Você ainda não usa o Pix para empresas no seu negócio? Essa pode ser a solução ideal para cobrar o cliente com o meio de pagamento que ele prefere usar.
Conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 71% dos brasileiros já usam o Pix.
Mais do que uma forma de cobrança, o Pix é uma verdadeira oportunidade para vender mais.
Neste texto, vamos entender como funciona, quais são as vantagens e o que você precisa para começar a usar o Pix para empresas.
O que é Pix para empresas?
O Pix é uma forma de pagar e receber que revoluciona completamente as transações financeiras desde o seu lançamento, em 2020.
Uma das suas principais vantagens é que a transferência cai na hora na sua conta! Isso mesmo: com o Pix para empresas, seu negócio tem dinheiro na hora!
A modalidade é ótima porque permite pagamentos com velocidade, de forma acessível e segura para todos os envolvidos na transação: sua empresa e seus clientes.
Com o Pix, os pagamentos podem ser realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos.
O sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.
De forma competitiva, o Pix surge como uma alternativa às transferências tradicionais via TED e DOC, processadas apenas em dias úteis, com horários específicos.
Por ser realizada diretamente no aplicativo do banco, de forma digital e traz mais praticidade ao usuário, como vamos ver ainda neste texto.
Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes podem oferecer o Pix, e isso inclui a conta MEI Fácil por Neon.
Como funciona o Pix para empresas?
Os pagamentos e transações por meio do Pix podem ser utilizados tanto por pessoas quanto por empresas, como uma MEI, por exemplo.
Com o Pix, não há necessidade de um intermediário para “levar” o valor do pagador para o recebedor.
Ou seja, nesse meio de pagamento, as movimentações ocorrem diretamente entre quem envia o dinheiro e quem o recebe.
A velocidade do Pix para empresas também é explicada pela facilidade em se transferir dinheiro, pois basta ter uma chave Pix e pronto: em até 10 segundos o dinheiro cai na conta destino.
Com isso, não é mais necessário que o recebedor forneça diversos dados para receber uma transferência, como agência, conta, razão social e CNPJ.
Basta ter conta em uma instituição financeira que aceite o Pix e pronto. Simples assim!
O cliente pode mandar dinheiro pelo Pix de qualquer lugar, sem a necessidade de encontrar fisicamente o vendedor ou prestador MEI.
As vantagens do Pix para empresas são diversas e estão ao alcance de todo empreendedor que possui uma conta bancária jurídica.
Como receber com Pix? E como fazer Pix pela empresa?
Existem duas formas de a sua empresa cobrar por transferência:
- Dados bancários da conta: funciona como uma transferência normal a partir de dados como agência e conta. Ao confirmar a transação, o cliente seleciona Pix como método em seu aplicativo;
- Pix para empresas: transferência via QR code ou chave Pix, instantânea e segura.
O Pix pode ser feito pelas mesmas contas bancárias que o usuário já possui. Não é necessário instalar mais aplicativos ou acessar outros sites.
O mesmo procedimento feito pelo cliente para pagar pela venda de produtos ou pela prestação de serviços é o que você, MEI, deve fazer para transferir dinheiro para fornecedores, por exemplo.
Vamos ver como fazer um Pix?
QR Code
O uso de QR Code para autenticar transações tem seu espaço no Pix nas seguintes modalidades:
- QR Code dinâmico: uso exclusivo a cada transação, permite a inserção de outros dados além do valor que será pago;
- QR Code estático: uso em múltiplas transações, permite a inserção de valor fixo para produto ou serviço. Ideal para pequenos comércios, prestadores de serviço e pessoas físicas.
Veja como criar QR Code no aplicativo MEI Fácil por Neon:
- Acesse a área “Pix” no app MEI Fácil por Neon;
- Selecione a opção “Receber”;
- Escolha a chave Pix ou cadastre uma nova;
- Envie a imagem gerada para o cliente.
Seu QR Code pode estar disponível nos canais de comunicação da empresa, como e-mail, redes sociais e WhatsApp, e também pode ser exposto no caixa em lojas físicas.
