As vendas de fim de ano estão chegando e, com elas, um mar de oportunidades para faturar alto.
Tradicionalmente, as confraternizações de dezembro e a chegada do Réveillon representam um alívio para o caixa dos empreendedores.
E não deve ser diferente neste ano, já que há grande expectativa de aumento no volume de vendas e faturamento, tanto no comércio quanto nos serviços.
Sua empresa MEI está preparada para aproveitar o fenômeno das vendas de fim de ano?
Continue lendo e se organize agora!
Vendas de fim de ano: uma ótima oportunidade para o MEI
As vendas de fim de ano são sempre uma oportunidade de faturar alto para quem é MEI.
Nesse período, as pessoas estão mais dispostas a comprar, principalmente com o intuito de presentear e planejar as festas de Natal e Ano Novo.
Além disso, a temporada de festas atrai diversos consumidores, o que pode ajudar seu negócio a expandir a base de clientes.
Isso sem falar que um excelente atendimento, somado a produtos de qualidade, pode transformar compradores ocasionais em clientes fiéis.
Em 2023, por exemplo, as vendas de Natal atingiram mais de R$ 74 bilhões, segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com a SPC Brasil.
Então, esse pode ser o seu momento de sair na frente da concorrência e aproveitar o boom de vendas de fim ano.
Como aumentar as vendas: um guia para o MEI vender mais.
Por que ter uma estratégia de vendas para o fim de ano?
Ter uma estratégia de vendas para o fim de ano é fundamental.
Esta época do ano é marcada por um aumento significativo no consumo, devido às festividades e tradições de presentear.
Para MEIs, é uma oportunidade de ouro para ampliar vendas, captar novos clientes e fortalecer a marca.
Desenvolver uma estratégia específica para este período permite que o microempreendedor se destaque em um mercado competitivo, aproveitando ao máximo o potencial de compra dos consumidores.
Além disso, uma estratégia bem planejada ajuda a gerenciar o estoque de forma eficiente, evitando desperdício e garantindo a disponibilidade de produtos desejados pelos clientes.
Nesse contexto, é compromisso do MEI entender as tendências de consumo e as preferências do público-alvo.
Isso permite oferecer produtos e serviços alinhados com as expectativas dos consumidores, aumentando as chances de sucesso nas vendas de fim de ano.
Como se preparar para as vendas de fim de ano?
Para aproveitar ao máximo as vendas de fim de ano, você precisa estar preparado para atender à demanda e satisfazer as expectativas dos seus clientes.
O ideal é começar a se planejar o quanto antes, definindo quais ações você pretende realizar e o que será necessário para executá-las.
Veja o que não pode faltar no seu plano de vendas:
- Seleção de produtos e serviços: escolha cuidadosamente os itens ou serviços que serão o foco das suas vendas no fim de ano;
- Planejamento de promoções: defina promoções atraentes para encantar os clientes durante a temporada;
- Gestão financeira para descontos: elabore um plano financeiro para oferecer descontos e liquidações, levando em conta o estoque;
- Projeção de estoque: faça estimativas precisas do estoque para evitar a falta de produtos essenciais;
- Contratação temporária: avalie a necessidade de contratar um funcionário temporário para atender ao aumento da demanda;
- Otimização da estrutura: adapte o espaço físico da loja ou melhore a infraestrutura online para suportar mais vendas;
- Treinamento e qualificação: seja você mesmo ou um funcionário, a ideia é proporcionar um atendimento excepcional aos clientes durante as festividades.
Veja também as melhores ideias de vendas para as férias de verão.
10 dicas de vendas de fim de ano para o MEI
Então, quer aproveitar as oportunidades e faturar alto?
Para ajudar você, separamos 10 dicas de vendas que dão muito resultado no fim de ano.
Confira!
1. Ofereça descontos especiais
Os descontos são bem-vindos em qualquer época, mas fazem ainda mais sucesso no fim do ano.
É bom pensar em descontos para quem levar maiores quantidades durante o período de Natal e Ano Novo, quando as pessoas precisam comprar muitos presentes e itens para festas.
Isso porque os consumidores estão habituados a lidar com preços um pouco mais altos no fim de ano, devido à explosão da demanda.
Você pode criar uma promoção de descontos progressivos, por exemplo, dando 10% para quem levar dois produtos, 20% para quem levar três e assim por diante.
Outra dica é oferecer descontos maiores nos itens de maior saída, para compensar as reduções naqueles que têm menor giro e garantir seu lucro.
Lembre-se de colocar tudo na ponta do lápis para assegurar que você ainda tenha um bom lucro, mesmo oferecendo descontos.
