Dia do Cliente 2024: veja como fazer promoções e vender mais

O Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para as empresas venderem mais. Veja como fazer promoções adequadas à data para faturar bem.
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Mulher sorrindo enquanto segura celular nas mãos em frente a computador

O Dia do Cliente 2024 vem aí e quem souber aproveitar vai lucrar muito com o aumento nas vendas.

Essa é uma data que vem crescendo na agenda do varejo brasileiro.

Para você ter uma ideia, as pequenas e médias empresas faturaram R$ 72,5 milhões no comércio eletrônico nos dias que cercaram a data em 2023, número 21,5% superior na comparação com 2022.

Em 2024, a data cairá em um domingo e promete ser uma edição memorável para as empresas.

Para o MEI, é uma ótima oportunidade de fazer promoções criativas, atrair mais clientes e dar aquele gás nas vendas antes do fim do ano.

Leia este artigo até o fim e use nossas dicas para criar uma promoção eficaz.

Quando é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é celebrado todo ano no dia 15 de setembro, somando mais uma data ao calendário comercial. Em 2024, a data cairá em um domingo.

A ideia é estimular promoções, brindes e ações de marketing que ajudem os empresários a aquecer as vendas em um mês sem datas comemorativas importantes.

Como surgiu o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi criado no ano de 2003 pelo gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing, e já foi aprovado em 14 estados e em mais de 160 cidades brasileiras.

Segundo ele, a ideia foi criar um dia exclusivo para homenagear o cliente, que é a razão da existência de todos os negócios.

Além disso, a data foi posicionada estrategicamente no intervalo entre outras datas comerciais (Dia dos Pais e Dia das Crianças), para ampliar as oportunidades de negócios em setembro — um mês sem grandes emoções para o varejo.

Qual a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente?

Ambas as datas são importantes para o calendário comercial, já que são oportunidades para a divulgação de eventos promocionais.

O Dia do Consumidor é celebrado mundialmente no dia 15 de março desde 1962, quando o então presidente americano J.K. Kennedy aprovou a criação de um evento para a discussão dos direitos dos compradores.

Assim, o Dia do Consumidor foi originalmente criado para ser uma data de conscientização, enquanto o Dia do Cliente foi uma iniciativa nacional que sempre teve uma finalidade promocional.

Por que preparar ações para o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é mais uma data que precisa entrar no planejamento de vendas do MEI.

O ideal é que todo ano você pense com antecedência nas ações que pretende fazer em cada data comemorativa para não perder nenhuma oportunidade de vender mais.

Por exemplo, não podem faltar promoções de Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e Black Friday, porque já são eventos clássicos do calendário comercial que superam as marcas de vendas ano após ano.

Nessas datas, os consumidores estão mais dispostos a comprar e as empresas aproveitam para queimar estoque, lançar produtos e serviços, dar descontos, criar ações promocionais e conquistar novos clientes.

O resultado é um verdadeiro “boom” nas vendas, que faz toda a diferença no seu caixa ao fim do ano.

O Dia do Cliente tem ainda a vantagem de não ser focado em um público específico — afinal, todo mundo é cliente.

Então, você pode fazer uma promoção mais abrangente e aproveitar o tema para valorizar as pessoas que compram de você.

O importante é se preparar para aproveitar a data e planejar bem o que você vai fazer para alavancar suas vendas.

O que vender no Dia do Cliente?

Veja algumas ideias de produtos que você pode ofertar com promoções especiais no Dia do Cliente 2024:

  • Combos e kits: pacotes com produtos complementares a preços mais atrativos
  • Produtos de maior giro: itens que já possuem alta demanda no seu negócio
  • Lançamentos: novos produtos podem gerar grande interesse e curiosidade
  • Produtos personalizados: ofereça a opção de personalizar itens com o nome do cliente
  • Produtos sazonais: aproveite para oferecer produtos relacionados à estação — no caso, estamos falando do início da primavera
  • Produtos de categorias distintas: crie combos misturando produtos de diferentes áreas do seu negócio
  • Produtos com desconto progressivo: quanto mais o cliente comprar, maior o desconto
  • Produtos com frete grátis: essa é uma ótima forma de atrair novos clientes
  • Produtos exclusivos para o Dia do Cliente: crie itens limitados para gerar maior desejo de compra
  • Produtos com brindes: um pequeno presente pode fazer toda a diferença.

Como aproveitar o Dia do Cliente para vender mais?

