICMS, ISS e IPI).
No total, a guia de contribuição mensal (DAS) não ultrapassa R$ 66,60 (valor de 2022), sendo o regime tributário mais barato de todos no país.
7 dicas para montar uma tabacaria
Aprender como abrir uma tabacaria do zero pode ser desafiador para quem não conhece o ramo.
Então, confira nossas dicas para começar do jeito certo:
1. Estude o mercado
O mercado de tabacarias não tem muitos dados oficiais, mas é evidente que está em pleno crescimento.
De acordo com o IBGE, conforme publicado no G1, foram abertas mais de 1600 tabacarias nos últimos anos somente na cidade de São Paulo.
Então, se você quer entrar para esse segmento, precisa fazer a lição de casa e pesquisar sobre o cenário atual.
Também é importante entender que se trata de um mercado cercado por tabus e que há muito preconceito com produtos fumígenos.
2. Entenda seu público-alvo
O público-alvo que procura itens de tabacaria pode ser muito diversificado e exige uma pesquisa ampla.
De modo geral, esses estabelecimentos são frequentados por pessoas que querem fugir dos cigarros tradicionais para comprar o próprio tabaco.
Esse consumidor quer ter cada vez mais conhecimento e controle sobre as substâncias usadas no fumo, e também gosta de explorar produtos diferenciados.
3. Conheça as tendências
Ficar de olho nas tendências é outra dica importante para lucrar com a sua tabacaria e não perder oportunidades.
Atualmente, estão em alta os chamados head shops, que são tabacarias modernas inspiradas em um modelo dos EUA.
Esses estabelecimentos investem em itens diversificados e lúdicos, com um toque “underground”.
Inclusive, muitos head shops estão expandindo seus negócios, agregando serviços como shows, exposições e até tatuagem.
É fácil diferenciar um head shop de uma tabacaria tradicional: o primeiro vende sedas de diversas marcas e cores, bongs sofisticados e vaporizadores de última geração, enquanto a segunda aposta em cigarros e charutos tradicionais e itens como canivetes, cinzeiros e objetos para presente.
Outra tendência forte são os narguilés, os famosos cachimbos vaporizadores que se tornaram febre entre os jovens (maiores de idade).
Hoje, é fácil encontrar tabacarias especializadas nesse fumo árabe, também chamadas de “narguilerias”.
4. Analise a concorrência
Em mercados com poucos dados disponíveis, como o das tabacarias, vale a pena acompanhar a concorrência para ter ideias para a sua MEI.
A vantagem é que ainda não é um segmento muito competitivo, o que significa que há muito espaço para novos empreendedores e novas ideias.
Alguns cases que valem o estudo são a Tabacaria da Mata e Candice Cigar Co.
5. Escolha um bom mix de produtos
Um bom mix de produtos é o segredo para abrir uma tabacaria de sucesso.
Os itens básicos são cigarros, charutos e tabaco, mas você também pode vender sedas, piteiras, filtros, narguilés, cachimbos, vaporizadores, entre outros itens.
Para aumentar o catálogo de produtos, várias tabacarias adicionam produtos como chocolates, cafés, chicletes e balas, bonés e bolsas, etc.
Lembre-se também de escolher bem seus fornecedores para ter produtos de qualidade e entregues no prazo.
6. Informe-se sobre os requisitos legais
Desde a promulgação da Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/19) o MEI está dispensado da obrigatoriedade do alvará de funcionamento.
No entanto, isso não significa que sua empresa não tenha que cumprir as exigências legais, ambientais e sanitárias do seu estado e município.
Antes de abrir as portas, você deve procurar a prefeitura para verificar quais procedimentos serão necessários, como uma visita da Vigilância Sanitária ou alvará do Corpo de Bombeiros – as normas dependem da região.
Além disso, é fundamental vender somente produtos autorizados e aprovados pela Anvisa no Brasil.
7. Tenha um plano de negócio
Por fim, é importante que você organize todas as informações sobre o funcionamento da sua tabacaria MEI em um plano de negócio.
Esse documento deve conter tópicos como:
- Nome da tabacaria
- Localização (ou endereço na web) escolhida
- Detalhamento do mix de produtos e seu diferencial
- Análise do mercado
- Definição do público-alvo
- Plano financeiro e capital social
- Plano operacional
- Plano de marketing
Com tudo planejado, será muito mais fácil abrir uma tabacaria sendo MEI e aproveitar as oportunidades do setor.
Quanto vou gastar para abrir uma tabacaria?
O investimento inicial para abrir uma tabacaria depende muito do modelo de negócio que você escolher, da localização, do público-alvo, entre outros fatores.
Uma franquia da tabacaria gaúcha Candice Cigar & Co, por exemplo, custa entre R$ 170 mil (versão express) e R$ 250 mil (versão house), de acordo com o Portal Top Franquias.
Já uma franquia da Ultra420 exige um capital inicial de R$ 141 mil.
Por outro lado, empreendedores que abrem tabacarias nas periferias das cidades relatam custos entre R$ 40 mil e R$ 60 mil.
Logo, é possível abrir uma tabacaria mais estruturada com somas mais altas ou optar por um estabelecimento mais enxuto com um valor menor.
E o melhor é que a MEI não tem custos de formalização.
E como abrir tabacaria online?
Se você quer saber como abrir uma tabacaria com pouco dinheiro, a solução é optar por um negócio online.
A vantagem é que abrir um e-commerce sai muito mais barato do que abrir uma loja física.
Afinal, você não terá gastos com aluguel de ponto de venda (que pode ser muito caro nas melhores regiões), nem com móveis, equipamentos, decoração ou com a contratação de uma equipe de vendas e atendimento.
Os custos de uma loja online são basicamente a assinatura da plataforma de e-commerce (ou taxa e comissão do marketplace), domínio, compra de produtos, logística e criação de logotipo e identidade visual – e, se necessário, locação de espaço para armazenamento do estoque.
Então, se o orçamento está baixo, abrir uma tabacaria online pode ser uma boa opção para começar a empreender na área.
Gostou das dicas de como abrir uma tabacaria e ter sucesso com a sua MEI?
Agora confira como abrir uma MEI passo a passo para começar o quanto antes.