Como dar desconto sem sair no prejuízo? Veja nossas dicas.
2. Faça promoções temáticas
As promoções de Natal e Ano Novo são muito esperadas pelos consumidores, e quem for mais criativo leva a melhor.
Os clichês como Papai Noel, fogos de artifício e espumante continuam valendo, pois fazem parte do imaginário do consumidor e incentivam o clima de consumo.
Também pode ser interessante explorar o desejo de se reunir com amigos e familiares, que permanece em alta na sociedade.
Quanto à dinâmica, vale oferecer cupons de desconto, frete grátis, brindes e o que mais sua imaginação permitir.
Mimos para clientes: 7 ideias para diferentes perfis.
3. Também promova indicação
Que tal aproveitar as confraternizações de fim de ano para criar uma promoção do tipo “indique e ganhe”?
Nessa época, os consumidores estão mais conectados do que nunca aos seus círculos sociais e vão gostar da ideia de ganhar uma recompensa por indicar amigos e familiares.
Veja como a empresa de rastreamento veicular Declatrack Rastreamento usou a indicação em uma promoção de Natal:
4. Aposte em brindes personalizados
Os brindes podem fazer a diferença na hora de disputar clientes, principalmente no fim do ano, quando todos estão em busca das ofertas mais vantajosas.
Essa estratégia é muito boa para a MEI porque exige baixo investimento e tem um excelente retorno, pois o brinde ajuda a fixar a marca na mente do seu consumidor.
Durante as festas de fim de ano, vale presentear clientes com um adereço para usar no Réveillon, um mini panetone personalizado, um enfeite para a árvore de Natal e qualquer outro brinde que você imaginar.
Veja muitas ideias criativas para dar brindes para clientes.
5. Capriche na decoração e layout
As confraternizações de fim de ano têm uma aura de magia e fantasia que deixa os consumidores encantados.
Então, é importante que você traga esse clima para dentro da sua loja física e também para o seu site e redes sociais.
Aposte em uma decoração lúdica de Natal e Ano Novo e abuse dos layouts temáticos para atrair a atenção dos clientes.
Decoração de Natal barata e criativa: 7 opções.
6. Dê recomendações de presentes
Muitas pessoas têm dificuldade para escolher presentes para seus amigos e familiares no final do ano.
Então, nada melhor do que ajudar seus clientes, recomendando produtos que você vende para diferentes perfis.
Você pode, por exemplo, criar conteúdos nas redes sociais mostrando quais presentes combinam mais com as datas, ou mesmo montar kits como sugestão.
7. Realize sorteios nas redes sociais
Os famosos sorteios nas redes sociais podem alavancar suas vendas de fim de ano.
Vale sortear produtos, cupons de desconto, prêmios e vantagens exclusivas para seus clientes.
Veja no exemplo abaixo que a empresa Multimóveis, do Rio Grande do Sul, apostou em um sorteio de ensaio fotográfico natalino para seus clientes, em parceria com um estúdio local.
8. Tenha foco na divulgação
Também é importante focar esforços na divulgação para esquentar as vendas de fim de ano.
Afinal, é nessa época que os consumidores são bombardeados de publicidade e disputados de forma acirrada pelos lojistas.
A dica é investir em marketing digital e publicar muito nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Pinterest e LinkedIn.
Você também pode fortalecer sua campanha com anúncios pagos no Google Ads e posts patrocinados nas mídias sociais.
Aqui você confere estratégias sobre como divulgar sua marca do zero.
9. Diversifique os meios de pagamento
Um ponto importante para impulsionar as vendas de fim de ano é diversificar os meios de pagamento aceitos na sua empresa.
Quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais comodidade o cliente terá para escolher e mais acessíveis serão seus produtos e serviços.
O cartão de crédito, por exemplo, é um meio essencial para possibilitar as compras parceladas e aumentar seu ticket médio.
Você também deve oferecer outras opções como cartão de débito, Pix, boleto bancário e transferência.
10. Crie relacionamentos
As vendas de fim de ano também são uma oportunidade de conseguir novos contatos e criar oportunidades de venda no futuro.
Para isso, você deve fazer o cadastro dos clientes que comprarem de você e manter um relacionamento próximo com eles.
Você pode fazer isso por meio de uma lista de e-mails, enviando promoções, ofertas e novidades aos consumidores, e também por WhatsApp, utilizando uma lista de transmissão para enviar mensagens em massa.
Dessa forma, os clientes serão sempre lembrados sobre a sua empresa e podem voltar a comprar em qualquer época do ano.
Leia também: Vendas pelo WhatsApp: dicas para faturar mais.
