Se você tem um pequeno negócio e começou a estudar marketing para aumentar seu número de clientes, com certeza se deparou com o termo funil de vendas. Mas você já sabe o que significa?
Muitos sites explicam esse conteúdo, mas nem sempre de forma simples e com dicas que funcionam para pequenos empreendedores individuais. E vamos te ajudar nisso.
Trouxemos exemplos que cabem no seu dia a dia para você dominar esse conteúdo, e claro, vender mais.
Continue lendo.
O que é funil de vendas?
Você sabe qual é o caminho que o seu consumidor faz para chegar até você?
Essa trajetória que ele faz até fechar a compra com a sua pequena empresa – às vezes até no pós-venda – é chamado funil de vendas.
O funil de vendas é um triangulo invertido, que começa os com visitantes e termina com os clientes. Ou seja, começa com um número maior de pessoas, mas termina com um número menor.
Não se preocupe, toda empresa é assim. Até as gigantes!
Seu funil pode ser dividido da seguinte forma:
- Visitantes – quem acessou o seu site ou suas redes sociais
- Leads – são visitantes que se interessaram pelos seus produtos ou serviços
- Oportunidades – são pessoas que podem comprar de você
- Clientes – quem fechou a compra com você
Para facilitar a compreensão, essas informações serão convertidas para exemplos de pequenos negócios, assim como o seu. Combinado?
Vamos imaginar que você trabalha com serviços de estética, vendendo serviços com maquiagem e depilação.
Você fez a divulgação da sua marca no Instagram, e atraiu 200 seguidores. Esses são seus novos visitantes.
Desses, 20 te mandaram mensagem por direct perguntando quanto custavam os serviços de maquiagem. E claro, como um bom empreendedor, você respondeu às dúvidas dos seus leads.
Em seguida, 5 marcaram de ir ao seu salão para fazer o serviço. Ou seja, eles são oportunidades.
E no fim, 3 deles compareceram e fecharam o serviço contigo, se tornando seus clientes!
Ou seja, o seu funil foi: 200 visitantes, 20 leads, 5 oportunidades e 3 clientes.
Você pode adaptar essas informações para a realidade do seu negócio, sempre pensando “qual é a trajetória que meu cliente faz do momento que me conhece até fechar a compra comigo?”
Etapas do funil de venda: topo, meio e fundo
Se você for aprofundar os seus estudos em funil de vendas, irá se deparar com essas etapas: topo, meio e fundo de funil.
Topo de funil representa o primeiro contato que o seu futuro cliente tem com a sua marca. Você também pode encontrar por ToFu (top of the funnel – topo do funil). No marketing digital, a dica é desenvolver conteúdos para atrair mais visitantes para essa fase, como e-books gratuitos.
Para sua MEI, você pode pensar em novos conteúdos para suas redes socais, por exemplo. O TikTok, o Pinterest e o Reels do Instagram são boas opções para isso!
Já a etapa meio de funil representa o reconhecimento do problema e a consideração pela solução. Também é chamado de MoFu (middle of the funnel – meio de funil).
Ou seja, se você é trabalha ensinando idiomas, o problema do seu consumidor será a busca pela fluência no inglês, por exemplo. A possível solução é você! No marketing digital, a sugestão é você ajudar com dicas técnicas, como uma aula ao vivo e gratuita sobre o verbo to be – pode ser por uma live no Instagram.
E a última etapa é o fundo de funil, ou BoFu (bottom of the funnel – fundo de funil). Essa etapa representa a decisão final de compra.
Nesse momento, você já pode abordar seu lead – potencial cliente – com uma oferta, seja oferecendo seu serviço ou a compra dos seus produtos. Você pode fazer isso por e-mail, por Whatsapp ou por telefone.
Então, resumindo:
- Topo de funil – criar estratégias para atrair novos visitantes
- Meio de funil – desenvolver conteúdos para mostrar que você consegue resolver o problema do seu futuro cliente
- Fundo de funil – momento de conversar com seu potencial cliente e oferecer seus produtos ou serviços
Como aplicar o funil de vendas na sua MEI
Agora que você já sabe o que é funil de vendas e quais são as etapas dele, chegou o momento de aplicar na sua MEI.
