Abrir uma loja de cosméticos pequena pode ser uma excelente oportunidade para quem pretende empreender do zero com produtos de beleza.
Conforme relatório da Abhipec de junho de 2023, o Brasil é considerado um dos países de maior consumo de diversas categorias de cosméticos, como fragrâncias, protetores solares e produtos para cuidado capilar.
Para aproveitar essa demanda comercial e gerar alta lucratividade, é preciso muita organização nas etapas de abertura da empresa.
Venha com a gente e confira o passo a passo completo para montar uma loja de cosméticos de muito sucesso.
Como montar uma loja de cosméticos pequena?
No contexto dos empreendimentos do setor de beleza, as pequenas lojas são uma opção acessível, principalmente por envolver reduzidos investimentos iniciais.
Confira agora os 9 passos para abrir sua loja de maneira estruturada e eficiente.
1. Estude o mercado
O primeiro passo para empreender é sempre estudar o funcionamento do mercado em questão. Mapeie as tendências, compreenda as dinâmicas comerciais e analise a concorrência detalhadamente.
Além disso, essa etapa inicial deve envolver o estudo completo do seu público-alvo, para posteriormente definir o catálogo de produtos de maneira mais direcionada.
2. Planeje-se financeiramente
Para compreender o nível de investimentos necessários e evitar gastos excessivos, é preciso mapear todos os custos envolvidos na abertura da loja.
Por exemplo, inclua no planejamento financeiro empresarial os dados de:
- Aluguel e reforma do espaço físico;
- Compra de mobiliário;
- Criação da versão digital da loja;
- Aquisição de estoque;
- Investimentos em marketing.
3. Formalize o empreendimento
A formalização é o registro oficial da empresa nos órgãos públicos, quando é emitido o CNPJ do empreendimento.
Existem diversas possíveis modalidades empresariais, e a escolha do tipo de CNPJ deve ser pautada nas necessidades específicas da loja.
Neste contexto, a modalidade microempreendedor individual (MEI) é uma opção muito popular entre as pessoas que pretendem montar um negócio com pouco dinheiro.
A receita bruta anual máxima é de R$ 81 mil e pode ser contratado no máximo um funcionário.
4. Elabore o plano de negócios
O plano de negócios é a documentação que contém todas as estratégias, objetivos, potenciais desafios, projeções financeiras e metas para expandir a sua loja.
Trata-se de um guia para o desenvolvimento empresarial, sendo que sua elaboração transmite seriedade e profissionalismo.
Saiba como fazer um plano de negócios passo a passo.
5. Escolha a localização
Após finalizar as etapas iniciais de planejamento, é hora de começar as atividades práticas.
Para começar, escolha o local mais adequado para seu estabelecimento, levando em consideração aspectos como proximidade de seu público-alvo e acessibilidade de preços.
6. Defina os fornecedores
Encontrar fornecedores adequados é fundamental para a boa dinâmica de abastecimento com valores acessíveis.
Além disso, bons fornecedores também promovem maior cuidado com as mercadorias, garantindo melhor qualidade para seus produtos.
7. Defina os mix de produtos
Com as constantes mudanças de tendências, surgem a todo momento novos produtos cosméticos.
Para definir quais os itens farão parte do seu catálogo, considere principalmente as preferências e as demandas do seu público-alvo.
Lembre-se de que a atualização dos produtos oferecidos deverá ser feita com frequência para manter o catálogo sempre em dia.
8. Garanta diversidade de pagamento
Em termos de facilitar as vendas, vale diversificar os meios de pagamento oferecidos.
Boleto, Pix, cartão de crédito ou mesmo dinheiro vivo: escolha as opções que simplifiquem a vida dos consumidores.
Confira 6 formas de receber de seus clientes.
9. Divulgue, divulgue, divulgue!
Organize e implemente estratégias de marketing como:
- Divulgação em redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok;
- Parcerias com influenciadores locais;
- Parcerias com prestadores de serviços, como maquiadores e cabeleireiros;
- Adesão a anúncios pagos para aumentar a segmentação do público alcançado.
Além disso, muitos empreendimentos aderem às plataformas de e-commerce para também ampliar o alcance de suas vendas.
Fique por dentro das 11 melhores estratégias para divulgar sua marca.
O que precisa para abrir uma loja de cosméticos pequena?
Para montar sua loja, considere adquirir os seguintes itens:
- Mobiliário, como estantes, expositores, armários, mesas e espelhos;
- Equipamentos eletrônicos, como computador para a administração e smartphone para gerir as redes sociais;
- Estoque, com base nas projeções de vendas;
- Itens decorativos para deixar o ambiente mais agradável e personalizado.
Viu só como é possível montar uma loja de cosméticos de maneira enxuta?
Quanto custa abrir uma loja de cosméticos pequena?
Segundo dados do Sebrae, a abertura de uma loja de cosméticos e perfumaria envolve custos iniciais de aproximadamente R$ 36 mil, sem considerar despesas com aluguel e reformas.
Para lojas virtuais, contudo, o investimento necessário é muito menor, justamente por não envolver custos com espaço físico.
Existem opções de microfranquias digitais, cujos valores iniciais vão de R$ 5 mil a R$ 10 mil.
Por que fazer um MEI para vender cosméticos?
Além de transparecer seriedade e compromisso, a loja formalizada se resguarda juridicamente em relação a suas atividades comerciais.
No caso dos microempreendedores individuais (MEI), a lista de vantagens inclui:
- Acesso aos benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade e salário-maternidade;
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Obtenção de descontos em compras de carro de determinadas fabricantes;
- Obtenção de descontos em compras por atacado;
- Possibilidade de adquirir empréstimos e financiamentos com condições acessíveis exclusivas para MEI.
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