11. Valorize os clientes fiéis
Você sabia que conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais do que manter um antigo?
Por isso, você deve aproveitar as vendas de fim de ano para valorizar seu público mais fiel.
Para isso, ofereça recompensas exclusivas para quem já faz parte da sua base, como cupons de desconto e brindes.
Lembre-se de enviar mensagens personalizadas por e-mail e WhatsApp, agradecendo pela preferência e desejando boas festas.
Como abordar um cliente: 9 estratégias eficazes.
12. Estimule a fidelização
O fim do ano também é uma oportunidade de fidelizar novos clientes.
Muitos consumidores vão fazer a primeira compra motivados pelas promoções da data comercial, mas você precisa pensar em estratégias para incentivar a recompra no próximo ano.
Para começar, você pode incluir os novos clientes em uma campanha de liquidação em janeiro. Ofereça também cupons de desconto para a próxima compra e mantenha um relacionamento próximo.
Outra ideia é lançar um programa de fidelidade, permitindo que os clientes acumulem pontos e troquem por descontos ou prêmios.
O que vende mais no fim de ano?
Para impulsionar suas vendas de fim de ano, é importante apostar nos produtos que são tradicionais da época.
Veja alguns exemplos:
- Natal: alimentos para a ceia (panetone, peru, chester, nozes, uva passa, etc.), decoração, bebidas (cerveja, vinhos, etc.), brinquedos, cosméticos, roupas e calçados, eletrodomésticos e utensílios de cozinha;
- Ano Novo: roupas de cor branca, alimentos típicos, bebidas (champagne), pacotes de viagens, artigos para viagens (malas, necessaires, organizadores, etc.).
Também vale ir além do óbvio, pois muitas pessoas tendem a gastar seu 13º nessa época — e nem sempre as compras estão relacionadas às festas.
Segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), os setores que mais vendem no Natal são:
- Roupas (60%);
- Perfumes e cosméticos (37%);
- Calçados (36%);
- Brinquedos (33%);
- Acessórios (21%).
O que fazer para vender no fim de ano?
Se você está pensando em colocar a mão na massa no fim do ano, aproveite estas dicas de produtos artesanais que vendem muito:
- Panetones: fazer panetones e chocotones é uma aposta certeira para ter uma renda extra com as vendas de fim de ano. Experimente criar receitas diferenciadas como panetones recheados, panetones de pote e até panetones salgados;
- Cestas de Natal: os consumidores procuram muito por cestas com diversos produtos típicos do fim do ano, como panetones, vinhos, frutas secas, castanhas, biscoitos, etc. Melhor ainda se você acrescentar brindes, mimos e decorações;
- Roupas de Réveillon: se você trabalha com costura, fazer as tradicionais roupas brancas de Ano Novo pode ser muito lucrativo;
- Decoração: para quem é do artesanato, compensa muito fazer decoração de Natal e Ano Novo para vender. Experimente fazer velas, quadros, guirlandas, enfeites de pendurar, árvores de Natal, capas de cadeira, laços texturizados, etc.
Atenção à gestão financeira neste fim de ano
Para o MEI, cuidar da gestão financeira e fazer o controle do fluxo de caixa são ações fundamentais, especialmente no fim de ano, uma época na qual se espera um alto volume de vendas e compras.
Nesse período, um planejamento financeiro eficiente é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio.
Em primeiro lugar, é necessário conhecer o seu fluxo de caixa atual. Isso envolve saber exatamente quanto dinheiro está entrando e saindo do negócio.
Essa informação permite planejar compras com fornecedores de forma estratégica, evitando endividamentos desnecessários e garantindo que haja capital suficiente para cobrir todas as despesas.
Ao comprar itens para revenda, negocie com fornecedores para obter os melhores preços e condições de pagamento.
Isso pode incluir descontos para compras em grande quantidade ou prazos de pagamento estendidos, o que ajuda a manter um fluxo de caixa saudável.
Durante as vendas, oferecer opções de pagamento aumenta as chances de fechar negócios, mas exige gerenciar esses recebíveis.
Isso significa acompanhar pagamentos a receber, especialmente aqueles feitos a prazo, para garantir que o dinheiro entrará no caixa conforme planejado.
Além disso, é importante estabelecer um orçamento para despesas sazonais, como decoração, marketing de fim de ano ou contratação de pessoal temporário.
Manter esses custos dentro do orçamento previsto é o que o afasta de surpresas financeiras desagradáveis.
No fim das contas, a gestão financeira ajuda o MEI não apenas a sobreviver, mas também prosperar durante o agitado período de vendas de fim de ano.
E então, está pronto para lucrar muito com as vendas de fim de ano?