Dessa forma, o cliente precisa apenas ler o código com o celular para realizar o pagamento.
Para receber com Pix na empresa, você precisa ter sua conta digital PJ.
Chave do Pix
A grande novidade trazida pelo Pix são as chaves, que tornam a experiência mais simples e dinâmica. Chave Pix foi o nome dado pelo Banco Central visando identificar a sua conta apenas utilizando uma informação.
Elas funcionam como atalhos para os pagamentos. Assim, ao invés de informar os dados da conta junto dos dados pessoais, basta informar uma chave para o pagador.
As chaves do Pix podem ser:
- Seu CNPJ MEI;
- Seu número de celular;
- Seu e-mail;
- Uma chave aleatória (conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente para identificar a conta de recebimento).
O limite é de até 20 chaves por conta para pessoa jurídica. Ou seja, poderão ser utilizados mais de um e-mail ou telefone para cadastrar as chaves.
Mas vale reforçar que não é possível utilizar a mesma chave Pix em contas bancárias diferentes.
Você pode cadastrar a sua chave Pix na conta MEI Fácil por Neon. Basta abrir o aplicativo e fazer o cadastro. É simples, rápido e já fica disponível para uso na hora!
Nessa modalidade, toda vez que o MEI informar o CNPJ, celular ou e-mail para alguém transferir um pagamento, o dinheiro vai cair na conta onde a chave foi cadastrada em até 10 segundos.
Leia também: Veja como evitar golpes com Pix e não sair no prejuízo
Qual a taxa do Pix para empresas?
O Banco Central não estabelece uma taxa de cobrança pré-determinada para as transações com o Pix para empresas.
De acordo com o órgão, responsável pela normatização e fiscalização dos serviços bancários, a escolha da cobrança do Pix para empresas fica nas mãos dos bancos ou fintechs.
A boa notícia é que grande parte deles não cobra por transações via Pix e, quando o fazem, os valores são bem menores do que os do TED e DOC, por exemplo.
Na conta digital MEI Fácil por Neon, você não paga nada: nem anuidade, nem mensalidade, nem taxa para usar o Pix.
Assim, o Pix para empresas se mostra como uma boa oportunidade para os empreendedores realizarem pagamentos, e receberem por seus produtos e serviços.
Outra boa notícia é que não existe limite para pagamentos ou transferências via Pix para empresas.
No entanto, as instituições financeiras podem estabelecer esse limite como medida de segurança para, por exemplo, evitar fraudes.
Assim, o Pix é rápido, seguro e fácil, além de contar com grande adesão de pessoas físicas, pois o serviço é totalmente gratuito para esse público.
Preciso de conta PJ para receber por Pix?
Não é necessário ter uma conta PJ para receber por Pix, já que o MEI pode optar por receber em sua conta pessoa física.
No entanto, essa não é a melhor escolha para o microempreendedor. Abrir uma conta PJ permite a você separar as contas da empresa dos seus compromissos financeiros pessoais.
Na hora de fazer ou receber um Pix, significa não misturar o dinheiro que é da empresa com outras fontes.
Além disso, contar com uma conta PJ ainda traz outros benefícios, como acesso a linhas de crédito exclusivas para MEI.
Considere também que, ao movimentar uma conta no nome da sua empresa, seus consumidores enxergam mais profissionalismo na transação, trazendo credibilidade para o seu negócio.
Com uma conta jurídica, você ainda evita problemas com o Imposto de Renda, pois fica mais fácil verificar origem e destino do dinheiro.
E tem mais: você controla melhor o seu fluxo de caixa, o que é essencial para garantir um negócio lucrativo e com todas as contas pagas em dia.
MEI precisa ter conta jurídica? Se sim, como e por que abrir a sua?
7 vantagens do Pix para empresas
Se você ainda precisa de motivos para usar o Pix para empresas, aqui está uma lista com sete deles.
Acompanhe!
1. Rapidez, comodidade e dinheiro na hora
O Pix para empresas oferece rapidez e comodidade, na conta bancária de sua preferência. Dessa forma, a segurança do cliente é garantida.