Descubra como está o seu funil hoje
Veja quantos seguidores você tem nas redes sociais, quantas pessoas acessam o seu site (se você tiver um), quantas pessoas vão a sua loja aproximadamente.
A partir disso, comece a analisar quem são seus leads e suas oportunidades, e quantas dessas pessoas se tornaram, de fato, um cliente seu. Ou quantos produtos foram vendidos a partir desse número.
Não precisa se prender a regra do visitante > lead > oportunidade > clientes. Adapte a sua realidade. Veja qual é a trajetória que os seus consumidores passam até fechar a compra com você!
Trabalhe cada uma das etapas
Infelizmente nem todo visitante irá se tornar um cliente no final da jornada, mas isso não significa que você não deva otimizar todo o seu funil.
Desenvolva estratégias que possam te ajudar em cada etapa do funil, estude mais sobre marketing de conteúdo e marketing digital e busque sempre melhorar as taxas de conversão do seu funil.
Ou seja, a taxa de visitantes para leads, leads para oportunidades, e oportunidades para clientes.
No último tópico, vamos mostrar algumas sugestões de cursos gratuitos para te ajudar!
Acompanhe seus resultados
Anote o número de visitantes, leads, oportunidades e vendas no seu funil. Depois veja qual é a taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas foram de uma etapa para outra.
Você pode criar uma planilha para anotar suas taxas ou até fazer o desenho do funil em um caderno.
O ideal é que todos os meses você analise esses resultados para entender se suas estratégias estão saindo como imaginado.
Benefícios de um funil de vendas para sua MEI
O funil de vendas te permite conhecer números e taxas de conversão, entre uma etapa e outra da trajetória.
Assim, você terá maior clareza de quais serão seus resultados por mês.
Por exemplo: se você sabe que cerca de 2% dos seus visitantes viram clientes, você também sabe que com os novos 200 visitantes que chegaram na sua página, você fechará 4 vendas.
Além disso, você terá um aumento na sua produtividade e fará a gestão do tempo com maior eficiência. Isso porque, você vai conhecer quais são seus objetivos para aquele mês – por exemplo, atingir novos 200 seguidores – e trabalhará para alcançá-los.
E por fim, você conhecerá novas oportunidades.
Analisando seu funil de vendas e conversando com os seus clientes, você descobriu que está faltando diversidade na sua marca? Estudar sobre como vender para a comunidade LGBTQIA+ pode te ajudar nesse caso.
Resumindo, os principais benefícios de um funil de vendas para sua MEI são:
- Você terá maior clareza dos seus resultados
- Terá um aumento na sua produtividade
- Assim como terá uma melhor gestão do tempo
- Conseguirá aproveitar melhor as oportunidades
Cursos gratuitos sobre funil de vendas
Sentiu que precisa se aprofundar ainda mais no tema funil de vendas para alavancar o lucro da sua pequena empresa? Então confira essa lista de conteúdos gratuitos que separamos para te ajudar!
Inbound Marketing
Estudar sobre Inbound Marketing vai te ajudar muito no processo de otimizar as estratégias do seu funil de vendas. Inbound Marketing estuda formas de atrair o interesse das pessoas gerando valor no momento certo.
A Rock Content University oferece um curso gratuito de Inbound Marketing. Ele tem cerca de 5 horas de conteúdo, e você consegue tirar uma certificação no final.
Marketing de Conteúdo
Outro curso muito legal para você na Rock Content University é o Marketing de Conteúdo. São 4 horas de curso com direito a certificado no final!
O Marketing de Conteúdo te oferece maneiras de engajar seu público, crescer nas redes sociais e atrair potenciais clientes através de conteúdos relevantes.
Esse curso tem um modulo só sobre redes sociais, com aulas sobre Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube – o que é um ótimo começo para quem ainda não tem site ou blog.
Marketing digital para o empreendedor
Com apenas 2 horas de duração – ou seja, você consegue fazer em uma tardezinha só – a Sebrae oferece um curso gratuito de marketing digital para o empreendedor. Ah, e tem certificado também!
Esse curso tem como objetivo mostrar como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar seu negócio.
Você já se sente preparado para começar a implementar estratégias em cada etapa do seu funil de vendas?
Se tiver dúvidas, já sabe! Nos procure no Grupo MEI Fácil.