Se você quer aproveitar o Dia do Cliente, mas não sabe muito bem o que fazer, este tópico vai ajudar muito.

A seguir, vamos dar algumas dicas mais detalhadas sobre alguns caminhos para fazer bom uso da data.

Pense no que você pode oferecer

O primeiro passo para aproveitar o Dia do Cliente é pensar no que você pode oferecer de especial nessa data.

De repente, você tem alguns produtos parados em estoque e pode aproveitar para fazer uma liquidação, ou pode ser uma boa oportunidade para lançar aquele produto ou serviço novo e até mesmo distribuir alguns brindes ou amostras grátis.

Para lojas online, há inúmeras possibilidades: frete grátis, desconto progressivo, “pague 2 leve 3”, combos de produtos, etc.

Para prestadores de serviços, vale oferecer um bônus para quem comprar na data (por exemplo, tempo extra de serviço, benefício especial, desconto) ou mesmo premiar os primeiros clientes que forem à loja.

Você também pode avaliar quais produtos vendem mais e calcular um desconto que não comprometa sua margem de lucro, tendo como base a projeção de vendas para a data.

Tudo depende do seu tipo de negócio e situação atual.

O importante é ter algo diferenciado e alguma vantagem para oferecer aos seus clientes no Dia do Cliente.

Crie uma promoção de Dia do Cliente temática

As promoções de Dia do Cliente fazem sucesso em todos os segmentos porque o consumidor se sente valorizado.

E não basta ter um bom desconto ou prêmio: é preciso explorar a temática da data e celebrar o relacionamento com o cliente.

Aproveite o dia para parabenizar seu cliente, agradecer a parceria e reforçar que a promoção é feita especialmente para ele.

A ideia é que ele se sinta importante e perceba a disposição da empresa em agradá-lo e mantê-lo sempre por perto — olha a oportunidade para fidelizar!

Como disse o criador do Dia do Cliente, todas as empresas, produtos e serviços só existem devido aos clientes, e eles merecem todo o reconhecimento nesta data.

Decore a loja e faça uma campanha online

Para quem tem uma loja física, o Dia do Cliente pede que seja providenciada uma decoração especial para atrair quem estiver passando em frente.

Não precisa ser nada muito elaborado: alguns balões temáticos, um banner ou uma faixa já estão de bom tamanho.

Você também pode contratar um locutor de loja para divulgar a promoção e chamar a atenção do público, ou mesmo criar um jingle exclusivo para tocar durante o dia.

Métodos clássicos como a distribuição de flyers e panfletos por promotores na rua também estão valendo. Já na parte online, é fundamental fazer uma campanha de e-mail marketing e redes sociais.

Lembre-se de caprichar na mensagem e no layout das peças e divulgar ao máximo sua promoção nas plataformas.

Se você tem um e-commerce, use todos os recursos que tiver para divulgar a promoção de Dia do Cliente, como banners, pop-ups, e-mails, vídeos, cupons, etc.

Faça uma promoção da Semana do Cliente

Muitas empresas aproveitam para esticar a data e transformam o Dia do Cliente em Semana do Cliente ou Mês do Cliente.

Isso permite que você trabalhe diferentes ações em setembro, que é um mês mais “parado” no quesito datas especiais.

Em 2024, você pode criar uma Semana do Cliente que começa ou termina no domingo, dia 15, aumentando o período de promoção para atrair mais clientes e decolar suas vendas.

Se preferir, pode declarar o mês de setembro de 2024 inteiro como Mês do Cliente e criar promoções diferentes para cada semana — ou uma promoção única valendo o período todo.

Nesse caso, é importante se lembrar de divulgar sua semana ou mês promocional com antecedência.

A dica é anunciar a promoção no mínimo um mês antes de sua data de início para haver tempo suficiente para promover a novidade na sua loja, nas redes sociais da marca, no boca a boca, etc.

Dessa forma, você cria expectativa entre os clientes e aumenta as chances de sucesso da sua estratégia de Dia do Cliente.

Leia também: Como fazer uma promoção: exemplos reais para você se inspirar

Atenda o cliente de forma diferenciada

Na hora de abordar o consumidor para as vendas do Dia do Cliente, é importante ter um discurso diferenciado.

Os vendedores devem receber treinamento para agradecer os clientes pela parceria e parabenizá-los pela data, mostrando que a empresa se preocupa de fato com a experiência do cliente.