Você tem mais facilidade no seu dia a dia, afinal, os pagamentos podem ser feitos a distância (tanto dos seus clientes com você, quanto você com seus fornecedores). O Pix é muito fácil de usar!
Isso sem falar em uma das principais vantagens: por não existirem intermediários na transação, a transferência pelo Pix cai na hora na conta da sua empresa.
2. É mais uma forma de pagamento para seus clientes
Com o Pix, é possível receber dos clientes de forma prática e, assim, não perder nenhuma venda.
Na hora de vender um produto ou serviço, o MEI pode receber por Pix, dinheiro, boleto ou utilizando uma maquininha cartão.
3. O Pix Cobrança vai ganhar lugar do boleto de cobrança
Os prazos de transferências e liquidação de boleto dão espaço para pagamentos instantâneos.
Isso porque o Pix Cobrança oferece possibilidades de data de vencimento, multa e descontos, assim como os boletos bancários — mas claro, com as vantagens do Pix para empresas.
4. Nada de dever o troco para clientes
Outra vantagem de usar a forma de pagamento Pix é que você não terá mais a preocupação de andar com dinheiro vivo ou solicitar troco para o cliente.
Ou seja, o Pix traz mais dinheiro no bolso, na hora.
5. Maior controle financeiro
O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central facilita a vida do microempreendedor, pois torna mais simples controlar o recebimento de vendas e o acesso aos ganhos.
Para quem vende online, por exemplo, fica ainda mais fácil manter o controle financeiro do negócio em dia.
E, assim, você tem acesso mais rápido ao seu fluxo de caixa.
6. Redução de custos
Como o Pix PJ (se feito pela instituição financeira certa) não te cobra taxas MEI, você conseguirá reduzir custos na empresa.
A economia nas transações financeiras será mais frequente!
Aproveite e veja como fazer o planejamento financeiro empresarial da sua MEI.
7. Você pode usar para pagar e receber transações
Além de usar com os seus clientes, você também pode recorrer ao Pix para pagar fornecedores, salário do funcionário e tributos.
Um deles é o DAS MEI, sobre o qual vamos falar na sequência.
Antes, assista ao vídeo abaixo e saiba tudo sobre como funciona o Pix para o MEI:
Pagar o DAS usando o Pix
Desde 2021, o Governo Federal permite pagar o boleto do Simples Nacional via Pix.
Essa é uma grande evolução para tornar o pagamento do DAS MEI mensal cada vez mais simples e rápido.
Com o novo formato de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), 11 milhões de MEIs cadastrados no regime são beneficiados.
Como pagar o boleto DAS via Pix?
Pagar o boleto DAS via Pix é muito simples: o documento agora é emitido com QR Code, que pode ser lido pelo aplicativo de qualquer instituição financeira que aceite pagamentos via Pix — como no caso da MEI Fácil por Neon!
Veja o passo a passo de como pagar o boleto DAS via Pix:
- Abra seu aplicativo MEI Fácil por Neon;
- Realize o pagamento do DAS via Pix através da leitura de QR code;
- Em até 10 segundos o pagamento será atualizado e sua MEI continuará regularizada.
Demais, né? É a modernidade e simplicidade andando juntas para facilitar a sua vida como microempreendedor.
Vale a pena usar o Pix para empresas?
Sim, vale muito a pena usar o Pix para empresas. Isso porque o serviço é rápido, seguro e eficiente, oferecendo comodidade para quem recebe e para quem paga.
Além disso, é dinheiro na hora e ainda contribui para diversificar as formas de pagamento na empresa, ajudando na decisão de compra do cliente.
E como não existe taxa de cobrança para essa transação, o Pix para empresas é excelente para gerar economia para o seu negócio!
Vale reforçar que, além do Pix, ainda é recomendado disponibilizar outras opções para pagamento, como boleto e maquininha.
Dessa forma, você aumenta a satisfação do cliente e eleva as suas chances de vender mais!
Viu como o Pix para empresas é vantajoso? Não perca tempo e abra a sua conta MEI Fácil por Neon agora mesmo!