Você também pode aproveitar a data para pedir a opinião dos clientes sobre o atendimento e soluções da empresa, como forma de melhorar seus serviços e a satisfação do seu público.

Premie os clientes fiéis

O Dia do Cliente é a data perfeita para reforçar o relacionamento com seus consumidores fiéis e consolidar a lealdade deles.

Afinal, ainda mais importante do que captar novos clientes é manter os antigos que já compram de você e tornam seu negócio sustentável.

De acordo com o guru do marketing, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter os já existentes.

Ou seja: vale muito a pena investir na fidelização dos seus clientes em uma data como essa.

Por isso, você pode fazer uma verdadeira homenagem do Dia do Cliente àqueles consumidores que são leais à sua marca.

Experimente oferecer um cupom de desconto exclusivo, com descontos progressivos conforme o tempo de relacionamento com a empresa.

Você também pode enviar um brinde especial para os consumidores fiéis, oferecer um upgrade em um plano de assinatura, uma cortesia em um serviço e o que mais achar válido para encantar o cliente.

Não se esqueça de escrever uma bela mensagem de Dia do Cliente por e-mail ou WhatsApp, de forma que ele se sinta especial (veja mais adiante alguns exemplos).

6 ideias de promoções para o Dia do Cliente

Agora que você está por dentro do Dia do Cliente, temos algumas ideias para inspirar suas ações.

Veja a seguir quais promoções combinam com a data.

1. Liquidação do Dia do Cliente

Nada mais certeiro para impulsionar as vendas do que uma boa liquidação do Dia do Cliente. É um clichê, mas funciona muito bem.

Aproveite aquele estoque que ficou parado e anuncie descontos irresistíveis para atrair o máximo de clientes possível.

Mas lembre-se: faça os cálculos para não ficar no prejuízo, pois você precisa ter alguma margem de lucro mesmo com a redução no preço.

2. Sorteio de prêmios

Outra opção para o Dia do Cliente que chama a atenção dos consumidores é o sorteio de prêmios.

Uma das modalidades mais conhecidas é o famoso “siga o perfil, curta a publicação e marque x amigos nos comentários para concorrer ao prêmio” nas redes sociais como Instagram e Facebook.

O prêmio pode ser um kit de produtos, um serviço gratuito, uma viagem ou qualquer item bem valorizado pelo seu público.

Esse tipo de promoção é ótima para conseguir novos seguidores e promover sua marca na internet, além de aumentar as vendas.

Na loja física, você pode distribuir cupons ou números para o sorteio a cada compra.

Mas atenção: é preciso solicitar autorização ao governo para fazer qualquer tipo de sorteio e concurso valendo prêmios.

O pedido deve ser feito pelo Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC) e é preciso pagar uma taxa de fiscalização que varia conforme o valor do prêmio oferecido, além de estar com os impostos em dia.

3. Promoção “Indique um amigo”

Que tal aproveitar o Dia do Cliente para conquistar novos clientes?

Uma forma de fazer isso é com uma promoção do tipo “Indique um amigo”, na qual seu cliente ganha alguma vantagem, desconto ou brinde ao indicar uma pessoa para comprar de você.

Dessa forma, você valoriza seus clientes na data e ainda os transforma em promotores da marca.

4. Descontos progressivos

Para fazer seu Dia do Cliente bombar, você pode criar uma promoção com descontos progressivos para todos os produtos e serviços (ou determinadas linhas).

É aquele tipo de desconto que aumenta conforme a pessoa compra mais itens. Por exemplo, levando dois produtos, o desconto é de 5%, três produtos, sobe para 10%, quatro produtos, 15%, e assim por diante.

Você também pode fazer isso no e-commerce para incentivar o cliente a encher o carrinho e ainda oferecer um frete grátis nas compras acima de determinado valor.

5. Cupom de desconto de Dia do Cliente

Nada como enviar um cupom de desconto de Dia do Cliente para surpreender seu público, e você pode usar essa estratégia tanto para os clientes fiéis quanto para os leads.

O importante é mandar o cupom por e-mail ou WhatsApp com antecedência, de modo que o potencial cliente tenha tempo de pesquisar sobre seus produtos e serviços para utilizar o desconto da melhor forma possível.

6. Brinde de Dia do Cliente

Oferecer um brinde personalizado no Dia do Cliente atrai mais consumidores para o seu negócio e ainda fortalece a presença da sua marca na rotina das pessoas.

O ideal é fazer algo especial para essa data pensando em um produto que seja útil e interessante para o seu consumidor.

Continue lendo e confira diversas dicas de mimos para seus clientes.

O que dar? Dicas de lembrancinha para o Dia do Cliente

Para escolher o melhor brinde, avalie quais são as preferências dos seus clientes.

Assim você aumenta as chances de gerar um impacto positivo.

Veja a seguir algumas dicas de mimos:

  • Porta-objetos criativo
  • Mochila ecológica
  • Amostras de produtos
  • Bombom ou outro doce
  • Kits de cuidados pessoais
  • Kits de cultivo de plantas e ervas
  • Caixas de som para celular
  • Suportes para mouse e teclado
  • Carregadores portáteis.

É importante que você personalize os objetos com o seu logotipo para o cliente lembrar da sua empresa toda vez que utilizar o brinde.

Evite itens óbvios como canetas, canecas e calendários, que quase sempre acabam jogados em algum canto da casa.

Outra opção é você mesmo criar ou produzir algo para a data.

Por exemplo, um restaurante pode preparar uma sobremesa especial do Dia do Cliente e oferecer como brinde nas refeições.

Posts para o Dia do Cliente nas redes sociais

Postar conteúdos criativos também é uma maneira de gerar mais conexão e proximidade com os clientes nesta data tão importante. 

Dicas de posts:

  • Agradecimento pela parceria e lealdade dos seus clientes
  • Divulgação de promoções exclusivas para essa data
  • Histórias de sucesso e depoimentos de clientes
  • Concursos de “melhor frase” para presentear o cliente mais criativo
  • Criação de conexão, pedindo para os clientes compartilharem momentos marcantes que tiveram com a marca.

Usar hashtags relevantes também incentiva o compartilhamento dos posts, assim você garante um alcance maior.

Como o MEI pode se preparar para o Dia do Cliente?

Antes de lançar sua promoção do Dia do Cliente, é importante se planejar para não ter problemas e dar conta da demanda.

Para começar, você precisa preparar seu site e/ou seus vendedores para receber um número maior de clientes.

O site precisa ter uma hospedagem de qualidade e um servidor com capacidade suficiente para suportar vários acessos simultâneos, dependendo da demanda esperada.

Na loja física, a equipe de vendas precisa ser reforçada e treinada para atender mais clientes do que o habitual.

Outro ponto fundamental é cuidar do estoque para não faltar produtos no dia da promoção.

Por fim, você precisa tomar cuidado com os descontos. Faça todos os cálculos considerando os custos e margem de lucro da empresa, e só baixe o preço se for realmente vantajoso.

Uma dica é dar descontos maiores em produtos que vendem mais para compensar possíveis perdas com outros itens de menor giro.

Mensagens e frases para o Dia do Cliente

Agora você já pode planejar seu Dia do Cliente com mais confiança e alavancar as vendas da sua empresa.

Veja algumas ideias de frases para promover a data:

  • Nosso muito obrigado a você por nos motivar a oferecer sempre o melhor. Feliz Dia do Cliente!
  • Hoje é Dia do Cliente, dia de agradecer a sua parceria e confiança e de comemorar com aquele desconto generoso que você adora. Aproveite sua data especial!
  • Sua satisfação é o que nos inspira a fazer melhor todos os dias. Obrigado por escolher a [nome da empresa] e construir essa história com a gente. Feliz Dia do Cliente!
  • Olá, [nome do cliente]! Agradecemos a você por fazer parte da nossa história. Feliz Dia do Cliente!
  • Hoje a homenagem vai para você que nos motiva a criar soluções cada vez melhores, faz o mercado girar e é a verdadeira razão da nossa existência e dedicação diária. Feliz Dia do Cliente!
  • [Nome do cliente], como forma de agradecimento pela sua parceria, preparamos uma surpresa especial para você: [desconto ou brinde]! Aproveite essa oferta exclusiva.

A comunicação no Dia do Cliente é essencial para sua estratégia promocional dar certo, pois o grande diferencial da data está na celebração da importância do consumidor.

Ao receber uma mensagem de Dia do Cliente, o consumidor se sente parte do negócio e tem o impulso de aproveitar o benefício oferecido.

Por isso, não economize no marketing e procure divulgar suas ações com antecedência para ter o máximo de retorno possível.

Alguns canais que podem ser utilizados na divulgação são o WhatsApp da empresa, redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, e-mail e SMS.

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